A temática pentecostal, em especial as manifestações do dom de línguas, estão cada vez mais presentes nos programas televisivos e nas igrejas.
É comum vermos programas em canais evangélicos (e até católicos) onde os pregadores começam a falar em "línguas estranhas" no meio da oração, além das demonstrações exaustivas de curas e "milagres" fantásticos.
Os Adventistas não creem que estas manifestações sejam totalmente dirigidas pelo Espírito de Deus, uma vez que a Bíblia é muito clara em mostrar que estas curas, milagres, exorcismos, línguas, etc., podem muito bem ser uma manifestação falsa, dirigida pelo inimigo de Deus (cf. Mateus 7:21-23).
Para os que desejam se aprofundar no tema, sugiro o excelente livro do prof. Vanderlei Dorneles, "Cristãos em Busca do Êxtase", no qual ele faz um profundo estudo sobre as "raízes" do movimento pentecostal e suas ramificações em nossos dias.
Os interessados podem adquirir o livro facilmente através do site da CPB.
"antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós" (1Ped. 3:15).
Comentários
O que sei é o que está na Bíblia, por exemplo em Mateus 7:21-23, onde diz que muitas pessoas seriam "curadas em nome de Deus", mas que não seria Ele que as estava curando.
Portanto, prefiro seguir o que a Bíblia ensina, e não os homens.
Um abraço.
Gilson.
Mas vamos ao texto:
Em Mateus 7:23 ao Cristo responder sobre estes que operam curas e milagres em Seu nome ele diz: "Então lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade."
A palavra conhecer em português é somente uma: conhecer. Mas em grego existem 4 palavras para conhecer: Ginosko, Eido, Epistamai e Suniemi. Não vou explicar aqui sobre cada uma delas pois ficaria muito longo. Ao invés disse vou me ocupar com a palavra utilizada em Mateus 7:23, que é Ginosko.
Esta palavra significa "conhecimento baseado em um relacionamento pessoal".
Estas pessoas diziam operar milagres em nome de Jesus mas não tinham uma real comunhão com ele, não o conheciam de verdade, mas apenas por nome. Que prova o texto nos dá de que não o conheciam? a última sentença do verso: "Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade". Peço que atente à última palavra. A palavra original no grego é "anomia". O escritor poderia ter utilizado 10 palavras diferentes para dizer pecado ou iniquidade em grego, mas ele escolhe exatamente a palavra "anomia", que significa "condição daquele que transgride a lei".
Eles não conheciam à Cristo pois desobedeciam os Seus mandamentos, e como diz em João 14:15: "Se me amais guardareis os meu mandamentos". Como eles poderiam dizer que operavam milagres em nome de Jesus e ao mesmo tempo desobedeciam a Sua lei? Seu atos provavam que não o conheciam realmente. E se operavam milagres em nome de Jesus mas não o conheciam, o poder por trás deste milagre não vinha dele.
Então de onde vinha?
Em Mateus 24:24 diz: "porque surgirão falsos Cristo e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos."
Em 2Ts 2:9 diz: "Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígio de mentira."
Em Apocalipse 16:14, ao falar do ministério do engano diz: "porque eles são espíritos de demônios, operadores de sinais, e se dirigem aos reis do mundo inteiro com o fim de ajuntá-los para a peleja do grande Dia do Deus Todo-Poderoso."
Não nos esqueçamos que Jesus mesmo passou trabalho com pessoas que apenas queriam sinais e milagres, pois em João 4:48 diz: "Então Jesus lhe disse: Se, porventura, não virdes sinais e prodígios, de modo nenhum crereis."
Com isto fica claro que não devemos nos basear em sinais ou milagres, mas somente na palavra de Deus, através do estudo de Sua palavra e não nos esqueçamos do que diz em Isaías 8:20 - "À lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva".
Veja o que diz o profeta Joel: "28 E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.
29 E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito." ele diz depois..., depois de quê? Tods essas coisas acontecerão depois que : "Ainda assim, agora mesmo diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto.
13 E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal." Agora não é tempo dessas coisas mirabolantes, agora é hora de rasgar o coração, se entregar. Eu não acredito, EU TENHO CERTEZA ABSOLUTA que DEUS opera milgres, mas ele não precisa de pastores, porque se fosse so por meio de pastores eu não precisaria orar à DEUS, e meus irmãos não precisariam orar por mim nem eu por eles, é apenas lógica aplicada à Bíblia, Deus quer um culto racional (sempre falo isso aqui) quer que nos entreguemos à ELE, e quendo nos entregamos, e somos sinceros, e ELE vê a sinceridade no nosso coração, a coisa começa a mudar e ai vamos ver milagres, como eu ví, e nem estava na Igreja, e nem foi por meio de pastor. Temos que tirar nossa dependência de Pastores, temos que ir à Deus por Jesus, seguindo o que está na Bíblia, temos que entendê-la para não fazer a coisa errada e acabarmos tendo outros deuses diante de DEUS. Deus abençõe a todos, que nos guie pelo caminho. Abraço