Dicas para o Adventista que procura emprego

Primeiramente, eu acho que o melhor caminho para o guardador do sábado do Senhor seria ter um negócio próprio (ser um empreendedor) ou estudar para concursos (ser um servidor público).

Mas, se você é Adventista e está procurando emprego (ou já está empregado), me permita dar algumas dicas, com base na minha experiência como estagiário, funcionário e como gestor (recrutador, inclusive):

1. Não diga logo de cara que você é guardador do sábado.
Espero que não me interpretem mal. Não estou querendo dizer que você deve mentir ou esconder sua fé. Nada disso! Mas se não lhe perguntarem diretamente, ou se o horário de trabalho do seu futuro emprego não interferir na guarda do sábado, deixe para revelar isso no momento oportuno, e certamente este não é durante a entrevista... ou até antes dela, como já presenciei certa vez!

Imagine que você será entrevistado por um pentecostal "roxo", ou por um católico "praticante". Se você já for logo se colocando como aquele funcionário "que é um radical religioso", certamente você será preterido em lugar de outro.

Antes da entrevista, não esqueça de orar ao Senhor pedindo sabedoria para falar... Deixe que Ele faz o resto.

2. Seja o melhor funcionário do seu setor.
Aqui está o segredo que muitos Adventistas esquecem. Se um funcionário for imprescindível para uma empresa, ou seja, se ele é aquele funcionário com quem seu chefe pode contar para resolver os maiores problemas; se é o que chega primeiro e o último a sair todos os dias; se não vive de fofoquinhas pelos corredores; se consegue resolver as situações mais complicadas... então pode ter certeza que o sábado jamais será problema. Seu patrão vai avaliar o custo/benefício, e verá que é muito melhor para a empresa manter um funcionário competente, que não trabalhe no sábado, do que dispensá-lo e ter que substituir alguém tão eficiente.

Infelizmente, alguns "irmãos" são profissionais relaxados, relapsos, negligentes, de temperamento difícil, etc., e AINDA querem se dar ao luxo de serem dispensados antes do expediente na Sexta-feira, ou mesmo na quinta, quando tem Campori, Retiro, etc. ... ai, meu amigo, não tem reza que dê jeito!!!!

3. Mantenha uma postura cristã dentro da empresa, sem precisar ficar fazendo proselitismo toda hora.
Certo dia eu ouvi de uma funcionária numa empresa onde trabalhei o seguinte comentário: "tem muita gente que se diz evangélico, mas que sua vida não tem nada a ver com o que Jesus ensinou", e ela continuou dizendo que tem muitos exemplos na sua própria família.

Eu não preciso ficar com a Bíblia debaixo do braço, nem falando de doutrina, Daniel e Apocalipse, carne de porco, etc., todo tempo, para que as pessoas percebam meu modo de vida com princípios cristãos. Faça seu melhor, e você verá que todos observarão a diferença entre os que são cristãos "de rótulo" e os que são cristãos de verdade, como você.

4. Elabore um curriculum relevante.
Hoje em dia as empresas não têm tempo de lerem extensos curriculuns de candidatos. Tem gente que coloca nome do pai, mãe, avós, tios, etc.... acho que na tentativa de alguém conhecer sua família...rsrs Sem falar nos que anexam cópias de tudo quanto é documento e certificado. Nunca são chamados! Por que será?!

No curriculum, comece listando sua experiência profissional, em poucas palavras, destacando os resultados positivos que você trouxe para aquela empresa, o período que passou lá e o cargo que ocupou. Depois, liste sua formação acadêmica, cursos realizados, seminários de atualização, etc.

E não esqueça de colocar todos os dados de contato (e-mail, telefone, celular, endereço, etc.), pois parece um absurdo, mas tem gente que entrega o curriculum em uma empresa e não se preocupa em atualizar estes dados para ser contatado em caso de entrevista.

5. Não misture as coisas.
Se você for contratado, e seu chefe (ou subordinado) também for Adventista, não misture o profissional com o eclesiástico. Nada de ficar pedindo a sexta-feira de folga porque o Clube vai acampar, ou coisa assim. Seja profissional, e você será lembrado quando surgirem as boas oportunidades.

:::::::::::

Por fim... seja sempre a cabeça, e nunca a cauda.

Mesmo que sua função seja operacional e braçal, apresente ideias de melhoria, de aperfeiçoamento do trabalho, de motivação. 

Faça sua parte e, certamente, Deus fará a dEle.

"Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças..." (Ecles. 9:10).

Veja também:


http://prgilsonmedeiros.blogspot.com.br/p/blog-page_19.html

Comentários

Anônimo disse…
olá meu nome é lucas, certa vez fui fazer uma entrevista, e falei que guardava o sábado, a empresa ficou de analisar e depois achou melhor n me contratar. fiz errado ou não? deveria trabalhar primeiro e pedi o sábado? ou pedi o sábado pra depois trabalhar?
Gilson Medeiros disse…
Olá, Lucas.

Se na entrevista te perguntaram sobre sua religião, ou se você poderia trabalhar no sábado, então você agiu certo.

Se não te perguntaram, e você falou por iniciativa própria, então agiu de forma inadequada e, talvez, por isso não tenha sido selecionado.

"Simples como as pombas, e prudentes como as serpentes"... lembra?!

Um abraço.
Gilson.
Wggley disse…
Oi querido Gilson, tenho que discordar um pouco deste seu ponto de vista.
Já li textos de recrutadores e a transparência é fundamental.
Inclusive minhas duas últimas oportunidades fui bastante enfático quanto a guarda do sábado.
Já tive vários problemas no passado por ter "omitido" esta informação.
É melhor ser fiel à Deus em tudo, e não temer aos homens.
Os bons recrutadores, vão gostar de pessoas que tem postura coerente, e que são pessoas de convicções.
Sou experimento vivo disto.
Outros que posso citar são os casos do irmão Roger Morneau de "Viagem ao Sobrenatural" que por causa das convicções de Sybil, o irmão Roger veio a conhecer a mensagem adventista.
Temos que lembrar que nós temos uma missão e um emprego é uma excelente oportunidade de testemunho.
Gilson Medeiros disse…
Caro Wggley, na minha modesta opinião, a seleção para um emprego não é local para testemunho, A NÃO SER QUE A RELIGIÃO ENTRE NA PAUTA, como eu disse anteriormente.

Na prática, o que tenho visto é que os que insistem neste assunto quando não lhes é necessário abordá-lo NÃO são escolhidosl para as vagas.

Talvez você já tenha visto algo diferente, mas só posso falar do que tenho visto e ouvido.

Um abraço.
Gilson.
Wggley disse…
Ok querido Gilson.
Só para esclarecer, concordo com todos os demais itens, apenas discordo com o primeiro item.
Mas respeito e muito sua opinião, porém gostaria de expor alguns argumentos para defender a minha.
Esta experiencia q eu citei aconteceu comigo 2 vezes em menos de 1 ano.
Fui contratado nas duas empresas na qual abordei a questão do sábado.
Inclusive saí de uma empresa para ir pra outra devido a receber uma proposta melhor na atual empresa.
Mas este assunto do sábado foi o último item que abordei na entrevista.
Depois que tudo mais foi falado, mostrando uma postura bastante segura, ciente da minha capacidade técnica e procurando sempre demonstrar amabilidade procuro expor de forma sucinta que não tenho disponibilidade para trabalhar aos sábados caso a vaga tenha este pré-requisito.
Uma forma discreta de obter esta informação é perguntar (de forma objetiva) no ato da entrevista quais são os dias de expediente e os horários.
Sou analista de Sistemas e dependendo da empresa, somos requisitados a trabalhar aos finais de semana.
Falo isto pq já passei por muitas dificuldades no passado quando a empresa queria contar comigo aos sábados e eu não informei esta questão religiosa.
Dê uma olhadinha nas seguintes matérias que abordam este assunto:

http://www.criacionismo.com.br/2011/10/religiosidade-no-trabalho-um-teste-para.html

http://ultimainstancia.uol.com.br/conteudo/colunas/3198/liberdade+de+crenca+religiosa+e+o+trabalho+aos+sabados.shtml


Como disse, não vejo pq Deus deixaria de abrir as portas para uma pessoa se a pessoa demonstra ter segurança e ser um bom profissional.
Fora o fato que Ele sabe se aquele emprego é realmente bom pra vc ou não.
Depender de dinheiro todos nós dependemos, mas será que estamos hoje no lugar que Deus assim quer para nós?
Esta é uma oração que eu sempre tenho feito a Deus e Ele tem me respondido de formas fantásticas.
Mas entendo perfeitamente que cada um tem uma maneira de pensar sobre este assunto.
Só digo que todas as vezes que eu omiti esta informação depois tive muitos problemas.
Quando este assunto é abordado, se a empresa faz o convite para o trabalho é pq Deus assim o permitiu.
Deus sempre abre as portas para nós, e temos que nos lembrar que mesmo em um lugar de trabalho Ele vai nos usar para pregar o evangelho.
Tenho sido usado neste sentido.
No meu último emprego consegui dois colegas para estudar a Bíblia comigo e recebi muitos elogios pelos meus antigos empregadores.
Não estou falando isto para mérito próprio mas para exaltação ao nosso amado Deus que tem sido bastante bondoso comigo.
Tive a oportunidade de conversar com o nosso lider de liberdade religiosa quando ele esteve presente na minha igreja aqui no Rio de Janeiro e ele me expôs que esta postura é bastante adequada.
Não uso isto como argumento de autoridade mas apenas para mostrar que ele concorda com esta posição.

Abçs,
@FlavioLaia disse…
Penso que este vídeo seja pertinente ao assunto discutido:

http://www.youtube.com/watch?v=Ewon8-Hz7xo&feature=player_detailpage#t=166s
Chacon disse…
Coloque sua vida nas mãos de Deus, se falar ou não falar não fará diferença se Ele estiver dirigindo tudo. í um video de um rapaz que entre, sei á, centenas, ou milhares, foi fazer entrevista para trabalhar com o ator de filmes Will smith, o rapaz é adventista e na entrevista com Wil creio que já de cara falou do Sábado. Conclusão: ele foi o escolhido. Confiar em Deus é a chave e a solução, entregar nas mãos do Senhor a nossa vida, não estressar, não ter ansiedade. Deixe, ele sabe o que é melhor. Se você já sabe que vai ter que trabalhar no Sábado mesmo sem o tema religião ter sid mencionado, ou não vá para esta entrevista e esqueça, ou diga que não trabalha aos Sábados, sendo justo assim. se sabemos que vamos trabalhar, é mais correto mencinar, e deixar que Deus conduza. Abraço a todos.
Anônimo disse…
A maioria das entrevistas de emprego pelas quais tenho passado ultimamente os entrevistadores já estão se antecipando em dizer que não será possível folgar aos finais de semana (minhas experiências profissionais anteriores são todas relacionadas a comércio/shopping centers). Já não sei mais o que fazer Gilson pois já estou desempregado há quase 2 anos e nesse período passei a frequentar a igreja adventista e sei da importância de se guardar o sábado. Mesmo desempregado tenho contribuído com dízimos e ofertas de bicos que faço e gostaria que me esclarecesse por que Deus não me ajuda se mesmo passando por dificuldades tenho contribuído para a sua obra ?
Wesley Silva
Se possível me escreva:
iasd7setimodia@gmail.com
Obrigado
Gilson Medeiros disse…
Caro Wesley, Deus jamais desampara Seu filhos. Esta é uma verdade bíblica que fundamente nossa fé.

O motivo pelo qual você está tendo dificuldades para conseguir um emprego podem ter diversas razões, por exemplo: seu curriculum.

Será que não é propósito do Senhor que você pare de procurar um "emprego", e foque na busca de um "trabalho"?? Digo isso porque acredito de todo coração que o Adventista não deve perder tempo trabalhando para outras pessoas, enriquecendo-as. Utilize os seus talentos e habilidades e monte seu próprio negócio.

Tenho certeza que você será muito mais feliz, e terá todo tempo que desejar para dedicar à Obra do Senhor.

Um abraço.
Gilson.
Gabi disse…
Amigo Gilson, gostei de sua materia, tirei muitos proveitos, mas gostaria de saber mais precisamente se vc n teria nnhum site ou contato para indicar onde eu posso procurar pelas vagas, algum conhecido talvez. Estou mt necessitada de emprego, deixarei meu email. Ah e eu sou de SP capital.
gabiatierno@gmail.com
Gilson Medeiros disse…
Olá, Gabriela
Creio que o melhor a fazer é procurar os órgãos que cuidam de colocação profissional (como o SINE, por exemplo).

Já pensou em usar o tempo livre e estudar para concursos, ou abrir um negócio próprio?

Um abraço
Gilson.
Unknown disse…
Amigo Gilson , Li seus conselhos e vi que não é preciso dizer na entrevista, mas é no caso que a empresa e de seg a sex e sábado faz extras , mas esse extra e uma obrigação eu devo falar , pois falei é não consegui a vaga.
Gilson Medeiros disse…
Olá, Anderson.

Se na entrevista você fica sabendo que será uma "obrigação" trabalhar no sábado, então não se omita e fale, colocando para o entrevistador que você não poderá trabalhar nas horas do sábado, mas se coloca à disposição da empresa para QUALQUER outro horário, inclusive domingos, feriados e noturno, e abre mão dos eventuais adicionais trabalhistas que seriam devidos.

Quando fazemos nossa parte, Deus faz a dEle... sempre.

Um abraço
Gilson.
Anônimo disse…
Olá Gilson Medeiros. Eu gostaria de um conselho. Não sou adventista mas gostaria de respeitar o sábado, mas meu serviço não tem dia de folga exatato não, o sábado de folga lá ê raridade , eu queria pedir demissão para procurar um serviço q guarde folgas ao sábado; mas tenho medo pois estamos em crise e posso ficar meses sem trabalho e meus pais são umas feras. Minha intenção é ir para uma cidade vizinha e procurar emprego, porque acho q na empresa onde trabalho ñ haverá acordo. Além do mais na casa d meus pais me tornar adventistas não seria uma opção viável ( eles não aceitariam) já tentei ser de uma religião que não a deles que é romana mas meu pai me ameaçou, então desisti por um tempo, mas agora encontrei a religião q quero seguir e não posso ficar vendo minha vida sendo decidida por terceiros, afinal tenho quase 28 anos. Gostaria que orasem por mim. Por favor.
Gilson Medeiros disse…
Caro jovem anônimo,

Primeiramente, parabéns pela decisão em guardar os Mandamentos de Deus, mesmo em meio a tanta dificuldade! Ser fiel a Deus nestes dias, se tornará cada vez mais difícil.

Creio que você tem 2 alternativas:
- estudar para um bom concurso, dentro das suas possibilidades, e que lhe permita guardar o Dia do Senhor; e
- começar a procurar um novo emprego, antes de sair do atual.

Nas duas situações, acredito que o primeiro passo é orar ao Senhor e pedir sabedoria a Ele para tomar as melhores escolhas. A Bíblia é clara em mostrar que Deus jamais desampara aqueles que Lhe são fieis.

Também creio que é importante você procurar ajuda de outros membros Adventistas ai de sua região. Converse com o pastor distrital, pois ele conhece muita gente e pode lhe ajudar nesta hora.

Você está no caminho certo... persista e não desista!

Que o Senhor te abençoe e te guarde.

Um abraço
Gilson.
Wggley disse…
Vc é jovem, ainda mora com seus pais e portanto ainda pode se arriscar um pouco pois nao tem familia para sustentar.
Nao devemos nos limitar a atuar somente como empregados. Deus tem excelentes oportunidades para os seus filhos quando eles se dispoem a confiar Nele e arriscar um pouco mais.
Nao temos muitas garantias mesmo pela legislacao nada é garantido, portanto eu sugiro que vc descubra algo que vc seja bom ou que lhe dá muito prazer ao trabalhar e invista nisto nao importando se vc vai ser funcionario ou autonomo. Nao existe um modelo pronto a ser seguido e eu te digo que ir para o setor publico apenas para ter estabilidade e nao correr o risco de te solicitarem o sabado é ingenuidade. Se vc quer seguir carreira publica para servir sua nacao, é de fato honrado, pois nosso país precisa de pessoas de bem neste segmento. Mas nao é apenas esta opcao que está disponivel.
Aproveite o fato que vc ainda é jovem e experimente outras carreiras, senao estudou procure estudar e progredir com os estudos nao fique acomodado muito menos acreditando que obtera as respostas pra sua vida em um blog da internet. Deixe que Deus lhe fale diretamente, ouca conselhos variados mas pondere se isto é pra vc mesmo. Mesmo nós somos limitados e no afã de te ajudar podemos dar maus conselhos. Porem Deus pode e irá te ajudar.
Desemprego é um fantasma mas nao se preocupe tanto com isto, se foque em ter uma fonte de renda, o que pode ser obtido de varias formas nao somente por ter um emprego.
Avalie se nao é o momento de vc procurar algo mais informal.
Faca cursos tecnicos gratuitos oferecidos pelo Senai, por exemplo. Na internet tb tem muitos cursos gratuitos no youtube. Hj o que nao falta sao opcoes de obter renda e sustento de maneira informal.
Se dedique, seja esforcado e Deus irá honrar vc!
Quanto a questao dos seus pais, ore a Deus e peca sabedoria para lidar com esta situacao.
Nao enfrente o seu pai, procure conquista-lo conversando com ele em algum momento que ele esteja calmo, demonstre pra ele que sua decisao é uma decisao pensada por muito tempo e que vc nao quer magoa-lo, mas lembre-o que Deus deu o livre arbitrio a todos inclusive pra seu pai, e que como tal deve respeitar sua decisao. Confirme para ele que seu amor a Deus nao mudou, pelo contrario se fortaleceu mais ainda e por seus estudos da Biblia vc nao consegue mais seguir o caminho que seguia e quer ser fiel a Deus em tudo o que vem estudando. Trate seu pai com amor e principalmente humildade, nao o afronte. Pelo que vc diz ele parece ser uma pessoa muito dificil, portanto evite de confronta-lo e assim que vc tiver condicoes procure ter sua propria moradia, mas se tiver que sair de casa o faca com tranquilidade e nao em clima de briga. Use da sabedoria que Deus lhe deu e permita que o Espirito Santo atue no seu falar e agir. Tb sugiro que vc deva procurar a ajuda de irmaos adventistas proximo de vc.
Seja firme nos seus propositos.
Nao tome uma decisao baseada em ideias de pessoas desconhecidas pois se o fizer pode se arrepender depois mas confirme o que vc quer fazer e seja firme.
Deus está guiando vc. Ele é fiel e nunca deixará um filho seu desamparado. Pode ter certeza disto eu sou prova viva disto e tem milhares de outros irmaos que tb podem lhe afirmar isto.
Se Ele precisar mandar corvos pra te alimentar Ele o fará, mas esteja disposto a ser "fiel até a morte".
Abcs e que Deus o guie
A.K.Renovatto disse…
Excelente dicas, não somente para adventistas, mas para qualquer cristão. O item 3 deveria ser levado a sério pelos cristãos em geral, que é manter uma postura cristã exemplar (infelizmente, muitos dão um mau testemunho). Um cristão sempre está sendo observado pelos demais colegas do trabalho e mesmo que não digam nada, a sua conduta é sempre avaliada por incrédulos, então se a conduta não condiz com princípios cristãos, mesmo que não digam na frente, pelas costas dirão coisas negativas a respeito tanto desse "cristão", quanto do cristianismo. O cristão com seu bom testemunho no ambiente do trabalho já está evangelizando, dando uma imagem positiva do que é ser cristão. Lembrando que é preciso separar as coisas, ambiente de trabalho não é adequado a discutir religião ou Bíblia, quase sempre a conduta séria de um cristão fala mais alto do que palavras! Acho importante relembrar que postura séria de um cristão, não significa que ele tenha que ser carrancudo, chato. Um cristão deve ser simpático, carismático, uma pessoa agradável! Nada pior do que trabalhar com pessoas mal-humoradas! Postura séria, significa ser ético, profissional!
Lillianne disse…
Nao acho q fez errado. Tem q ser sincero. Depois é tarde de mais.
Anônimo disse…
Eu so adventista realmemte ta um pouco complicado emprego por conta do sabado,mas tenho fé e confio em Deus...
Anônimo disse…
Ta um pouco complicado o emprego por conta do sabado,mas tenho fé e confio em Deus tudo e no seu devido tempo..
Unknown disse…
Oi Boa tarde! Vi o seu texto ,eu tambem na entrevista falo sobre o sabado quando pergunta. Mas se uma dessas entrevista cair nas horas do sabado eu devo ir ?
Gilson Medeiros disse…
Caro Anônimo, eu não iria.
Como depois pedir o sábado livre, se eu já vou transgredi-lo na entrevista do emprego?

Como eu disse anteriormente, o sábado é questão de fé. Temos que confiar que, fazendo o que é certo (guardar o mandamento), Deus nos guiará pelo melhor caminho... isso também vale para propostas de emprego.

Um abraço
Gilson.
Unknown disse…
Olá,sou valdelice estou a quatro anos desempregada,ja fiz diversas entrevistas e sempre tem a questão do sábado. As vezes é doloroso e por diversas vezes pensei em desistir,. Mais continuo sendo adventista. E não sei onde procurar emprego,pq as empresas sempre abrem aos sabados.
Gilson Medeiros disse…
Olá, Valdelice... os guardadores do sábado (pelo menos os que são fieis nisso) terão cada vez mais dificuldades com empregos.

Pense em montar um negócio próprio, ou aproveite o tempo livre e estude duro para concursos... esse é o melhor caminho para um sabatista.

Um abraço
Gilson.
Marcelo disse…
Meu nome é Marcelo. Estou fazendo estudos bíblicos com amigos adventistas. Estou buscando mais informações a respeito de tudo, principalmente sobre o Sábado. Eu decidi passar a guardar o Sábado. E estou enfrentando as questões relatadas. Hoje tenho duas pizzarias. E ambas em dificuldade em razão da pandemia política do momento.
De qualquer forma queria colocar uma forma de pensar, que sempre foi presente comigo. A verdade absoluta é Deus! E Ele diz que Seus filhos somos todos nós. Logo, como filhos amados, e reconhecedores de nosso Pai, seria correto nos unir para sobreviver, para aprender, para VIVER.
Acredito que se juntarmos irmãos adventistas, e outros sabatistas, podemos formas empresas e organizações informais que gerem resultado para todos nós. Eu estava pensando sobre isso esse final de semana, particularmente, pois foi o primeiro sábado que guardamos em família aqui em casa. Foi bastante atrapalhado, confesso, mas foi nosso primeiro. E isso me alegra. Então fiquei pensando como seria possível guardar o dia correto, sendo que o mundo inteiro foi doutrinado para guardar o dia do deus sol pagão? E fiquei lembrando que as comunidades antigas eram formadas por grupos de pastores, grupos de fazendeiros, e esses grupos tinham e viviam a mesma fé. Então se formarmos grupos de mesma fé, e produzirmos resultados, teremos mais facilidade para organizar nossa fé com nosso tempo, sem sermos submetidos ao que existe no mundo. Talvez isso seja uma parte da lição dos 40 anos no deserto após a liberdade do povo do julgo do Egito.
Essa é a reflexão que gostaria de deixar aqui... juntos podemos sobreviver melhor, mais felizes, e com nossa fé.
Gilson Medeiros disse…
Caro Marcelo, parabéns pela sábia decisão em guardar o santo sábado... O começo pode ser difícil e tumultuado, mas vocês crescerão em fé e sabedoria ao longo do tempo.

Sua sugestão é excelente. Inclusive, existe uma associação de Adventistas empresários que pensam parecido com você... Procure se informar sobre ela, e faça parte... O pastor da sua região pode te ajudar nisso.
http://www.feadventistas.org.br/

Um abraço
Gilson
Nelcimar disse…
A empresa onde eu trabalho não segue essas condições que você falou, disseram que como não há lei para os sabatistas, os sabatistas que se danem, ou trabalham no sábado ou morram de fome, infelizmente no Brasil não há muitas oportunidades para os sabatistas.
Gilson Medeiros disse…
Nelcimar, talvez esse seja um sinal de Deus para você mudar de emprego.

Estarei orando por você.

um abraço
Gilson
Elaine disse…
Prof Gilson, só não gostei do pentecostal (roxo). Achei uma criticar, porque sou pentecostal e acredito que devo guardar o sábado.
Gilson Medeiros disse…
Cara Elaine, o objetivo não é criticar, apenas usei que expressão que significa "muito dedicado".

Um abraço
Gilson
Anônimo disse…
Bom dia, trabalho numa empresa de porteiro de segunda a sexta, das 7 as 17 h, é capaz que mude a escala para 12 x 36, um dia sim, outro não de trabalho, sou adventista, caso não aceitar a mudança a empresa pode me demitir? ou as leis trabalhistas me protegem, para exercer minha fé? Obrigado, Boa semana !!
Gilson Medeiros disse…
Caro Anônimo.

Existe proteção legal à liberdade de crença no Brasil. Entretanto, a Justiça do Trabalho ainda não sedimentou o entendimento de que os profissionais que solicitarem mudança em escala de trabalho em virtude da sua fé, tenham garantido esse direito de manutenção do emprego.

Portanto, é possível, sim, que a empresa o demita se você se recusar a trabalhar no sábado quanto estiver na escala. Para uma análise jurídica, sugiro que você consulte um(a) advogado(a) trabalhista de sua confiança, de preferência, um(a) Adventista.

Lembre-se que, no fundo, o sábado é uma questão de fé... de fazer o que você acredita ser o certo, e deixar que Deus dirija a situação.

Um abraço
Gilson.
João Alexandre Valverde Alves Bezerra disse…
BOM DIA PROF GILSON, TUDO BEM? TRABALHO NUMA EMPRESA DE PORTEIRO, faço escala de segunda a quinta, das 7 as 17 e sexta das 7 as 16, Sábado e Domingo livre, mas faz uns dois meses que a empresa, por causa da nova escala, 12 x 36, não estão gostando da minha troca do Sábado para o Domingo, essa semana, conversei pela segunda vez com meu gerente, e ele vai conversar com o dono, ele me alertou que eu posso ser demitido !
Sempre fui um bom funcionário, mas parece que isso não está me ajudando, Obrigado pela atenção !
Deus abençoe...