Cristão Limão ou Cristão Melancia...


O limão e a melancia são duas frutas muito diferentes, porém com algumas características semelhantes.

- Ambas são da Classe das Magnoliopsidas
- Ambas têm, normalmente, a casca esverdeada
- Ambas são ricas em vitaminas B e C
- Ambas são ricas em sais minerais (Ferro, Cálcio e Fósforo)
- Ambas produzem um suco muito refrescante
- Ambas possuem baixo teor calórico (em 100g, o limão possui 25 calorias, e a melancia, 32).

Por outro lado, existem algumas diferenças bastante visíveis entre as duas frutas. A que eu gostaria de destacar é o SABOR.

O limão, por ser rico em ácido cítrico, tem um sabor fortemente azedo. Já a melancia é bastante suculenta (90% da polpa é de água) e de sabor adocicado. Aliás, apenas por curiosidade, sou "especialista" em escolher boas melancias...rsrs

O Cristão "Limão"

Este é aquele cristão que, às vezes, tem excelentes qualidades, assim como o limão. Pode até mesmo ser uma pessoa extremamente inteligente e culta nos assuntos bíblicos, doutrinários, teológicos, etc. Geralmente conhece a Bíblia de capa-a-capa. É aquele que sabe textos bíblicos de cor, e os recita na ponta da língua. Ganha muitos concursos bíblicos, e já decorou o Salmo 119 quase todo (rsrs). É um dos primeiros a chegar na igreja, e se orgulha de seus gostos conservadores.

Mas é azedo... ácido.

É uma pessoa muito crítica, que só consegue ver o defeito, os erros, nas outras pessoas. É aquele que não mede as palavras e, frequentemente, as utiliza para machucar e causar sofrimento. Ele não pensa duas vezes antes de apontar o dedo e acusar, criticar, magoar. Está sempre insatisfeito e falando mal de tudo e de todos (principalmente dos pastores). Na hora do almoço, para o cristão "limão", o prato principal é falar sobre os erros dos seus "irmãos" (a roupa, a música, a pregação, a recepção...tudo). Nada o satisfaz plenamente.

Talvez fosse deste tipo de cristão (o "limão") que Tiago se referia quando escreveu:
"Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes, enganando o próprio coração, a sua religião é vã" (1:26).

"Assim, também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas. Vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva!" (3:5).

E o próprio Salomão, centenas de anos antes de Tiago, também já havia falado sobre isso:
"O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias" (Prov. 21:23).

O cristão "limão" tem muitas qualidades, mas tem um péssimo defeito: SEU SABOR... argh!

O Cristão "Melancia"

Este também é muito valioso. Também se dedica a estudar a Bíblia profundamente, e está sempre entre os que mais a conhecem. Sabe defender sua fé, mas utiliza as palavras de forma a construir bons relacionamentos, que facilitam a entrada de Jesus na vida das pessoas. Ele procura entender as dificuldades dos seus irmãos, e se coloca à disposição para ajudar. Está sempre preocupado com os que estão desanimados na fé, e os visita com frequência levando palavras "doces" e edificantes. O "melancia" não vai na casa de um irmão apenas para saber se a TV está ligada na novela, ou se estão assistindo o Globo Repórter (quem lê, entenda)... ele vai porque ama as pessoas.

A grande vantagem do cristão "melancia" sobre o cristão "limão" é exatamente O SABOR. As palavras doces, o espírito amigável e reconciliador, o semblante terno e convidativo, são características do cristão "melancia". 

Nem todos gostam dele, mas isso não é problema, pois ele continuará sendo "doce" do mesmo jeito.

"A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira" (Prov. 15:1).

"A longanimidade persuade o príncipe, e a língua branda esmaga ossos" (Prov. 25:15).

Conclusão

Muitos de nós alternamos os dois tipos de Cristianismo: hora somos "limão"; hora somos "melancia". Os dois são muito importantes, e precisam coexistir.

Mas não há dúvidas de que o cristão "melancia", que sabe usar as palavras na hora certa, sem ferir ou machucar desnecessariamente, é aquele que nós mais precisamos nas horas em que a "sede" da alma aperta... não é mesmo?!

Limão ou Melancia, você decide o que deseja ser!

 http://prgilsonmedeiros.blogspot.com/p/blog-page.html


Comentários

Anônimo disse…
otimo para se fazer um JA:cristao limao ou cristao melancia,qual voce é?
A.K.Renovatto disse…
Interessante o texto! Está em falta os "cristãos melancia" rsrs