Cuidado com os Achismos...

Infelizmente, tem sido cada vez mais comum encontrarmos pessoas defendendo dogmas e interpretações equivocadas da Bíblia, com base unicamente em sua própria "elucidação" do texto Sagrado (cf. 2Ped. 1:20).

No meio Adventista, especialmente devido ao constante e importantíssimo incentivo que se dá para que todos estudem a Bíblia com dedicação, e procurem conhecer a fundo os temas que envolvem nossa fé, parece que esta tendência do "achismo" é ainda mais forte que em outras denominações, menos interessadas em um estudo mais acurado das Escrituras.

Lembro-me que há alguns anos surgiu aqui no Brasil um desses "achólogos", dizendo que havia "descoberto", através dos seus cálculos escatológicos, o dia da saída do decreto dominical, bem como a data exata do fechamento da porta da graça (clique aqui). Segundo ele, nós estamos vivendo no período em que a "porta" está fechada! E agora?!

Creio que nem sempre este tipo de "descoberta" parte de uma intenção espúria (ganhar dinheiro fácil vendendo livros tendenciosos, por exemplo). Talvez alguns sejam sinceros em sua maneira de estudar a Bíblia, e acabam fazendo suas próprias interpretações, sem levarem em conta todo o contexto no qual as passagens estão inseridas.

Vejamos alguns destes "achismos" bem comuns...

1. "A igreja de hoje segue o modelo do templo de Israel. Portanto, o local onde fica o púlpito deve ser considerado como o Santíssimo, simbolicamente".

Esta afirmação não tem nenhum respaldo bíblico, nem no Espírito de Profecia. Apesar de sabermos do grande zelo que devemos ter para com o local de onde a Palavra de Deus é pregada nos cultos, não podemos ensinar algo que a própria Palavra não confirma.

Já soube de anciãos e diáconos bastante "zelosos", que chegam ao cúmulo do absurdo de perguntarem se alguma irmã que irá subir à plataforma está no seu período menstrual, pois, para estes de mente frágil, elas estariam impuras durante este período. Parece grotesco, mas acontece!

Depois que Jesus entregou-Se na Cruz, o simbolismo que havia no Santuário perdeu seu sentido (cf. Mat. 27:51). As igrejas atuais estão mais para "sinagogas" do que para o Templo, pois elas servem para ensinar a Palavra de Deus e fazer adoração a Ele, sem, contudo, envolver qualquer tipo de "sacrifício expiatório", nos moldes que eram feitos no Antigo Testamento.

Portanto, dizer que o local da mesa da Escola Sabatina é o Lugar Santo, e que o púlpito representa o Santíssimo, pode até parecer bonito e interessante para ilustrar um sermão sobre reverência... mas não tem base bíblica.

2. "Os remanescentes mencionados em Apoc. 12:17 não representam a IASD como um todo, mas apenas os 'fiéis' que existem dentro dela e que são, por isso, perseguidos".

Ouvi esta declaração, pela primeira vez, dos lábios de um irmão que estava enveredando pelo caminho da dissidência e do separatismo. Como sempre, para esconder seus reais motivos (administrativos e puramente pessoais, na esmagadora maioria das vezes), estas pessoas procuram se amparar em alguma interpretação particular e equivocada do texto bíblico. Esta é uma maneira, talvez até inconsciente, de afirmarem que estão deixando a Igreja Adventista porque não crêem mais em sua doutrina. O irmão que mencionei dizia que o dragão está "irado" contra a Igreja Adventista, mas só está "fazendo guerra" contra os fiéis que estão dentro dela (em cujo grupo ele se enquadrava, é claro!).

Os que "incorporam" este espírito de dissidência e revolta, como os antitrinitarianos dos dias atuais, procuram sempre algum "gancho" em que firmem suas "novas concepções teológico-doutrinárias". Porém, no fundo, todos sabemos que tudo não passa de mágoa, ressentimento, ódio, etc., por algum pastor ou administrador. Estas pessoas não percebem que, fazendo desta forma, começam uma "corrente herética" que vai cada vez se alargando mais. Começam questionando a interpretação conservadora do verso bíblico (como Apoc. 12:17, por exemplo), depois já iniciam um questionamento do Espírito de Profecia (pois este sempre é usado por Deus para confirmar Sua Palavra), em seguida já não acreditam mais na devolução dos dízimos e ofertas, e por ai vai...

Quando menos se dão conta, estão fora da Igreja, longe de Deus e, consequentemente, da salvação. E o pior, ainda levam suas esposas, filhos e "irmãos" com eles! Conheço congregações inteiras que já sofreram por isso (clique)! É tudo que o inimigo quer...

3. "Assim como os incircuncisos não podiam participar da Páscoa israelita no AT (cf. Êxo. 12:43-48), também os não-batizados devem ser orientados a não participarem da Santa Ceia de nossos dias".

Eu já havia ouvido algo assim antes, e certa vez recebi um e-mail de um dedicado e sincero irmão que cria da mesma forma.

Qual o problema com esta interpretação? Exatamente o que eu venho dizendo deste o início desta postagem: se a Bíblia não faz uma relação entre fatos e símbolos, nós não temos autoridade para fazê-lo por nós mesmos.

Dizer que o "incircunciso" do passado é o mesmo que o "não-batizado" do presente, é ir além do que a Palavra de Deus ensina. Aliás, ela é bem clara em dizer que na Nova Aliança não existe esta separação entre "judeu" e "gentio", ou seja, na nova dispensação, Deus vê a todos com as "lentes" da Sua infinita e abarcante graça (cf. Rom. 10:12). Aleluia!

Com relação a este tema, ainda temos o "agravante" de que o Espírito de Profecia orienta claramente que, na cerimônia, "podem entrar pessoas que não são, no íntimo, servos da verdade e da santidade, mas que desejem tomar parte no serviço [da Ceia]. Não devem ser proibidas" (Desejado de Todas as Nações, pág. 656).

4. "Ellen White diz que igrejas adventistas inteiras se perderão juntamente com seus pastores".

Esta é mais uma daquelas declarações que ouvimos com muita frequência, até do púlpito (pasmem!), mas que não possuem nenhuma base de verdade, ou seja, em nenhum livro de Ellen White encontramos esta afirmação tão "fatídica".

No site do Centro White no Brasil podemos encontrar outras declarações falsamente atribuídas a Ellen White (clique aqui).

5. "Jesus voltará através da Constelação do Órion".

Quem é Desbravador já deve ter ouvido muito esta declaração, atribuída aos escritos de Ellen White. Em quase toda aula sobre "estrelas", alguém sempre aparece com esta "pérola".

Porém, se nos determos APENAS ao que está escrito, não podemos afirmar que Jesus voltará pela 2ª vez através deste "espaço" celeste. Segundo o livro Primeiros Escritos, na pág. 41, o que podemos ter certeza é que "a cidade santa descerá" pelo espaço aberto em Órion.

De acordo com o que cremos sobre a volta de Jesus, a cidade santa (a Nova Jerusalém de Apoc.) só descerá APÓS o milênio (cf. Apoc. 21:1-5). O que passar disso, é mero "achismo" ou especulação, sem respaldo sólido na Palavra. Interessante para motivar os Desbravadores a estudarem sobre estrelas, e olharem para o Órion com admiração... mas sem um claro "Assim diz o Senhor".

::::::::::::::::

Existem dezenas de outras afirmações que, ao meu ver, estão mais amparadas no "eu acho" do que no "está escrito". O que quero levar à reflexão aqui é o fato de que só devemos fazer afirmações categóricas, em especial nos estudos bíblicos, sermões, seminários, etc., se tivermos PLENA CERTEZA do que estamos afirmando, ou seja, se temos como mostrar a origem, a fonte, o versículo, a página, na Bíblia e/ou no Espírito de Profecia.

"Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim" (Atos 17:11).

Sejamos como nossos primeiros irmãos!

Comentários

Anônimo disse…
É fato Prof. gilson. Vez por outra ouvimos certas pérolas. Vou lhe passar mais uma então: No lar Adventista Ellen diz que "Deus muito se alegraria se cada igreja tivesse uma árvore de natal..." Alguém daqui de nossas bandas, que é contra a árvore de natal, disse que nem tudo o que Ellen escreveu é inspirado. E a pérola é a seguinte: "Como ela não diz que "Deus me mostrou", não é inspirado.
Quanto mais o tempo se aproxima do fim, mais veremos essas coisas. O inimigo irá tentar nos confundir. Mas acima de tudo devemos lembrar: Mateus 22:29 - ...errais não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus.
Acautelai-vos...
Que nosso Senhor continua abençaoando vosso trabalho prof. Gilson.
Luciano Dambrós
Gilson Medeiros disse…
Caro Luciano, obrigado pelo comentário.

É mesmo uma pena que tenhamos esta tendência tão "carnal" de só crermos nas mensagens dos profetas que sejam convenientes ao nosso modo de pensar ou agir!

Mas isso não é novo... lembra o que fizeram com Jeremias?!
james disse…
Poxa gostei bastante desse estudo :)Parabéns professor, tbm já vi muito disso.
Miguel não é Jesus
Qm fundou a igreja foi Pedro ( a pedra )

Tbm sobre Orion e outras tantas, oro a Deus pra eu nunca me incluir nesse grupo, e pra Deus me da sabedoria pra ensinar sempre a verdade.
Abraços a todos nosso irmão, e um Sábado Feliz
Unknown disse…
É Gilson... e tem também surgido alguns pastores com essa inclinação. Sábado desses um deles que estava pregando na Central de Natal disse que existem duas maneiras de Jesus voltar...; outro disse que na ceia no céu haverá lugares à mesa vazios...; já outro disse que durante a perseguição os fiéis serão mortos...
Precisamos filtrar tudo pela Bíblia.
Gilson Medeiros disse…
João, concordo plenamente com seu comentário.
Existem muitos líderes que também falam "achismos", e isso é muito prejudicial, pois a tendência é que os membros mais simples e menos esclarecidos nas Escrituras, também passem a crer nestas especulações.
Jeferson Raapack disse…
Caro Gilson Medeiros embora tenhamos ponto de vista bem parecidos, eu já não possuo a mesma inocência adventista de 30 anos atras. Não tenho mais paciência para tanto hermetismo no ensino bíblico... "O céu começa aqui", "Novo Tempo"... Humanismo então nem se fala...
Unhh não sei o que o cara lá em cima falou mas não esqueça que a Igreja Filadélfia tinha a porta aberta e ninguém podia fechar e a Igreja Laodicéia Cristo bate na porta (fechada)... se bem que deve ser no final porque em João 9 Cristo diz que as ultimas coisas que ele fará é chamar as suas ovelhas para as conduzir a novas pastagens... viu,isso não chega a ser um total achismo; acho que na verdade é a arrogância impedindo de estudar um pouquinho mais ehehehehe... e olha só, a base de todas sociedades secretas é o hermetismo egípcio e o grego; no hermetismo é dito que Deus é o "projetista", o Verbo é a palavra de Deus e o mesmo Verbo é o filho de Deus... você concorda também, não? engraçado porque isso coloca todos do mesmo lado da Nova Era, Maçonaria, Rosa Cruz, etc... estranho não é? ehheheheheh Pois é, fazer o quê? Como os certos são sempre a maioria, eu estou errado, não é? Não sei não... ;)
Anônimo disse…
Mais uma vez obrigado pelos esclarecimentos. Gosto muito desse blog que passou a ser uma fonte preciosa de conhecimento para todos que por aqui passam e aproveitam para aprender um pouco mais sobre a verdade.
Que boa essa certeza e convicção de fazermos parte da única igreja verdadeira e que salva.
Manoel Santos
manoeljessica@yahoo.com.br
Anônimo disse…
Gilson,

Você está no caminho certo, espero que continue a mostrar estes desvarios e outros.

Com relação ao ítem 3:

3. "Assim como os incircuncisos não podiam participar da Páscoa israelita no AT (cf. Êxo. 12:43-48), também os não-batizados devem ser orientados a não participarem da Santa Ceia de nossos dias".

A Realidade que ví é que os que não são batizados na IASD não podem participar!

Gostaria que outros ASD postassem o que presenciaram sobre isto na suas IASD?

Para conferirmos...
Gilson Medeiros disse…
Prezado Anônimo, a IASD pratica a "comunhão aberta", conforme diz no Manual da Igreja. Portanto, mesmo quem ainda não for batizado, mas já tenha uma compreensão do sentido da cerimônia, pode participar.

Um abraço.
Gilson.
Gilson Medeiros disse…
Prezado Manoel Santos (se for este mesmo o seu nome), os Adventistas não creem nem ensinam que são a "única igreja que salva", pois só Deus pode definir quem se salvará ou não.

O que eu tenho ABSOLUTA certeza, é que a "doutrina" dos Adventistas é a mais coerente com a Palavra de Deus.

Um abraço.
Gilson.
irmão leitor disse…
Uma fonte de "achismo", também, são os filmes bíblicos que passam na TV.
O sujeito geralmente não lê a Bíblia, e, quando a lê, começa a interpretar em conformidade com o que assistiu nos filmes.
Tem cada coisa ridícula!!!!!!!!
Anônimo disse…
O problema não é o achismo, a Bíblia não fica ultrapassada, não é um livro de história com fatos históricos, não é livro de advinhação.
A Biblia pode ser lida e compreendida por qualquer pessoa, pois a mensagem central não muda, precisamos parar de ver a Palavra de Deus como livro de mágica e de advinhação.
Qualquer pessoa, em qualquer época, de qualquer parte do mundo entederá a mensagem se ler com os olhos do coração.
É engraçado como acreditamos em tudo que lemos e vemos e em tudo que nos falam e duvidamos da Palavra de Deus.
lu 10 disse…
Bom... de tudo isto posso dizer... retem o que é bom. Realmente Deus dá ao mais simples a oportunidade de salvação em Cristo Jesus e isto significa que não é o que achamos que vale e sim o que o Espírito Santo nos revela. Lembrando: Aos simples ele dá o entendimento. Que maravilha esse nosso Deus. Ele me dá a oportunidade de mesmo sendo como sou, externar a minha convicção!!
Um grande abraço a todos vocês que tem o interesse de conhecerem melhor a Bíblia.