É verdade que os ASD só falam em Sábado?

Acho que todo Adventista já ouviu frases do tipo:
"Os Adventistas só pregam sobre o sábado"
"A Igreja Adventista não fala em outro assunto além do sábado"
"Os Adventistas são iguais aos fariseus, pois fazem do sábado sua tábua de salvação"

E por ai vai...

Porém, o curioso é que não são os Adventistas que falam incessantemente acerca do sábado. Na verdade, são aqueles que não obedecem a Deus os que fazem deste tema sua única "tecla".

Já perdi as contas dos inúmeros e-mails que me enviam questionando a crença Adventista com relação ao 4º mandamento. Tem uns que não se tocam, e ficam repetindo sempre as mesmas bobagens, sem qualquer fundamento bíblico. Nestes casos só tenho uma resposta: silêncio... afinal, tenho mais o que fazer.

Recentemente recebi uma lista de "perguntas" de um leitor do blog (pena que não lêem os textos com sinceridade e desejo de serem libertos pela Bíblia), no qual ele achava que estava colocando em "xeque" a minha fé. Estas pessoas gostam de usar expressões assim: "Quero ver vocês responderem!", ou "Duvido que os Adventistas consigam responder estas perguntas"... alguns são tão tolos que dizem assim: "Deixe Ellen White de lado e responda pela Bíblia"... rsrs. Como dizia o prof. Luiz Nunes, em suas memoráveis aulas do Seminário: Toda ignorância é atrevida!

Vou transcrever algumas destas perguntas (quem for Adventista a mais tempo verá que é a mesma lenga-lenga de sempre), com as respostas que eu apresentei na ocasião.

1. O sábado era um mandamento solene ou não?
O sábado era um mandamento tão importante quanto os outros 10. Ou será que não?
Todos eram mandamentos solenes, pois esta palavra significa, conforme o dicionário Michaelis: “1. que se celebra com pompa e suntuosidade. 2. Acompanhado de cerimônias públicas e extraordinárias; magnífico, pomposo. 3. Que infunde respeito; grave, majestoso”; portanto, o sábado é sim um mandamento solene, pois merece respeito e santidade de nossa parte. Em diversos versículos há a citação da solenidade do sábado: Êx. 31:15; Êx. 35:2; Lev. 23:3; Lev. 23:32, entre outras.
Curiosamente, no hebraico, a palavra traduzida por “solene”, nos versos de Êx. 31:15 e 35:2, por exemplo, é a palavra “shabbathown”, que significa o repouso semanal do sétimo dia, dedicado a YHWH (Jeová).

2. Qual o sentido espiritual do sábado?
Esta pergunta é respondida também no mandamento de Êxodo 20. Vejamos o que diz o texto:
Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou.” (grifos acrescentados).

Veja que a razão pela qual Deus instituiu o sétimo dia para ser santificado foi para que permanecesse continuamente a certeza de que Ele é o Criador. Já imaginou como seria nosso mundo se, semanalmente, as famílias se reunissem (como fazem os Adventistas) para relembrar aos filhos a grandeza da Obra criadora de Deus? Certamente não existiriam tantos delinqüentes e ateus em nosso mundo.

Outro sentido espiritual para o sábado é o mesmo dos outros 9 Mandamentos: lembrar que o Senhor nos libertou da escravidão (Êx 20:1-2). No nosso caso, da escravidão do pecado. Também em Deut. 5:14-15, o Senhor coloca especialmente sobre o sábado esta lembrança da libertação que Ele concedeu ao Seu povo, permanecendo o sábado como um memorial eterno de gratidão ao nosso Criador, Redentor e Mantenedor. Nenhum outro dia da semana traz estes sentidos tão firmemente alicerçados na Palavra, quanto o sábado do sétimo dia.

3. Os Adventistas acendem fogo em dia de sábado para preparar alguma comida?
Esta pergunta demonstra grande ingenuidade, ou desconhecimento da história bíblica.
A passagem na qual o Senhor orientou Seu povo a não acender fogo no sábado foi Êx. 35:3. Eu pergunto:
a) Onde o povo estava nesta ocasião? NO DESERTO.
b) Naquela época, em pleno deserto, o fogo era aceso da maneira como o acendemos hoje, com os fogões modernos de que dispomos hoje? É ÓBVIO QUE NÃO.
c) Era tão fácil acender um fogo naquela época, tendo que buscar lenha, triscar pedras, soprar, abanar, etc.; quanto o é hoje num simples ligar de botão no fogão atual????

Deus não estava condenando o acender o fogo por si só. É muito claro ver isso... O que Deus estava querendo impedir era que o povo não perdesse as horas SAGRADAS do santo sábado indo em busca de lenha e na trabalhosa tarefa de acender o fogo e mantê-lo aceso.

É claro que os Adventistas hoje acendem o fogo para aquecer a comida no sábado, pois isso não exige tempo nem esforço de nossa parte. Porém, a comida já foi preparada com antecedência (desde a sexta-feira), como era orientação do nosso Senhor Jesus Cristo, de que a sexta seja o dia da preparação para o santo sábado (Luc. 23:54).

Além do mais, a proibição não se refere a acender fogo para preparar alimento (Êx 35:3). Tenho certeza de que todos sabem que no deserto o povo não se preocupava em buscar o alimento, pois o Senhor fazia chover diariamente o maná do céu para alimentar o Seu povo. Curioso notar que SOMENTE NO SÁBADO o maná não chovia (Êx 16:22-36). Deus quis ensinar Seu povo durante 40 anos que é Ele, E SOMENTE ELE, quem nos sustém. Por isso, os Adventistas não têm receio de santificar o sábado, mesmo sendo o melhor dia para comércio, feira, fábricas, etc., porque sabemos que o Senhor é o mesmo, e não muda (Malaq. 3:6), e ainda hoje Ele sustém o Seu povo fiel.

4. Em que texto bíblico os adventistas se fundamentam no Novo Testamento para justificar a guarda do sábado?
Esta é uma boa pergunta... Algumas pessoas, talvez por inocência ou falta de conhecimento profundo da Bíblia, acham que só é válido do Antigo Testamento aquilo que aparecer com as mesmas letras no Novo. E usam este argumento para dizer que o sábado não tem valor por não ser citado no Novo Testamento exatamente como o é no Antigo.

Interessante notar que este mesmo argumento não é utilizado pelos adversários do sábado para questionarem outras doutrinas que são próprias do AT, mas não são “repetidas” palavra-por-palavra no NT. Dois exemplos bem fáceis de perceber são o dízimo e a adoração de imagens. Onde aparece no NT a repetição do mandamento de não adorar imagens, do jeito que está em Êx 20:4-6???? E sobre o dízimo... onde encontramos no NT a repetição do preceito do dízimo, do jeito que está em Núm. 18 e Malaq. 3:8-10, por exemplo???? Não vejo NENHUM pastor evangélico ou padre questionar a devolução do dízimo, somente porque não repete-se o mandamento no Novo Testamento.... Por que será???? Por que utilizam um argumento para questionar o sábado, e não utilizam o mesmo argumento no tocante aos dízimos???? Procure saber com o pastor de sua igreja...

Mas, vamos à resposta à pergunta que, como disse anteriormente, é muito boa...
O sábado fazia parte da própria vida do povo de Deus, apesar de toda a carga que o homem colocou sobre este belo mandamento. Jesus não Se preocupou em repetir o mandamento do sábado, porque não era necessário, pois TODOS já o guardavam, mesmo que alguns o faziam erroneamente. O que Jesus fez foi trazer de volta o princípio do sábado - um tempo dedicado EXCLUSIVAMENTE a Deus e ao próximo, em situações especiais.

Os que insistem em pregar que o sábado passou, e que os cristãos estão hoje desobrigados de sua observância, afirmam apoiarem-se nos ensinamentos de Jesus ou dos apóstolos para justificarem tal mudança na Lei. Mas Jesus realmente ensinou que o sábado não mais deveria ser guardado? Aboliu o Senhor este mandamento, e colocou o domingo em seu lugar, como o dia de adoração para os cristãos? Convido o senhor a, de coração contrito para receber a iluminação do Espírito Santo, analisar o que diz a Palavra do Senhor, pois o sábado aparece mais de 60 vezes no Novo Testamento. Vamos analisar agora as passagens dos evangelhos que tratam sobre o sábado (clique aqui e leia o estudo completo).

5. Já que os adventistas dizem que o sábado foi substituído pelo domingo, pretendo saber quem o substituiu?
Já vimos que a mudança não ocorreu por determinação de Jesus ou qualquer dos santos apóstolos. Gradualmente, a heresia foi sendo introduzida na Igreja cristã, à medida que os apóstolos morreram e os seus sucessores viram na conversão de pagãos influentes uma maneira de fugirem da perseguição que oprimia os discípulos de Jesus.

Vemos que o sábado NUNCA foi deixado de lado por completo, pois SEMPRE existiram comunidades que permaneceram fiéis à Palavra de Deus, não aceitando as determinações dos imperadores e reis sobre as novas tradições religiosas - um bom exemplo foram os Valdenses, que guardavam o sábado durante a Idade Média, escondidos em montanhas e cavernas.

Aproveito para informar ao senhor que o primeiro não-católico a conseguir o título de Doutor em Teologia pela Universidade do Vaticano foi Samuele Bachiochi, um professor adventista que fez sua tese de doutorado exatamente demonstrando a mudança do sábado para o domingo, e PROVANDO que não houve base escriturística para tal mudança, mas que ela foi executada baseada UNICAMENTE na autoridade que a Igreja de Roma arroga ter sobre a cristandade.

A tese do Dr. Bachiochi foi tão INQUESTIONÁVEL (como toda boa tese doutoral) que o papa teve que reconhecer que o estudo estava correto, e que ele merecia receber o título de Doutor em Teologia, pois DEMONSTROU COM TODOS OS ARGUMENTOS que o sábado não foi mudado por Jesus ou pelos apóstolos, mas pelos homens que posteriormente tomaram o poder sobre a Igreja cristã e a uniram ao Estado Romano.

6. Devemos adorar a Deus em dia de sábado ou em espírito e em verdade?
Esta é uma pergunta que a Bíblia responde muito bem. Quero que o senhor analise um verso bíblico que mostra o que Deus pensa sobre esta “adoração” que rejeita a Sua autoridade como Senhor sobre a humanidade: “o que desvia os ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável” (Prov. 28:9). Se o senhor conhecer alguém que está “desviando os ouvidos” de ouvir a santidade da Lei de Deus, advirta-o em nome de Jesus..

Deus é tão correto com Sua Palavra (por isso podemos confiar nEle) que nem mesmo a oração daqueles que insistem em rejeitar Sua Lei, que é a norma pela qual todos seremos julgados (Tiago 2:12), Ele atende...

Viu como é sério?!
Então, estou certo de que Deus deseja ser adorado NO SÁBADO do sétimo dia, em espírito e em verdade, porque uma coisa não pode excluir outra.
Se Deus disse que é para adorar no sábado, e já mostrei inúmeras passagens que provam isso, então É PARA ADORAR EM DIA DE SÁBADO SIM....

7. Com qual base escriturística os adventistas provam que a aliança do sábado foi feita com todas as nações?
Acredito que esta pergunta também já foi respondida. Porém, apenas para confirmar, temos o relato de Gên. 2:1-3, o relato de Isaías 56 (que considero muito forte), a vida dos apóstolos de Cristo (especialmente no livro de Atos) e as passagens de Apocalipse 12:17 e 14:12, que mostram CLARAMENTE que o povo de Deus que estará vitorioso nos últimos dias é aquele que GUARDA OS MANDAMENTOS DE DEUS, e o único lugar em que encontramos estes mandamentos é em Êx. 20:3-17 - e bem no centro está o sábado.
Mais claro que isso, impossível!

Na próxima pergunta o senhor "inquiridor" muda radicalmente de assunto. Aliás, esta é uma tática muito utilizada: quando a argumentação contra a doutrina adventista se mostra deficiente, eles automaticamente mudam de tema, tentando confundir o fiel servo de Deus. Se o Adventista demonstra que tem total domínio do tema, e não se deixará confundir, então a tática final é partir para a agressão, seja verbal ou até física. Quem já deu estudos bíblicos sabe do que estou falando!

8. Onde os adventistas se respaldam na Nova Aliança para justificar a idéia de não comer carne nem camarão?
Primeiro precisamos clarear uma coisa: o que é a Nova Aliança? Qual seu objetivo? Foi para salvar o homem dos seus pecados, ou para “purificar” as carnes que o Senhor considerou imundas no passado?

A questão de comer ou não carne, seja ela imunda ou não, não tem que ver com a Aliança de salvação que o Senhor Jesus instituiu com o homem. Esta é uma questão de saúde, de qualidade de vida. As pesquisas médicas mais recentes demonstram que o estilo de vida adventista tem feito deste povo um dos mais saudáveis DO MUNDO. Uma revista secular (a National Geographic), que não tem nada a ver com os adventistas, publicou recentemente uma matéria especial sobre o estilo adventista de viver, e identificou os adventistas que seguem as orientações de saúde como um dos grupos de maior longevidade e vitalidade do planeta. Não fomos nós que dissemos... foram cientistas americanos.

A Bíblia é muito clara quando o Senhor diz que abençoa com saúde aqueles que seguem Suas orientações para uma vida mais saudável (Êx. 15:26). Os índices de câncer, infartos, hipertensão, diabetes, derrames, etc., entre os adventistas QUE SEGUEM OS PRINCÍPIOS DE SAÚDE, são mínimos... basta dar uma olhada na seção de falecimentos da Revista Adventista... praticamente só morrem adventistas por velhice ou acidentes.

Eu acredito que ninguém vai concordar com a idéia de que a morte de Jesus na cruz do calvário teve como objetivo purificar o porco, o camarão, a cobra, o cachorro, o cavalo, etc.... eu não creio que alguém em sã consciência afirme algo tão absurdo....

Jesus morreu para pagar o preço pelos nossos pecados, para nos redimir, e nos conceder acesso novamente ao Trono da Majestade do Céu. A Sua morte na cruz é o ÚNICO meio pelo qual podemos ser salvos, pois somente através dela podemos ser cobertos pela graça imerecida que Deus concede ao pecador arrependido.

O que isso tem que ver com carne de animais???????????????? É óbvio que NADA.....

A Nova Aliança veio trazer salvação ao pecador, unicamente pela fé nos méritos salvíficos de Cristo, que derramou Seu precioso e inocente sangue na cruz do calvário, levando sobre Si a condenação pelos pecados que nós cometemos, condenação esta que nos levaria à morte eterna.... porém a Aliança da Sua Graça nos redime, e nos dá oportunidade de justificação e salvação eternas.

Os alimentos considerados imundos CONTINUAM sendo imundos... em nada mudou isso. As carnes de animais imundos (conforme Lev. 11) continuam impróprias para nosso consumo, pois permanecem IMUNDAS do mesmo jeito.... não creio que Jesus morreu na cruz apenas para que eu estivesse livre para comer uma suculenta feijoada ou bife de carne de porco, moqueca de camarão, ou seja lá o que for.... meu Jesus é muito mais precioso do que isso.... Seu sacrifício teve um alvo infinitamente mais elevado do que a purificação de animais.... teve como alvo a minha salvação, a minha redenção.... e serei eternamente grato a Ele por isso.

Alguns adventistas preferem não comer nenhum tipo de carne, porque entendem que a dieta que o Senhor deu para o homem não possuía esse alimento. Basta ler com atenção o livro de Gênesis (1:28-31). Para o homem, Deus deu as sementes e as frutas... e para os animais Ele deu as ervas. A carne só passou a fazer parte da dieta depois do dilúvio, e vemos que foi a partir de então que a idade (e conseqüentemente a saúde) do ser humano foi se deteriorando cada vez mais. Quantos anos viveram aqueles que não comeram carne????? Leia em Gên. 5.

Os adventistas cuidam do corpo (alimentação, exercício físico, repouso, etc.) por 2 motivos principais:
1. Porque isso nos dá mais saúde para trabalhar melhor para o Senhor e para nosso sustento.
2. Porque a Bíblia é clara em dizer que nosso corpo é o TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO, e que não devemos introduzir no corpo nada que venha a torná-lo doente e contaminado (cf. 1Cor. 3:16-17; 6:19-20).

OBS.: Uma das passagens bíblicas mais mal compreendidas sobre alimentação na Nova Aliança é Atos 10. Clique aqui e relembre o que ela realmente significa.

A questão da alimentação não é uma “tábua de salvação”, ou seja, não é a abstenção de alimentos imundos que nos torna mais justos diante de Deus. Porém, uma vez que nosso corpo é o “templo” ou “santuário” do Espírito Santo, é necessário tomar todo o cuidado para não contaminar tal templo, e isso se dá através de reconhecer, aceitar e viver as orientações que o Senhor zelosamente revelou em Sua Palavra acerca desse tema (cf. 1Cor. 6:19-20).

Os Adventistas têm sido abençoados grandemente por viverem uma vida em conformidade com a Palavra de Deus, mesmo em questões impopulares e ridicularizadas, como o é o assunto da alimentação em nossos dias, principalmente no meio “evangélico”.

Portanto, TUDO o que sabemos que não é saudável e que contamina nosso corpo com doenças, deve ser evitado por aquele que deseja estar sempre preparado para receber o batismo diário do Santo Espírito.

::::::::::

As respostas que apresentei foram mais elaboradas, pois o espaço aqui no blog não se harmoniza com textos muito extensos.

“Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:31-32).

Comentários

Felipe Franco disse…
Muito bom esse post Gilson, as pessoas precisam entender q não é somente a crença no Sábado, mas sim a crença na Bíblia, a Palavra de Deus, q é a base da nossa fé. E tudo q não vem dela ou não concorde com ela, com certeza, não é digno de ser ouvido/praticado.

Tomara q leiam esse artigo com o desejo de realmente entenderem o q vc quis dizer.

Q o Espírito Santo toque cada leitor deste artigo q tenha dúvida/problema com essa verdade!

Continue com esse grande trabalho!!!

Abração!!!
Gilson Medeiros disse…
Caro Felipe, obrigado pelo comentário.

Também espero que os textos ajudem alguns a saírem do "vale da indecisão" e assumirem sua posição de fidelidade ao Senhor, ao lado daqueles que procuram viver de acordo com a Palavra de Deus.

Um abração.
Christiano Paulino Leal disse…
Prezado Gilson,

Muito boa a sua resposta acerca da nossa fé e da nossa crença na Palavra de Deus e tudo o que Ela traz de bom para nós - inclusive essa dádiva, esse presente para a humanidade, que é o santo sábado.
Gostaria de aproveitar da sua experiênca com teólogo e como adventista já há 15 anos (eu tenho só 04 anos de conversão) e pedeir que você publique um texto, ou que algum outro irmão experiente ou um pastor o pudesse fazer, que orientasse como lidar com aqueles irmãos (sendo muitos deles antigos na IASD) que teimam em não dar o devido valor ao 4º mandamento da Lei de Deus.
Obrigado e que Deus o abençoe.

Christiano Paulino Leal
Gilson Medeiros disse…
Caro "Christiano", obrigado pelo comentário e sugestão.
izaiasnet disse…
Esse espaço(blog) do Pr. Gilson contribui muito para o esclarrcimento de eventuais dúvidas que possam surgir, especialmente quando estou em contato com fiéis pentecostais.
Precisamos alcançar essas ovelhas!
Que Deus o abençôe!

Um abraço.

Izaias Teixeira Corrêa.
www.izaiasnet.blogspt.com
Gilson Medeiros disse…
Prezado Izaias, fico muito feliz em saber que estou sendo útil à causa do nosso Senhor. Louvado seja Seu santo nome!

Temos irmãos nossos em todas as confissões religiosas, e até entre os chamados "ateus"... muito em breve o Senhor reunirá Seu povo, o visível (a IASD) e o "invisível", e o resgatará (cf. Apoc. 18:1-4).
Anônimo disse…
Gilson, tenho uma dúvida: Porque guardar o sábado sendo que Jesus Cristo nunca disse, nem os apóstolos disseram: em seis dias trabalharás e no sétimo dia descansarás?

Fico aguardando respostas e publicação. Roberto Gama.
Gilson Medeiros disse…
Caro sr. Roberto, onde está escrito que o Novo Testamento deveria ser uma repetição do Antigo Testamento?

Jesus também não disse: "não faças para ti imagem de escultura".
Ele tampouco falou: "honrem pai e mãe".
Também não encontrei em nenhum lugar Jesus dizendo: "não useis de cocaína".

Será que porque Ele não pronunciou as palavras que vocês acham que Ele deveria ter pronunciado, isso invalida tais princípios?! É ÓBVIO que não!

Jesus não precisou repetir o mandamento do sábado por um motivo bem simples, que qualquer estudante sincero das Escrituras descobrirá: "ELE VIVIA E ENSINAVA SOBRE O SÁBADO EM SUA ROTINA SEMANAL" (cf. Lucas 4:16; 23:56; etc.).

O mesmo acontecia com os apóstolos. Para quê dizer uma coisa que o povo VIA que eles praticavam em suas próprias vidas (por exemplo: Atos 16 e 18).

Citei apenas alguns poucos versos que comprovam a fé Adventista no sábado. Mas qualquer humilde membro de nossa amada Igreja poderia citar-lhe dezenas de outros, apenas no NT.

Não quis me cansar digitando todos, pois sei que pessoas preconceituosas como me parece que o senhor o é (haja vista seus arrogantes comentários), não se dão ao "luxo" de verificar na Bíblia os nossos argumentos.

Aqui no blog o sr. poderá encontrar um vasto material que o ajudará a entender melhor este importantíssimo assunto. Tão importante que as Escrituras são claras em dizerem que o sábado é o SINAL entre Deus e Seu amado povo.

Deixe o Espírito Santo agir em sua vida, e não se fie apenas no famoso "achismo", tão comum entre alguns professos cristãos (cf. Mat. 7:21-23).
Anônimo disse…
Por favor a respeito da guarda ou como vocês dizem ser o dia certo para se adorar a Deus,o sábado; gostaria de saber se guardar este mandanto ou não, implica diretamente na salvação, visto que não é por obras de espécie alguma. Obriagdo pela ateñção.
Gilson Medeiros disse…
Caro "Anônimo", como eu já disse aqui várias vezes, NENHUM Adventista guarda o sábado "para" ser salvo, mas PORQUE já está salvo em Cristo.

Em nenhum lugar da Bíblia encontramos a alegação de que a graça nos livra da obediência, e como você mesmo lembro, o sábado é um mandamento, assim como os outros nove (cf. Êxo. 20).

Portanto, não creio que Deus vê com bons olhos esta falsa fé que alguns dizem ter, mas que os livra da obediência ao Senhor. Segundo as Escrituras, Ele nem mesmo conhece estas pessoas (cf. Mat. 7:21-23).

Muito sério, não?!
Anônimo disse…
para os contrario a sabado, onde diz no novo testamento que nao devo casar com minha irmã? ja que nao tem vc´s deveriam nao proibir