quinta-feira, junho 08, 2017

Por que chamam o diabo de Lúcifer?

Na verdade, este nome não consta em nossa Bíblia na língua portuguesa.

Em Isaías 14:12 encontramos o seguinte:

"Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações!" - versão Almeida Revista e Atualizada.

A expressão "estrela da manhã" é a tradução de HEYLEL (algo como "portador de luz"), no hebraico, e é esta palavra que foi traduzida como LÚCIFER na Vulgata - tradução da Bíblia para o latim.

"Quomodo cecidisti de caelo, lucifer, fili aurorae? Deiectus es in terram, qui deiciebas gentes".

Algumas versões da Bíblia, a King James em inglês, por exemplo, também traduziram "estrela da manhã" como "Lucifer", seguindo o modelo da Vulgata.

Portanto, o nome do diabo (Lúcifer) se popularizou devido a esta tradução que a Bíblia Latina fez do verso 12 de Isaías 14.

18 comentários:

Eliseu Mor disse...

Olá Prof. Gilson,
desta vez quero agradecer pela informação. Algumas pessoas já me questionaram à cerca do nome Lúcifer, procurei na Bíblia e não encontrei. Eu sabia que não se tratava de um nome pessoal, agora tenho certeza.
Que Deus o abençoe!
Eliseu M. Melo.

Fé pela Razão disse...

"Apocalipse 22.16 – “Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da Manhã.”
Estranho né? Aqui a Estrela da Manhã é Jesus.

Gilson Medeiros disse...

Caro "Fé pela razão", no latim podemos perceber a diferença, pois em Apoc se utiliza a palavra "stella" para referir-se a Jesus como "estrela".

Um abraço.
Gilson.

Fé pela Razão disse...

Só isso? Que bom se fosse tão simples assim!

Fé pela Razão disse...

Prezado Gilson
A passagem que o Sr. citou, Isaías 14,12, não estaria se referindo a Nabucodonosor, rei da Babilônia? Me parece que aí está havendo uma interpretação errada.

edis disse...

Aos interessados no tema acima, para uma melhor compreensão e conhecimento do conceito original judaico de Satan sugiro Pesquisar GOOGLE: "Templo Jovem Virtual - Anjos e demônios: o que a Bíblia fala?"

Muito grato, Édis B. Lacerda - B. H. - M.G. - 16 de Julho de 2012.

edis disse...

Quem foi Lúcifer? - Lúcifer de Cagliari? (Por Iehoshua Trachtenburgh)

"Eu imaqgino que o senhor Cagliari (Bispo católico que morreu em 371 EC) cujo nome era Lúcifer Calaritanus desaprovava o mau uso do seu nome, porque simplesmente assim foi nomeado por seus parentes latinos.
Entretanto, Lúcifer foi o nome do demônio para São Jerônimo na sua Vulgata, a tradução do então já considerado "Velho" Testamento e "Novo" Testamento para o latim.
A Vulgata se tornou a tradução oficial Católico Romana e continua assim.
Em Iehéskel (Ezequiel) existem algumas passagens sobre uma tal estrela da manhã, o título do Rei da Babilônia Nevuhadnetzar (Nabucodonosor) que passou a se considerar como um "Deus" e por isso foi forçado por D'us a descer de sua glória, comer grama e agir com loucura. (São) Jerônimo traduziu esta "estrela da manhã" como Lúcifer, referindo se aquele conceito latim que mencionados, o "gerador de luz", um nome do planeta vênus, a tal estrela da manhã. Ezequiel 28:1-19; Isaías 14:3-20
Ele, entretanto, deturpou a passagem acreditando que estava falando do tal anjo imaginário que seria rival de D'us e teria sido jogado para baixo e virado o demônio. Assim, Lúcifer seria o nome adotado no seu período pré-demoníaco...
Pelo fato de Lúcifer ter sido adotado como nome próprio do demônio, outras tradições suscitaram acerca dele que em algum lugar da Bíblia, onde houvesse o termo estrela da manhã, Lúcifer em latim, apareceria também como referência ao tal demônio.
Por exemplo os cristãos passaram a acreditar que o trabalho do Satán, seria liderar o exército de anjos rebelados, porque Ióv (Jó) tem um verso que diz, "... enquanto cantavam juntas as estrelas da manhã (Lúcifers) e soltavam exclamações de júbilo todos os anjos de D'us - Ióv (Jó)38:7". Irônicamente, esta pequena confusão do Jerônimo levou a algumas passagens cômicas do Novo Testamento, como I Pedro 1:19 advertir a Igreja de que, "E temos ainda mais firme a palavra profética à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma candeia que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça e a ESTRELA DA MANHÃ surja em vossos corações" o que a Vulgata traduz, "et habemus firmiorem propheticum sermonem cui bene facitis adtendentes quasi lucernae lucenti in caliginoso loco donec dies inlucescat et Lúcifer oriatur in cordibus vestris."
E a declaração de Jesus no Livro da Revelação (Apocalipse) 22:16 "Eu Jesus enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas a favor das Igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente ESTRELA DA MANHÃ." Na Vulgata, Jesus usa a palavra Lúcifer, também. Estranho.. muito estranho..."

(Citação extraída de Classe Virtual Noahide - sobre o conceito de Demônio)

Édis Bernardes Lacerda - B. H. - M.G. 18 de Julho de 2012.

Tiago Lopes disse...

Por favor verifique outras Bíblias portuguesas sobre Isaias 14:12. A Almeida Corrigida e Fiel diz mesmo Lúcifer. De qualquer maneira, é a minha opinião que este post está muito pobre em conteúdo...

Anônimo disse...

Fé pela Razão disse...

"Apocalipse 22.16 – “Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da Manhã.”
Estranho né? Aqui a Estrela da Manhã é Jesus.

segundo pastores da Batista é por isso que na versão King James em Isaias 14:12 "Como caíste do céu, ó Lucifer, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações!" -

Pois se não houvesse esta única citação a Lucifer na biblia em Apocalipse 22.16 ficaria claro que quem caiu seria Jesus e não lucifer.

A grande apostasia estaria instaurada.

quem quiser saber mais a respeito há um ótimo documentário no youtube..
"New World Order Bible Versions"

abraço,
Claudio

elder lima disse...

Boa tarde...

Uma questão me deixou bastante confuso! Se LÚCIFER é traduzido do termo "ESTRELA DA MANHÃ", como em Isaías 14:12, como então explicar o que está escrito em Apocalípse 22:16, onde Jesus se define como "A RESPLANDECENTE ESTRELA DA MANHÃ"?

Existiria alguma explicação lógica pra isso?

Caso deseje responder: elder.lima43@hotmail.com

Abraços!!!

Gilson Medeiros disse...

Prezado Elder, nos comentários acima eu explico esta aparente "confusão" do texto, uma vez que Apocalipse e Isaías usam palavras diferentes para referirem-se à "estrela da manhã".

Um abraço
Gilson.

Lucineia Araujo disse...

Creio eu que satanás pode ate ter tido esse nome de estrela da manha pelo fato de ter sido criado por Deus mas depois da sua queda Jesus o derrotou na cruz atraves da sua morte agora esse nome foi dado ao nosso libertador Jesus Cristo por isso que apocalipse se refere a Jesus como a BRILHANTE ESTRELA DA MANHA

loio disse...

Estrela da manha ou lucifer não é um nome mais sim um titulo depois da queda de lucifer esse titulo passou a ser de cristo.

Denison dos Santos da Silva disse...

A maioria dos comentaristas do antigo testamento considera impossível que o texto bíblico de Isaías 14, assim como o texto de Ezequiel 28, se refira somente a Nabucodonosor ou ao rei de Tiro. Dentre as razões apresentadas por tais comentaristas encontram-se as seguintes: Nabucodonosor não caiu do céu, assim como o rei de Tiro não esteve no Éden (note que os textos não estão escritos em linguagem poética e sim em prosa); O uso de elementos celestes conduz o leitor para uma realidade mais profunda e abrangente que, neste caso, significa a rebelião do céu; nenhum dos personagens descritos nos textos bíblicos são, de fato, anjos/querubins/seres celestes; as profecias são descrições humanas das perspectivas divinas, deste modo, a análise divina supera o prisma humano, a isto os teólogos chamam de sensus plenior ou sensus divinatis; a historiografia bíblica corresponde a história da redenção humana e não apenas aos conflitos vivenciados na limitada e conflituosa região do crescente fértil. Por tais considerações creio que a Bíblia nos está convidando à uma perspectiva mais elevada, profunda e abrangente.

Gilson Medeiros disse...

Caro Denison, obrigado pelo relevante comentário.

Como Adventista, pauto minha interpretação bíblica através do prisma da interpretação macro das Escrituras, fazendo com que o contexto imediato e o geral exemplifiquem e/ou esclareçam os temas.

É assim que prefiro ficar com a "minoria" que acredita que as passagens de Isa 14 e Ezeq 28 (dentre outras) se refiram a Lúcifer e sua queda.

Por exemplo:
http://centrowhite.org.br/perguntas/perguntas-e-respostas-biblicas/qual-a-origem-de-satanas/

Um abraço
Gilson.

A.K.Renovatto disse...

Ótima a informação!Deus abençoe!

Anônimo disse...

E Nabucodonosor estava no céu para poder cair de lá?

Alcides Barbosa disse...

Babilônia, Tiro e outras cidades mencionadas na Bíblia são usadas como figuras para dizer o que Deus queria dizer aos homens, na forma que o homem pode entender. Apenas isso. Como se deu a "iniquidade" pela qual o diabo foi expulso do Éden está explicado em Ezequiel 28:10-19. Usou para isso o rei de Tiro. Um rei tirano. Assim como se colocou no lugar de Deus, Ez. 28:1-9.

Cursos Básico, Médio e Avançado

Ebook 101 Razões