A gente ouve e lê cada coisa!
Recebi um e-mail com a seguinte declaração:
"a biblia nao se estuda, nao se interpreta. se recebe como revelação no teu espirito como vida. as palavras da biblia sao Espirito e vida. as palavras da biblia se discernem espiritualmente" (sic).
Segundo esta pessoa, o estudo sistemático e profundo da Bíblia é uma perda de tempo, pois apenas através de uma "revelação especial" do Espírito Santo é que poderemos compreender o Texto Sagrado. Na verdade, esta não é uma ideologia nova. O movimento pentecostal, de um modo geral (há exceções), tem esta tendência de valorizar mais as experiências emocionais e "espirituais" do que a clara e límpida leitura e análise das Escrituras.
Naquele livro do prof. Vanderlei Dorneles que eu recomendei aqui outro dia ("Cristãos em Busca do Êxtase") há a seguinte informação:
"Teoricamente os pentecostais defendem a autoridade das Escrituras como os Reformadores [do séc. XVI]. Na prática, porém, predomina um subjetivismo imposto pela noção de verdade relativa derivada da centralidade da experiência individual e da operação dos dons espirituais por meio das experiências místicas" (pág. 98).
E mais...
"A forte tendência nos meios pentecostais e carismáticos [católicos] é abandonar o cânon por uma mais recente e particular revelação do Espírito Santo diretamente ao indivíduo... Embora a autoridade bíblica seja verbalmente defendida pelos pentecostais, ela é inquestionavelmente golpeada pela ênfase na 'palavra viva vinda por meio dos dons espirituais'" (pág. 101).
Resumindo, os pentecostais dizem que aceitam a Bíblia como sendo sua regra de fé, mas, no fundo, tendem a colocar as Escrituras de lado quando acreditam terem "recebido" alguma revelação especial do Espírito Santo. Ou seja, para eles é mais importante o que se "sente" do que o que se "lê".
Eis a principal razão de existirem tantas igrejas, seitas e movimentos pentecostais e neo-pentecostais hoje em dia!
Mas, o que os escritores bíblicos dizem sobre a importância de se estudar a Bíblia? Será que os pentecostais estão certos em deixarem o estudo de lado e se dedicarem ao relativismo hermenêutico (interpretativo)?
Vejamos...
"Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus" (Mat. 22:29).
"Tudo isto, porém, aconteceu para que se cumprissem as Escrituras dos profetas. Então, os discípulos todos, deixando-o, fugiram" (Mat. 26:56).
"Respondeu-lhes Jesus: Não provém o vosso erro de não conhecerdes as Escrituras, nem o poder de Deus?" (Marcos 12:24).
"E, começando por Moisés, discorrendo por todos os Profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras" (Lucas 24:27).
Jesus conhecia muito bem a Bíblia, e incentivava os discípulos a estudá-la para não serem enganados pelo inimigo, que também a conhece muito bem (cf. Mat. 4:1-11).
"Paulo, segundo o seu costume, foi procurá-los e, por três sábados, arrazoou com eles acerca das Escrituras, expondo e demonstrando ter sido necessário que o Cristo padecesse e ressurgisse dentre os mortos; e este, dizia ele, é o Cristo, Jesus, que eu vos anuncio" (Atos 17:2-3).
"Ora, estes de Bereia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim" (Atos 17:11).
Qual o motivo de Paulo ter elogiado os bereianos? Era porque eles se dedicavam ao estudo aprofundado da Bíblia, ou porque eles chegavam em casa e colocavam um copo de água na janela para que Deus lhes mostrasse onde estava a verdade?!
"Nesse meio tempo, chegou a Éfeso um judeu, natural de Alexandria, chamado Apolo, homem eloquente e poderoso nas Escrituras. (...) porque, com grande poder, convencia publicamente os judeus, provando, por meio das Escrituras, que o Cristo é Jesus" (Atos 18:24-28).
Que exemplo fantástico de um homem de Deus que não confiava no seu próprio "espírito", mas que se dedicava ao estudo e à pregação "poderosa" das Escrituras!
Acho que já deu para perceber como os crentes da Igreja Primitiva viam a questão do estudo da Bíblia. Naquela época, todos eram motivados a estudarem por si mesmos a Palavra de Deus, comparando-a com os ensinos pagãos, para comprovarem a força e veracidade do que os apóstolos e demais discípulos pregavam.
Hoje em dia, devido à grande influência do movimento pentecostal e neo-pentecostal, dedicado fortemente ao misticismo e relativismo teológico, as pessoas não são mais orientadas a buscarem o estudo da Bíblia. Para tais "cristãos", não importa o que a Bíblia diga, pois eles sempre vão ficar do lado do emocional, místico e "espiritual". É por isso que, frequentemente, encontramos pessoas às quais expomos detalhadamente as doutrinas bíblicas (como o sábado, a lei moral, a alimentação, o sono da morte, etc.), mas elas preferem não ficarem do lado da Bíblia, mas se firmarem em suas próprias concepções. Encontrei um que me disse certa vez: "Estou vendo que a Bíblia manda guardar o sábado, mas no dia em que Deus me revelar isso pessoalmente, eu passarei a guardá-lo".
Graças a Deus que os Adventistas do 7º Dia são os "bereianos" modernos, pois não se limitam a ouvir a Palavra, mas a esquadrinham com afinco, zelo e sinceridade.
"Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra" (2Tim. 3:16-17).
Comentários
Em uma das minhas leituras bíblicas, fiz algumas observaçoes e estou precisando mesmo que algumas duvidas sejam tiradas. Não podemos negar que algumas coisas na Bíblia são um tanto confusas.Creio que a Bíblia foi inspirada por Deus e assim, posso chegar à conclusão de que a Palavra de Deus é perfeita, mas ao ler a história de Maria Madalena em 3 evangelhos, pude notar algumas incoerências, se é que posso chamá-las assim, visto que uma vez que a Bíblia é perfeita, deve haver alguma explicaçao para esse detalhe. Assim, gostaria de compreendê-lo e conto com seus estudos e com o dom que o Senhor lhe deu para me ajudar. Em Mateus 26:6, é citado que Maria Madalena unge a cabeça de Jesus. Em João 12, afirma que ela ungiu os pés de Jesus. Em Marcos, a citaçao de Mateus é confirmada de que Maria ungiu a cabeça. Aguardo ansiosamente sua resposta. Um abraço.
Emilly
"É como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes".
É possível que Maria tenha ungido tanto a cabeça quanto os pés, ou seja, ela pode ter derramado o óleo na cabeça e este ter escorrido até os pés.
Os Adventitas não crêem na revelação "textual", "verbal" da Bíblia, ou seja, não cremos que Deus ditou palavra por palavra do que deveria ser escrito. É por isso que encontramos alguns pontos aparentemente conflitantes no texto Sagrado, mas nada que arranhe a fé na sua Revelação Divina. Para nós, a Bíblia é 100% inspirada por Deus, mas não é "inerrante", pois ela depende da percepção e capacidade pessoal do escritor para colocar o texto na forma de linguagem humana.
Um abraço.
Gilson.
aquele que nao estuda, tem ideia muito estranhas na cabeça, axo isso...
http://blogdomochila.blogspot.com/
Esclareceu muito.
Deus lhe abençoe.
Emilly
Metodologia:
Verso 27 Faze-me entender o caminho dos teus preceitos; assim falarei das tuas maravilhas;
(Necessidade de entendimento do alto, portanto apoio indispensável do Santo Espírito para nos ensinar e nos preparar para a evangelização);
Verso 97 Oh! quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia;
(Estudo intenso e de modo sistemático)
Resultados:
98 Tu, pelos teus mandamentos, me fazes mais sábio do que os meus inimigos; pois estão sempre comigo;
(Crescimento espiritual e intelectual)
104 Pelos teus mandamentos alcancei entendimento; por isso odeio todo falso caminho;
(Orientação em nossa jornada cristã)
Ass: Leidson Rodrigues
Deus é como uma pedra preciosa, que as veses não esta na parte de fora da pedreira ela se encontra nas profundidades, sendo então necessario escavar, depois de achado, ainda sera necessario lavar, lapidar e pulir.
Assim é tambem para os que querem conhecer mais profundamente a respeito de Deus, necessario sim estudar a biblia, houvir, questionar, buscar diferentes pensamentos, pois temos que ser abertos a todos. Buscar conhecimento extra também nos enriquesse, e com certeza o Espirito também nos revela nos comentáros extras.
um abraço.