O que os Adventistas creem sobre a morte?


Sempre que morre alguma "celebridade", a Imprensa dá uma ampla cobertura e as pessoas ficam transtornadas, a depender do grau de "popularidade" do falecido.

Recordo-me que no falecimento de Hebe Camargo, vários programas de TV fizeram menção ao evento, destacando o caráter altruísta e a simpatia da apresentadora.

Nessas horas, muito se fala sobre o Céu, o Paraíso, e o "lugar melhor" no qual a pessoa passa a "viver" após sua morte... mas esses conceitos são bíblicos? O que acontece, de fato, com a pessoa depois da morte? Vai para o Céu? Para a glória? Para o inferno?

Dentre os conhecimentos que são repassados ao mundo atual, a heresia do inferno talvez seja a que mais dano traz ao coração humano, pois coloca em Deus uma imagem de perversão, vingança e sadismo.

Os Adventistas não creem que os ímpios serão atormentados eternamente em um lago de fogo infernal.

Uma das doutrinas mais assustadoras que a mente humana já foi capaz de criar é a do lago eterno de fogo, que queimará por um tempo indefinido aqueles que não aceitarem a salvação em Cristo. Chamam tal lugar de “inferno”. Não podemos acreditar em tal absurdo e ainda continuarmos crendo em um Deus de amor e misericórdia (cf. 1Jo 4:8, 16; Jo 3:16)! Isso é totalmente incompatível com o ensino da Bíblia.

A doutrina do inferno eterno foi surgindo aos poucos no seio do cristianismo primitivo, e foi usada como ferramenta de medo para “converter” mais facilmente as pessoas. Mas, de onde surgiu essa doutrina? Ela tem suas raízes muito antes do surgimento da Igreja Cristã. Tenho um extenso material de pesquisa sobre como o tema do inferno foi introduzido no cristianismo. A seguir está um resumo do que descobri.

Na mitologia grega havia uma divindade que era a responsável pelo mundo subterrâneo, considerado o destino final dos mortos. Seu nome era Hades. Um outro nome para Hades era Plutão, simbolizando que ele também era o dono de todas as riquezas que existem sobre a Terra. Embora Hades apareça poucas vezes nas lendas gregas, ele é bastante mencionado, citando-se como algumas de suas principais participações o rapto de Perséfone, o 12º trabalho de Héracles, e o de Orfeus e Eurídice.

Primariamente, o reino de Hades era localizado no extremo ocidente, além do “rio Oceano” (segundo a Ilíada, de Homero). Posteriormente é que ele foi situado abaixo da superfície terrestre, passando a inspirar alguns séculos depois o pensamento cristão ocidental e asiático acerca do inferno (um lago de fogo subterrâneo).

O Judaísmo primitivo (é só ler o Pentateuco para verificar) não contemplava nenhum tipo de vida posterior, nem felicidade para os bons, e nenhum tormento para os maus. Nos Salmos e Profetas, no entanto, já aparece uma esperança de imortalidade. Mas são nos livros pseudepígrafos e apócrifos onde esta esperança desenvolveu-se de forma mais acentuada. No Antigo Testamento, o pensamento hebreu assemelha-se, em alguns pontos, ao grego quando refere-se ao estado da morte:

Entre os hebreus, o local equivalente ao Hades grego chamava-se Sheol, que por sua vez possuía dois compartimentos: um para os bons e outro para maus; o inferno seria, então, o compartimento dos maus.

Os israelitas, de modo geral, preocupavam-se mais com o tempo presente, e estarem preparados e aptos para entrarem no mundo vindouro. Sua concepção acerca do inferno e destino dos condenados, após a morte, não influenciou a concepção católica, tanto quanto aconteceu com a mitologia grega e pagã.

Alguns historiadores eclesiásticos afirmam que os escritores pastorais eram muito mais específicos a respeito do Inferno que do Céu; escreviam como se tivessem estado lá. Os três grandes doutrinadores medievais – Agostinho, Pedro Lombardo e Aquino – insistiam em que as penas infernais eram tanto físicas quanto mentais e espirituais, e fogo de verdade tomava parte dos tormentos.

Vê-se, então, que a doutrina do inferno desenvolveu-se paulatinamente, desde o início do catolicismo romano, e foi cada vez ganhando mais força e adeptos ao longo da Idade Média, chegando até os dias atuais. Basta uma pesquisa rápida na Internet (modernamente o meio de comunicação mais eficaz para disseminar ensinamentos e ideologias), nos sites reconhecidamente católicos (extra-oficiais), para se verificar que o pensamento sobre o inferno continua enraizado na mente e nas declarações da Igreja. Um destes sites, por exemplo, transcrevendo um artigo de John Vennari, declara que o tema do inferno faz parte das “revelações” de Fátima à humanidade, ocorridas em 1917.

Os protestantes também assimilaram a doutrina do inferno, e fazem dela um ponto importante em seus ensinos. Por exemplo: 
- o Centro Apologético Cristão de Pesquisas, mantido por um grupo de pastores evangélicos de São José do Rio Preto, SP, afirma em sua declaração de fé a crença de que “aos salvos está destinado o gozo eterno no céu ao lado de Deus, bem como aos perdidos à maldição eterna no lago de fogo por toda a eternidade”. 
- na Declaração Doutrinária da Convenção Batista Brasileira, o item XIX expressa que “os ímpios condenados e destinados ao inferno lá sofrerão o castigo eterno, separados de Deus”, enquanto que “os justos, com os corpos glorificados, receberão seus galardões e habitarão para sempre no céu, com o Senhor”. 
- a Confissão de Fé de Westminster, da Igreja Presbiteriana, declara que “as almas dos justos, sendo então aperfeiçoadas na santidade, são recebidas no mais alto dos céus onde vêem a face de Deus em luz e glória, esperando a plena redenção dos seus corpos; e as almas dos ímpios são lançadas no inferno, onde ficarão, em tormentos e em trevas espessas, reservadas para o juízo do grande dia final”. 
- a Igreja Evangélica Assembléia de Deus, no site da sua congregação matriz em Imperatriz/MA, afirma crer “no juízo vindouro que recompensará os fiéis e condenará os infiéis; E na vida eterna de gozo e felicidade para os fiéis e de tristeza e tormento para os infiéis”.

Como eu disse, realizei extensa pesquisa sobre o tema do inferno, e fiquei convicto do quanto esta doutrina foi se infiltrando no cristianismo, apesar de suas evidentes raízes no pensamento pagão e idólatra do helenismo.

O que achei mais interessante, é que tanto católicos quanto protestantes se utilizam de textos bíblicos isolados do seu contexto para tentar provar o quanto Deus é justo enviando as pessoas ao tormento eterno do inferno. Que contradição!

Segundo o eminente teólogo Dr. Samuele Bacchiocchi, a crença no “aniquilamento dos ímpios”, ou seja, na doutrina bíblica de que Deus colocará um fim definitivo ao pecado (e não manterá os ímpios no fogo eterno) está baseada em quatro considerações bíblicas fundamentais, que comprovam a falácia da argumentação sobre o inferno eterno:

1) A morte como castigo do pecado.
2) O vocabulário sobre a destruição dos ímpios.
3) As implicações morais do tormento eterno.
4) As implicações cosmológicas do tormento eterno.

OBS.: Clique aqui e veja o estudo completo do Dr. Bacchiocchi.

O propósito do plano da salvação é desarraigar definitivamente a presença do pecado e dos pecadores deste mundo. Somente se os pecadores, Satanás e o mal são afinal consumidos no lago de fogo, e extintos na segunda morte, é que verdadeiramente poder-se-á dizer que a missão redentora de Cristo foi concluída. Um tormento eterno lançaria uma sombra permanente sobre a nova Criação.

Mais uma vez, os Adventistas estão corretos, pois ficam entre os que preferem ver Deus como a Bíblia O apresenta – amor, bondade e justiça – do que da maneira como os que defendem a existência eterna do inferno ensinam – vingança, crueldade e sadismo.

"E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram" (Apoc. 21:4).


veja também:







Comentários

Anônimo disse…
Professor Gilson, sobre o site abaixo, o que o senhor acha? Qual sua opinião?
É à toa que colocaram na internet?
Antes de responder, leia-o. É extenso mas é importante.

http://www.ellenwhiteexposed.com/port/index.html


Joel aguarda retorno.
Gilson Medeiros disse…
Caro Joel, este é mais um dos muitos sites que se dedicam a falar mal da fé Adventista.

Não perco meu precioso tempo com eles!

Tudo que eles condenam, acusam e criticam, a Igreja já respondeu devidamente através das publicações oficiais. Se desejar esclarecer, leia os livros, revistas e lições de escola sabatina que a IASD já publicou sobre o Espírito de Profecia.

Um abraço.
Anônimo disse…
Pr. Gilson;
parabéns pelo novo layout do seu site, ficou muito bom.
Continue firme em seu ministério, forte abraço;
Fernando Machado
Gilson Medeiros disse…
Prezado irmão Fernando, que bom que gostou!
Escolhi um layout mais sóbrio e simples, para facilitar o rápido carregamento da página.

Obrigado pelos seus sempre oportunos e positivos comentários!

Que o Senhor te abençoe e te guarde.
Chacon disse…
Bom dia Gilson. O grande problema das pessoas que crêem no que não está na Bíblia é não ter lido nada, mas terem escutado de alguém seja lá quem for sobre certas teorias. Outro dia publiquei no meu FaceBook, algo sobre a alma, e um video sobre a Prostituta de Apocalipse. Dois indignados contestaram. Um disse sobre a alma: Que Mentira!! Então pedi que me provasse biblicamente o contrário. Se calou. Outro sobre a Prostituta, disse que só havia mentiras no video e que levaria tempo e contestar tudo. Lhe disse, por que não tenta. Se calou. As pessoas, falam do que ouviram uma única vez, sem estudar o que de fato diz a Bíblia. Mas por que a Bíblia e não Sócrates, Platão, e outros? Na verdade muitos filósofos e estudiosos de outras épocas servem para compararmos exatamnte o que sucedeu em certas épocas e como pensavam estas pessoas, e quando voltamos à Bíblia onde de fato está a palavra de Deus vemos que as filosofias são vãs, mas nos servem de referência ao que não é certo, ou ao conjunto de idéias de uma época ou como certas coisas começaram. Um grande abraço