O que o Espírito Santo ensinou sobre a masturbação?

Os Adventistas do 7º Dia creem que os escritos de Ellen White foram inspirados por Deus, se constituindo em um grande "acervo teológico" para orientar a Igreja Remanescente e Militante dos últimos dias.

Como alguns me pediram para colocar aqui textos dos Testemunhos sobre o tema da MASTURBAÇÃO, resolvi selecionar alguns bem práticos e claros, para que o tema (tão polêmico e atual, especialmente entre os adolescentes e jovens) seja entendido à luz da Revelação divina.

Eu também coloquei aqui no Blog um texto sobre a masturbação, e seria interessante para aqueles que ainda não leram, darem uma olhadinha:

Clique aqui

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::

"Nas pessoas viciadas no hábito da masturbação é impossível despertar-lhes as sensibilidades morais para apreciarem as coisas eternas, ou deleitar-se em exercícios espirituais. Pensamentos impuros tomam e controlam a imaginação e fascinam a mente, e segue-se um quase incontrolável desejo para a prática de atos impuros. Se a mente fosse educada a contemplar assuntos elevados, a imaginação ensinada a refletir sobre coisas puras e santas, ela seria fortalecida contra esse vício terrível, degradante, destruidor do espírito e do corpo. Seria, pela disciplina, acostumada a demorar-se nas coisas elevadas, celestiais, puras e sagradas, e não poderia ser atraída para esse vício torpe, corrupto e vil. Testimonies, vol. 2, pág. 470." - Mente, Caráter e Personalidade, vol. 2, pág. 592.

"Alguns que fazem alta profissão de fé, não compreendem o pecado da masturbação e seus seguros resultados. O hábito longamente arraigado lhes tem cegado o entendimento. Eles não avaliam a excessiva malignidade deste degradante pecado. Testemunhos Seletos, vol. 1, pág. 257" - Orientação da Criança, pág. 441.

"Foi-me mostrado o perigo de famílias que são de temperamento irritável, com predomínio das paixões carnais. Seus filhos não devem ter permissão para fazer dos ovos sua alimentação, pois esta espécie de alimento - ovos e a carne de animais provocam as paixões sensuais. Isto torna muito difícil vencerem a tentação para condescender com a pecaminosa prática da masturbação, a qual nesta época quase é praticada universalmente. Este hábito debilita as faculdades físicas, mentais e morais, e obstrui o caminho para a vida eterna" - Mens. Escolhidas, vol. 3, pág. 286.

"Algumas crianças começam a prática da masturbação na infância; e ao avançarem em anos, as paixões concupiscentes crescem com o seu crescimento e fortalecem-se com a sua força. Não têm mente tranqüila. Meninas desejam a companhia de rapazes, e estes a das meninas. Seu comportamento não é reservado e modesto. São ousados e atrevidos, e permitem-se liberdades indecentes. O hábito da masturbação degradou-lhes a mente e manchou-lhes a alma. Testimonies, vol. 2, pág. 481" - Mente, Caráter e Personalidade, vol. 1, pág. 231.

"Geralmente os pais não suspeitam que os filhos compreendem algo a respeito do vício [masturbação]. Em muitíssimos casos, os pais são os verdadeiros pecadores. Têm abusado dos privilégios matrimoniais e, pela condescendência, fortalecido suas paixões sensuais. E ao se fortalecerem estas, têm-se enfraquecido as faculdades morais e intelectuais. O espiritual tem sido superado pelo animalesco. Nascem crianças com tendências animais grandemente desenvolvidas, tendo-lhes sido transmitido o próprio retrato do caráter dos pais. ... Os filhos nascidos desses pais quase que invariavelmente se inclinam aos repulsivos hábitos da masturbação. ... Os pecados dos pais serão visitados sobre seus filhos, pois os pais lhes têm dado o estigma das próprias tendências licenciosas. Testimonies, vol. 2, pág. 391" - Orientação da Criança, pág. 442.

"Tem-me sido mostrado que pessoas de comportamento aparentemente bom, que não tomam injustificável liberdade com o outro sexo, eram culpadas de praticar a masturbação quase todos os dias de sua vida" - Ibidem.

"Há algumas crianças que têm as faculdades morais grandemente desenvolvidas, e que, associando-se com crianças que têm o vício da masturbação, se iniciam na mesma prática. O efeito será com muita freqüência torná-las melancólicas, irritáveis e ciumentas. Apesar disso, elas podem não perder o respeito ao culto religioso nem demonstrar especial infidelidade quanto às coisas espirituais. Às vezes, sofrerão profundamente sentimentos de remorso, e se sentirão degradadas aos próprios olhos, perdendo o respeito próprio. Testimonies, vol. 2, pág. 392" - Idem, pág. 447.

::::::::::::::::::::::::::::::::

Vemos que a masturbação é grandemente reprovada pelo Senhor, e é uma das causas de tanta degradação moral entre adolescentes, jovens e até mesmo adultos casados.

Mesmo que os "sexólogos" da atualidade defendam que a masturbação é útil para o desenvolvimento sadio da sexualidade, devemos preferir ficar com o que Deus nos disse através de Seus mensageiros fiéis.

Mas, para aqueles que estão sendo vencidos nesta batalha, resta a sublime esperança de que...

"... onde abundou o pecado, superabundou a graça" - Rom. 5:20

Faça sua parte... e Deus certamente fará a dEle.




Comentários

Juninho disse…
A espécie humana é antiga, o desenvolvimento da sexualidade humana ,além do descobrimento do corpo, envolvem a pratica de masturbação. Lembre-se que a reprodução da espécie tem carater sagrado. A masturbação faz parte do desenvolvimento da sexualidade humana, OU POR QUE OS ORGÃO GENITAIS SÃO ACESSIVEIS AS MÃOS?
Anônimo disse…
O ser humano é um animal racional e por isso se diferencia dos animais(que nem sempre tem as mãos para praticarem o vício mas o fazem:o que não vem ao caso)por que pode escolher o que fazer.Não há provas de que a mesma ajuda no desenvolvimento da sexualidade humana, só teorias.Também nunca conheci pessoas que ficaram anormais ou com problemas de ordem sexual por terem deixado o vício, mas conheço pessoas que têm problemas por causa desse vício.Confiar em teorias humanas não é boa escolha porque estão constantemente mudando.Por exemplo: até pouco tempo sair com várias(os) parceiras(os)sexuais era considerado normal, mas hoje já se reconhece que isso é um problema de compulsão sexual e deve ser tratado.A melhor coisa mesmo é seguir o manual de instruções de Deus que não falha:a bíblia.
Gilson Medeiros disse…
É uma grande falta de conhecimento sobre a sexualidade em dizer que a masturbação faz parte da sexualidade humana.
A masturbação é um ato egoísta, viciante, lascivo e pornográfico.
Aqueles que são constantemente vencidos por este "vício secreto" sabem muito bem que Deus não aprova tal prática.
Marcelo disse…
Irmão, tenho estudado bastante sobre esse assunto infelismente a bíblia não fala nada sobre ele e o que tenho lido é os comentários de ellen g white alguns como os que vc citou são aceitáveis mas nao consigo acreditar no que ela escreveu sobre a masturbação no livreto dela "um solene apelo" da ate pra rir com as coisas que ela escreve hoje em dia ja e provado que nada do que ela disse consernente ao assunto e corre verade e eu nem acredito. o que vc pode me dizer sobre as declarações dela no livreto um solene apelo?
Gilson Medeiros disse…
Caro Marcelo, muitos riram também do que os profetas do passado escreviam. Eram considerados "loucos" por muita gente, mas hoje sabemos quem estava certo.

Infelizmente temos esta tendência de só crer no que nos convém, mas eu prefiro permanecer com o conselho bíblico:

"Crede no Senhor vosso Deus e estareis seguros; Crede nos Seus profetas, e PROSPERAREIS" (2Crôn. 20:20) - grifos meus.

O resto é resto!
Anônimo disse…
eu concordo com vc pastor estive anos preso a masturbaçao ainda estou embora ter 13 anos ore por min pra que Deus tire isso de min obrigado
Anônimo disse…
realmente a masturbação acaba com a pessoa. Meu namorado é viciado e por causa disso estamos sofrendo há 4 anos, isso já até o levou a me trair. Ele sofre muito, não consegue abandonar o vício, estamos orando mas não há resposta, por que? Ele quer abandonar e no ano que vem vamos casar e se isso continuar sabemos que não seremos felizes. Por favor orem para que isso acabe, não aguentamos mais sofrer!
Evandro disse…
O Pastor só escreve o bonito e amado no seu blog parcial. Vou lhe contar uma história. O joão era um rapaz muito inteligente e carismático. na sua terra todos gostavam dele. Parecia um homem de Deus e dos Homens. O que o povo não sabia era que o João tinha assassinado num país estrangeiro por dinheiro e agora vive traquilamente no seu bairro pacado e discreto. Agora eu pergunto: No país estrangeiro onde ele matou, ele é conhecido assim? n!
Quando o sr só conta o que interessa não há problema! o Problema é aquilo que o senhor não conta! A Ellen white disse que masturbação provoca tuberculose! TUBERCULOSE, como pode ela afirmar coisas dessas! responde pastor, mas imagino que o que vai fazer é não publicar o meu comentário como é costume!
Gilson Medeiros disse…
Caro sr. Evandro, infelizmente há muita mentira sendo colocada nos "lábios" de Ellen White. Ou seja, muitos dizem que ela disse o que nunca disse. E o anonimato da Internet tem sido um "prato cheio" para este tipo de mentira.

Gostaria que o sr. me informasse em qual livro e página está a tal declaração de que a masturbação é causa da turberculose, pois desconheço algo semelhante. Acredito que o sr., como muitos, nunca leram nada de Ellen White e limitam-se, infelizmente, a repetirem o que ouvem, sem buscarem sequer averiguar se tal informação é verídica.

Fico no aguardo.
Anônimo disse…
Pastor concordo com vc, sei que isto n é o correto, mas n consigo parar, me der dicas como posso deixar de fazer isso, preciso desse resposta urgente por favor! obg.
Gilson Medeiros disse…
As "dicas" que dão resultado são as que eu apresento no post anterior, cujo link está informado logo no início desta postagem.
Anônimo disse…
Concordo perfeitamente, a pouco tempo atrás, no caso a dois anos atrás fora buscar entender qual o sentido em busca da masturbação, no inicio realmente era prazeroso, contudo o tempo de prazer nunca passava mais de 10 segundos (tempo máximo), mas depois ficava melancólico e irritado o tempo todo, com a sensação de estar fazendo algo errado, consequentemente depois de um tempo vinha a depressão e ficava acabado, sentindo uma nova necessidade de masturbação, contudo o tempo que deve ser mantido para uma próxima masturbação é em torno de 2 a 4 horas, antes de tal tempo existe um enorme esforço físico e mental, no que resulta em tornar o corpo ainda mais debilitado, mesmo praticando tal ato esporadicamente, continuava querendo mais me livrar do que manter, já que minha alimentação é baseada em vegetais, então a necessidade se torna mais amena, contudo devo admitir o que esta escrito é o que realmente ocorre, sabendo eu de ovos agora (eu não gosto de carne), então tirarei de minha alimentação.

O mais estranho é que de casa mesmo sendo eu o mais velho, aparento ser o mais novo, mesmo com 24 anos (ainda virgem, resultado da minha absurda timidez e de um código de honra que me nega a safadeza), enquanto que meu irmão passou em torno de 3 anos em tais aventuras sexuais até o dia que viu a verdade e mudou, o resultado é que ele aparenta ser mais velho do que eu, se eu tirar a barba que deixo crescer por preguissa (e que por sinal nunca cresce) aparento ser ainda mais novo.

É pessoal, a maioria das pessoas que conheço e que vivem em tal vida são infelizes e velhas, alguns nem mudam tanto sendo mais resistentes a isso no sentido de seus corpos serem mais adaptados, contudo tais adaptações duram pouco tempo, um parente meu esta sofrendo de tais fraquezas sem saber a razão agora (ao qual nada explico)
João Lucas disse…
oi meu nome é lucas tenho 16 anos...
sei que isso é um pecado mas,quando eu percebo,já foi...
e aí vem o sentimento de culpa
então eu paso uns dias sem fazer de novo mas não chega à uma semana sem fazer novamente.
Quero me libertar mas não sei como,oro muito para que Deus me dê forças pra vencer esse mal..
por favor quem estiver lendo ore por mim ok?
Anônimo disse…
ola tenho 12 anos faz um ano q entrei nesse vício e sou adventista peço a oração de todos q lerem e tbm como posso deixar esse vício?
Sérgio Ventura disse…
Em relação ao facto de a masturbação poder provocar tuberculose, Ellen White escreveu isso sim. Veja o livro Orientação da Criança pág. 450, 451, e o livro Solemn Appeal, pág. 17: "O resultado do auto-abuso nelas é visto em várias doenças, tais como catarro, tontura, dor de cabeça, perda de memória e visão, grande fraqueza nas costas e cadeiras, dores na espinha e, com freqüência, queda da cabeça para trás. . . A mente é amiúde inteiramente arruinada e uma condição doentia prevalece. . . Estas são práticas tão suicidas quanto apontar uma pistola para o próprio peito. . . . Entre os jovens o capital vital e o cérebro são tão severamente sobrecarregados em tenra idade que há deficiência e grande esgotamento, o que deixa o organismo exposto a doenças de vários tipos. Mas a mais comum dessas é a tuberculose." Este último livro saiu de circulação, mas pode ser lido online, em inglês em http://www.sdadefend.com/Believe-Prophet/Solemn/solenm.htm

A Bíblia também menciona essa prática e a classifica como má aos olhos do Senhor.
“Então disse Judá a Onã: Toma a mulher do teu irmão, e casa-te com ela, e suscita descendência a teu irmão. Onã, porém, soube que esta descendência não havia de ser para ele; e aconteceu que, quando possuía a mulher de seu irmão, derramava o sémen na terra, para não dar descendência a seu irmão. E o que fazia era mau aos olhos do SENHOR, pelo que também o matou.” Gn. 38:8-10
Anônimo disse…
olá pastor!
sou casada e o meu esposo é viciado em filmes pornos e masturbaçao.sofro muito com isso e já penso em me separar.po esta razao nao tenho relaçoes sexuais com ele a um bom tempo,pois sinto nojo.essa prática dele é considerada adúltério?
Gilson Medeiros disse…
Olá, Anônima casada.
Eu não chamaria de "adultério", mas de relação sexual ilícita ou perversão sexual.

Sugiro que seu marido faça um acompanhamento com algum profissional cristão (Psicólogo), pois ele deve sofrer de algum tipo de ansiedade que o leva a buscar na masturbação o alívio destas tensões. À distância não tenho como analisar melhor o caso.

Quanto ao seu casamento, também sugiro que procurem um bom especialista na área de relacionamento conjugal (talvez um pastor distrital de sua região), para que vejam como resolver a situação sem que ela enverede pela separação. Será que seu marido não tem buscado na pornografia uma satisfação sexual que não está tendo no casamento? É claro que ninguém deve se submeter a realizar "fantasias" ou "perversões" do cônjuge, mas é importante que você também analize se tem alguma parcela de responsabilidade em tudo isso.

É minha opinião sincera.

Um abraço.
Gilson.
Perito CSI disse…
Pr. Gilson Medeiros,

Sempre tive dúvida em relação ao ato da masturbação. Não tinha visto ainda essa sua postagem sobre o assunto. Mas a maioria das afirmações citadas dos livros da Ellen White, ja me eram conhecidas. Embora, o que alguem no "anonimato" disse também são alguns pontos que mas me deixam em dúvida uma vez que até o presente momento, não demonstraram cientificamente ou pelo menos demonstrar algum erro de interpretação em seus escritos referente a declaração de que crianças com cabeças deformadas, ou alguem cometido por tuberculose pode ser devido a causa da masturbação. Mas enfim, não é este ponto a qual quero chegar.

O que eu tenho observado é que biologicamente falando todo ser humano ele tem uma necessidade nata de procriar, de gerar descendentes, e isso é a vontade de Deus de fato. Assim como ele abençoou o sexo para nao somente servir como ato de procriação como tambem algo prazeroso, algo que pudesse unir muito mais o casal nos laços da intimidade matrimonial.

E é conhecida a idade para isto. De 18 aos 32 anos o homem quanto a mulher são férteis para gerar descendentes. Além de contar com uma gama de hormonios ainda atuantes. Depois disso, dos 32, a pessoa começa a envelhecer e decair o seu metabolismo como um todo, inclusive a sua fertilidade. Por isso mulheres mais velhas, dos 35 aos 50 correm risco de terem uma gravidez infeliz.

Portanto na idade dos 18 aos 32 anos, é a idade conhecida para namoro, aonde se tem mais intesidade em uma relação amorosa, aonde vemos mais "pombinhos" viajando nas nuvens com o seu amado ou amada, devido a uma serie de "sinais quimicos" tipico desta idade.

Percebemos que é uma NECESSIDADE biologica, e nao somente um ato MORAL,teologicamente falando.

AGora imagina um jovem, que é ensinado nos principios do Senhor, é temente a Deus e tudo mais, segue os conselhos de seus profetas, etc etc... entra na idade adulta, começa a trabalhar, começa a estudar, centralizado em seus sonhos, em conquistar um bom emprego uma familia, enfim, atualmente nos dias em que vivemos, no minimo um cidadao na classe media ou abaixo da classe media, levaria no minimno uns 20 anos para se ter uma boa casa, um bom emprego uma boa formação, para depois entao seguir com o CONSELHO de proverbios que diz " Cuida primeiro de teus negocios la fora, depois constiua famialia".

Entao imagina um jovem desses, sendo um Juiz, um Desembargador, cargos altos do poder, que se sacrificaram para conquistarem os seus sonhos SEM ABANDONAR os caminhos do senhor, chagando a uma idade aproximada de 40 anos de idade de tamanha conquista?

Percebeu? chegou a tal idade porem passou do seu tempo BIOLOGICO de procriar de ter a sua experiencia afetiva, amorosa.

Entao eu pergunto, vale apena mesmo seguir a risca todos os conselhos dos "profetas"?

Sera que Deus nao cnhece a todos nos a ponto de nao conhecer a nossa defeituosa genetica?

obs: Talvez nao é atoa que vejo muitas mulheres sem brilho no sorriso, sem vivacidade, horrivelmente frias. Ou talvez jovens com 25 anos, totalmente depressivos, cabisbaixos, sem vontade de sonhar e prosseguir adiante,ou quem sabe muitos amplamentes anciosos. Claro , existem varios fatores pra isso, mas um desses com certeza seria uma ABSTINÊNCIA EXCESSIVA SEXUAL.
Gilson Medeiros disse…
Olá, "Hamas".
Obrigado pelo comentário.

É certo que todos temos necessidades sexuais que precisam ser supridas para que o desenvolvimento psico-fisiológico seja amadurecido.

Mas acredito que a masturbação não cumpre este papel, tanto do ponto de vista teológico quando do biológico.

A conjecturação que vc faz é própria para ser utilizada em assuntos meramente filosóficos, mas quando partimos para o lado da fé, ai não há meio termos. É "Sim sim", "não não"... lembra?!

Nunca ouvi falar de alguém que se masturbasse sem utlizar fantasias ou fetiches pornográficos. Ou você conhece alguém que se masturbe apenas olhando uma paisagem bucólica em algum livro de arte? Isso não existe.

Os exemplos que você citou não justificam a prática da masturbação ou do sexo prematuro. Se uma pessoa escolhe viver pela fé (Rom 1:16-17) então isso deve envolver todas as partes da vida, e não apenas aquelas mais "fáceis".

Portanto, caro Hamas, não creio que a masturbação seja uma prática saudável para o cristão, e também não crieo que devamos escolher das palavras profético-orientadoras apenas as que sejam convenientes para nossa vida moderna.

Um abraço.
Gilson.
Anônimo disse…
Sobre esse assunto acho que eu tenho um pouco de experiência e posso falar algo.Começei nessa práticas aos meu 12 anos e cheguei até próximo da casa dos 30 anos, até que foi diminuindo e hoje acabou por completo.O que eu acho que ajudou, foi, uma alimentação livre de carnes vermelhas, ricas em frutas e verduras. Mas eu gostaria de acrescentar que faço uso do limão em grande escala e descobri que o limão entre outros benefícios, pra saúde, ele pareçe que diminui um pouco o desejo sexual, possibilitando assim um controle maior do impulso sexual, que aliado a outros fatores, oração, meditação, exercícios físicos, faz com que esse vício seja completamente vencido.Geralmente tomo o suco de um limão puro, logo cedo, antes de qualquer refeição e repito a dose, antes das demais refeições, façam o teste, ficarão suspresos com o resultado.abs.
Anônimo disse…
Pastor, quero parar de me masturbar, como faço para parar????? Oro, e estou tentando, só que é MUITO difícil... eu me masturbo sem o estimulo visual ou escrito, gostaria de saber como faço para para, por favor pastor, me ajude.
Anônimo disse…
Olá,
Li os comentários e vendo que algumas pessoas citaram o livro orientação da Criança na Pág. 450 e 451. Tenho o livro em casa e resolvi dar uma olhada, a Sra. Ellen não diz que o homem tem tuberculose por causa da masturbação, ela diz que orou por ele e foi dormir, teve um sonho e Deus a mostrou que não pode curá-lo porque a parte espiritual de sua vida estava muito fraca, porque ele praticava a masturbação desde a infância. Mas eu li as duas páginas e não encontrei nada que não seja aceitável.

Obrigada.
Anônimo disse…
OI Pastor Gilson
E o que o senhor diz sobre a masturbação sendo que a pessoa é separada a anos e ainda não tem parceiro, porém não consegue controlar, por questões fisiológicas(acredito), mesmo assim continua sendo pecado? e como pode ser resolvido
Anônimo disse…
Tenho 17 anos e já pratiquei essa ato abominavel, oro a Deus tdos os dias e entrego nas mãos dele, pois é meu guia supremo e peço perdão a Deus tdas as vezes q isso acontece e tenho desejo d isso acabar de vez em minha vida, conversei com um irmão de igreja e ele me disse q ele praticava o ato e isso causa ejaculação precose e ele sofreu com isso no inicio do casamento dele, espero q esse problema ñ veia me afetar no casamento futuramente, pastor vc axa q eu devo continuar orando jejuando e lutando para q eu possa conseguir vencer e o q vc aconselha q eu devo fazer? Tenho medo de ñ conseguir mas eu creio q Deus stá comigo, ore por mim
osvaldo disse…
Ola, gostaria de comentar sobre este assunto, me impressiono com certos efeitos que dizem que a masturbação provoca.
Tenho 56 anos, de modo que posso falar por experiencia em Deus porque creio eu que foi Ele quem me instruiu. A masturbação em si não é pecado, e não traz nenhuma doença, como dizem, o que produz doença e o efeito que a mente produz no corpo das pessoas.
Pra mostrar que ela em si não é pecado pergunto: qual o casal que não se masturba nas caricias preliminares e realizam a masturbação sem ter tido relação, cometeram pecado, absolutamente não, como ja disse só é pecado o efeito, e não o ato.
Porque Deus fala sobre o adultério, justamente por causa do efeito.
O adulterio provoca ira, ciumes,filhos indesejados, morte, estes efeitos é que são pecados, e onde esta o efeito numa masturbação, como ja disse os casais se masturbam em situações como quando estão em tratamento, em periodo menstrual, no caso da mulher, e nem por isso cometem pecado, vão me dizer que é pecado minha esposa em estado de exitação me masturbar, quando se diz que o certo é ter relação, qual é a diferença.
Temos que refletir melhor no que venha ser pecado, pra que possamos ter uma vida espiritual saudavel, pois do contrario nós mesmos fazemos cercos em volta de nós mesmos.
E não adianta dizer que conheceu alguem que deixou este ato, pois ninguem conhece ninguem, a não ser nós mesmo. abraço
Diego disse…
ola meu nome e Diego e passo por esse problema tambem mas sei que e pecado pois em levitico 15.1-4 nos diz que o fluxo seminal e pecaso e hoje ja me massturbei duas veses sou obreiro sonoplausta lider de jovens pregador professor da escola sabatina ministerio pesssoal nunca falteium sabado na igreja e se faltei foi tres a quatro culto de semana busco fidelidade com Deus e por isso sei que ele vai me ajuda ore por mim pastor pois meu sonho tambem e ser pastor adventista tenho orado e lutado pra is0
Rafael disse…
Tudo o que disse eu creio, mas tem horas que não consigo me conter, já parei com esta prática por uma semana mas não consegui, porque ficava excitado a todo momento e tinha medo das pessoas notarem . No meu caso e por necessidade. O que devo fazer?
Maria Gonçalves disse…
Sr.Gilson, procurei na bíblia e não encontrei nenhum versículo que se pronunciasse sobre a masturbação. Logo, Deus não afirmou nada sobre a masturbação.Podemos ter a nossa opinião pessoal sobre esse ato mas acho excessivo atribuir a Deus palavras que ele não disse. Lembre-se, sr. Gilson, que NADA deve ser acrescentado às escrituras. As escrituras não corroboram as declarações de Ellen White. Repare que Levítico não se refere a masturbação mas sim a fluxo (corrimento de sangue ou não, de uma ferida, por exemplo, de uma chaga com pus, etc).Sr. Gilson, a meu ver,a masturbação é uma fixação obsessiva quando se prolonga para lá da exploração normal do corpo em determinada idade (deve variar de pessoa para pessoa).No caso dos homens, deve ser pior por causa dos orgãos sexuais serem externos.Agora, as pessoas é que têm de decidir (como em qualquer situação)quando parar e aperceber-se que essa fixação se pode tornar um problema psicológico quando já não conseguem passar sem ela. A pornografia incentiva a masturbação que poderá ser praticada sem recorrer a ela mas existindo os recursos porngráficos é mais difícil uma pessoa desligar-se. Torna-se um vício como a droga e é mais barato que comprá-la. É perigosa no sentido de deturpar o conceito de sexualidade saudável que se manifesta através do afeto. Corrompe o sentimento do amor vulgarizando-o e fazendo de si próprio o alvo do seu prazer.É uma espécie de narcisismo que poderá impedir a entrega a outra pessoa.
Por outro lado, o papel das hormonas é importante. As pessoas não controlam as suas hormonas. A educação sexual terá que entrar aí e as pessoas terão que se auto-educar através da consulta apropriada de obras de referência.O problema maior é a adolescência que não possui o discernimento de um adulto. Eu vejo as coisas com uma certa frieza devido à distância proporcionada pela idade. Os pais, em casa, deverão ter conversas sobre este assunto de forma natural sem fazer juízos de valor. É importante que não pensem que o seu filho não faz isso ou que é criança demais.
Gilson Medeiros disse…
Cara Maria Gonçalves, você está coberta de razão: a Bíblia não traz a palavra "masturbação"... como não traz a palavra "cocaína".

Suponho, pelo seu argumento, que também estamos liberados para consumir esta droga!

O argumento do "silêncio das Escrituras" é um dos maiores equívocos utilizados para desculpar o prazer que sentimos pelo pecado.

Um abraço.
Gilson

PS.: Como Adventista do 7º Dia, creio no ministério profético de Ellen White, e ela escreveu bastante sobre o tema da masturbação. Talvez Deus achou por bem revelar este assunto somente agora. É o que creio!
Anônimo disse…
olha tem pessoas ai dizendo que é uma forma de conhecer o corpo,mas isso é mentira tenho 41 anos e sou escravo desse vicio maldito,não é saudavel os pensamentos são impuros e é um ato egoista quem é jovem saiam deste vicio enquanto é cedo pois quanto mais demorar pior sera,estou na luta e sei que DEUS vai me libertar.para que fique bem explicado no momento estou afastado da igreja faz ja 20 anos para que o nome da iasd não seja manchado
Anônimo disse…
Masturbação é pecado consumado e ponto final.
A Bíblia diz que somos templo do Espírito Santo.
Existem muitos tipos de pecado o qual para Deus tudo é pecado, mas... Esse tal ato é pecado contra o corpo, considero o "Tal" um dos piores, pois afeta o corpo que é o templo.
osvaldo disse…
Ola, caro anonimo, percebi que se voçe não se libertar deste sentimento de culpa, voçe nunca vai agradar a Deus pois Ele quer uma conciencia limpa. Sabe que muitas coisas são erradas só para aqueles que as acham erradas. Por ex. achamos errado matar, a justiça de Deus é justa pois Ele sabe todas as coisas, pois em certa circunstancia,eu te digo que posso até matar, que isto não me é imputado como pecado.
Se eu te disser que minha esposa me masturba nas preliminares, me masturbo vendo ela tomando banho, se trocando, eu estou cometendo estas aberrações como voçe diz, qual é a diferença da minha masturbação e da relação propriamente dita, ou sera que voçe é daqueles que acham que o sexo é só para procriar, que Deus é que da os filhos aos homens, pois se voçe assim acredita te digo que Deus não nos da os filhos e sim nos capacitou para te-los isto se nos assim quizermos, somos livres pra escolher,pois posso ter um filho a cada ano. Defina o que é pecado, do que pode ser pecado, pois Saulo diz que tudo era licito ele fazer, mas nem tudo lhe era conveniente, por causa dos costumes, das restrições que as vezes as próprias religioes, adotam como errado, veja hoje, quantos pensamentos diferentes, quantas privações,não pode isso, não pode aquilo,não beba isto, não coma aquilo. e com o passar do tempo muitos foram vendo, que nada disso eleva ou diminui perante Deus, e que hoje estão praticando isto, com boa conciencia.
Aqui é o lugar certo para dizer a verdade, quem é que deixou de se masturbar, sera que estaria pecando contra o Espirito mesmo me masturbando em sonho porque meu corpo mesmo dormindo continua sendo do Espirito Santo.
Se alguem disser que não sonha, eu digo que estou perdigo, porque tenho 56 anos e continuo sonhando, e mais continuo me masturbando vendo minha esposa se trocando,naõ quero que digam que estou sendo ridiculo no que digo , como ja disse aqui é o melhor lugar para se dizer a verdade.
Eu tenho para comigo que nada é pecado, quando não atinge meu próximo. Meu corpo só é templo quando eu tenho uma boa conciencia.
osvaldo disse…
ola, gostaria de comentar o que o Sergio Ventura interpretou Gn38,8-10.
Deus não castigou Onã por ele jogar o semem fora e sim por desobedecer a ordem de ter descendente.
Assim como muitos dizem que Deus castigou Gesebeu, por usar pintura no rosto, igrejas hoje ainda não permitem que as mulheres se pintam. Deus não castigou pela pintura e sim pelo que ela fazia com os dois eunucos no quarto.
Anônimo disse…
Cada vez que lemos os livros deixados por Ellen White vemos como a Divina Inspiração repousou sobre esta irmã.
Acerca deste assunto, dos quais eu sou um que afetado é, a recomendação sempre viva é não perder a fé e abandonando os interesses do corpo, dar lugar aos interesses do Espírito.
Denise disse…
Também procurei as citações de Elle White nos livros mencionados, no caso do livro Orientação da criança, eu peguei uma versão online me ingles de 1954 (http://www.anym.org/SOP/en_CG.pdf) e nas páginas em questão 450 e 451 mencionadas, o tema (como alguém já comentou) é: One Who Requested Prayer for Healing - Alguém que pede oração por saúde. Ellen White comenta que lhe foi pedido para orar pela saude de uma pessoa e ela resolveu orar a Deus e ver se deveria orar por aquele homem e lhe foi revelado que ele não seria curado porque não era puro, por praticar a masturbação e que por isso ela não poderia orar e ela falou que aquilo era muito frenquente. Apenas isso.

Procurei tb o Soleman Appel (http://www.sdadefend.com/Believe-Prophet/Solemn/SolemnAppeaL.pdf) e neste capitulo ela está falando sobre o problema da falta de pureza e castidade dos filhos (Unchastity) que é a mesma palavra usada em Mateus 5;32 para o adultério. Na pagina 17 mencionada ela fala que a criança deve ter uma boa alimentação, deve ser ativa e que os pais devem orientar seus filhos assim que eles estejam na idade apropriada para isso, dando-lhes conselhos quanto a pureza, que os pais devem ser exemplos. Ela fala que os pais devem ser criteriosos quanto o acesso aos filhos a informações ruins, fala de alimentação, higiene e educação.

Depois ela fala para quem tem o problema e aconselha a pessoa a prestar atenção à dieta, evitando condimentos, especiarias, alimentos e bebidas estimulantes. Deve ter uma dieta natural, beber bastante água, comer jantares leves, levantar bem cedo, ser ativo, trabalhar bastante, tomar banhos frios ou quase frios e evitar momentos de euforia e considerar a sua dignidade moral e intelectual pelos olhos de Deus. No final ela finaliza dizendo: "Levante a sua cabeça e o coração. Veja que você consegue viver acima da sensualidade, e abaixo de Deus, e brevemente você vai superar isso"
Anônimo disse…
Ola tenho 13 anos , desculpa por não mim identifica , mas comecei a mim masturbar muito nova aos 7 anos , e agora tou com 13 e ainda estou nesse vicio ,já tentei varias vezes para mas eu não consigo , ne um dia desse quando estava mim masturbando (com objeto) começou a sangra, no outro fui fazer de novo e sangrou de novo , não sei o que aconteceu , mas é preocupante , o sinho poderia mim responder , o que pode ter acontecido , Por favor responda-me quando puder , desculpa por não ta deixando imail , mas por favor eu le peço , por favor responda-me !
Anônimo disse…
Faltou os textos onde Ellen White associou masturbação com epilepsia e variadas doenças. Não é prudente alegar que tudo o que uma pessoa fala é de inspiração divina. Na psicologia e psicopedagogia é de conhecimento geral que as crianças descobrem a masturbação sem serem ensinadas por ninguém. um dia ela simplesmente nota que ao tocar em sua genitália sente prazer e passa a fazer para o obter. Dizer que masturbação é um ato egoísta beira ao insano. Pode não ser correto do ponto de vista teológico. Mas dizer que não é natural é negar o que já é cientificamente testado e comprovado por fatos. Ser viciado nisto é um problema. Dizer que é pecado... tudo bem cada um pode crer no que quiser... mas dizer que não é natural do ser humano é equivocado com comprovação de especialistas. Não adianta desmerecer os profissionais da saude dizendo q eles não entendem pq quando se esta doente ninguem procura pastor ou padre, mas sim a ciencia.
Anônimo disse…
1 TIMOTEO 1 DOS VERSOS 1 A 5 FALA QUE AS PESSOAS NÃO DARÃO MAIS OUVIDO A DOURTINA PURA MAIS DESEJARÃO TER PESSOAS FALANDO O QUE ELAS QUEREM OUVIR , NÃO O QUE DEUS FALE PARA ELAS, TEM PESSOAS AI DIZENDO QUE MASTURBÇÃO NÃO TEM NADA A VER , FICO TRISTE PORQUE ESSES QUE DIZEM NÃO TER NADA A VER SÃO PESSOAS CARREGADAS DE PECADO QUE TEM A MENTE CAUTERIZADA PELO PECADO ENTÃO MEU IRMÃO E AMIGO FUJA DESSAS PESSOAS POIS ELAS NÃO TEM COMPROMISSO COM SUA SALVAÇÃO A NÃO SER COM SEUS DESEJOS CARNAIS E ANIMAIS
Rosimeire disse…
Então adultério não é pecado,só o efeito?
Me impressiona os subterfúgios utilizados!
Rosimeire disse…
Diego.
Quando pedimos a Deus para nos libertar de um vício ou pecado, Deus nos concede a vitória no exato momento de nossa oração. Então creia e resista a tentação. Pois Deus a ninguém tenta. Ouvi isso a alguns dias atrás e foi fundamental para não mais utilizar café e coca-cola. Espero que você creia na vitória e não dê ouvidos à sua mente que por estar viciada vai pedir insistentemente. Vencer a tentação dói.
Anônimo disse…
Talvez não existisse por esse nome.

Quando na Biblia fala que fulano conheceu sua mulher e esta concebeu. Tem dúvidas que esteja falando de relação sexual?
Anônimo disse…
Nossa fiquei muito chateada com a situação , afastada da igreja eu masturbava e era algo morman pra mim , faz 5 meses que voltei e to firme , eu e meu namorado tínhamos relação pois ele nem conhecia a palavra , deus resgatou nos dois ,estávamos indo muito bem mais por já morarmos juntos fica difícil dividir a mesma cama , peco que orem pela nossa vida , deus já deu a confirmação do casamento mais tem mais alguns messes , hoje foi a primeira vez depois que voltei , estou no período fértil será que tem algo ver ?
Irmão... Se já foi provado cientificamente, então vai e cai... Fica a vontade.. A verdade está bem exposta, só não entende quem não quer...