O divórcio é um pecado imperdoável?

Recebi há algum tempo um e-mail de um seguidor do blog que se dizia angustiado porque seu casamento havia fracassado (ele me autorizou a divulgar seu caso). O que o estava atormentando era que alguns irmãos da sua igreja diziam que Deus não perdoa o divórcio, especialmente se for por motivo de adultério.

Recentemente, outro leitor fez um comentário angustiado com a situação do seu casamento, e ao divórcio iminente.

Sei que os temas envolvendo relacionamento conjugal (contando desde o namoro) são os que mais trazem angústia na vida de jovens e adultos, o que já pude comprovar através dos e-mails que me chegam, e dos comentários que leio aqui no blog.

Em especial, o divórcio parece ser algo bastante amedrontador, haja vista a maneira "radical" com que a Palavra de Deus (mais claramente no Novo Testamento) encara a situação.

Ninguém se casa pensando em se separar... pelo menos ninguém no mundo cristão. Mas, por várias razões, isso tem acontecido em muitos lares. A reconciliação é SEMPRE a melhor saída, tanto para manter a família unida, quanto para preservar a saúde emocional dos filhos (se houver), bem como a saúde espiritual do casal, pois um divórcio deixe marcas que demoram a cicatrizar.

Então, aproveito para disponibilizar aqui a excelente resposta dada a um leitor do blog Na Mira da Verdade, da Novo Tempo, coordenado pelo estimado Pr Leandro Quadro.

Fonte:
Blog Na Mira da Verdade

O divórcio não é um pecado imperdoável (Mas, lute por seu casamento!)

A seguir, compartilharei com você a resposta a um internauta que estava desesperado por achar que Deus nunca mais o perdoaria: (e esse sentimento o impedia de voltar para a igreja)

Olá, querido irmão XXX,

Li o seu relato com muita compaixão porque o seu dilema é o mesmo de muitos cristãos sinceros que sofrem por não se sentirem perdoados. Realmente, você e sua primeira mulher não deviam ter se separado a não ser por motivo de adultério (Mateus 5:32; 19:9). Mas, será que o adultério (leve em conta que hoje os dois estão com outros cônjuges) é um pecado imperdoável? Já parou para pensar nisso?

Não estimulo ninguém ao pecado, pelo contrário! Apresento a opinião de Deus sobre um assunto (mesmo que falhe como humano) e não a minha. Por isso, precisamos encontrar o equilíbrio e a resposta Divina para você na Bíblia.

Você se lembra do rei Davi que mandou matar Urias para ficar com a mulher dele (2 Samuel 11). O rei colheu as consequências do erro dele (2 Samuel 12:14; capítulos 13-17), mas, Deus o perdoou depois de um arrependimento sincero: “Então, disse Davi a Natã: Pequei contra o SENHOR [arrependimento]. Disse Natã a Davi: Também o SENHOR te perdoou o teu pecado [perdão Divino]; não morrerás.” 2 Samuel 12:13.

Se Deus perdoou Davi (entre outros) por que não perdoaria você, amigo? Precisa crer na graça maravilhosa de Jesus (Efésios 1:7) e recomeçar a sua vida ao lado dEle! Não há motivos para ficar se atormentando sendo que sua primeira esposa já se casou e hoje você está com outra pessoa, com quem tem duas filhas. Deus jamais iria exigir de você que se separasse da atual mulher – terminando com outra família – para “ser perdoado”! Seria o mesmo que Ele tentar resolver um problema criando um maior.

Por isso, quando o Espírito Santo afirma em 1 João 1:9 que ao confessarmos nossos erros somos purificados “de toda a injustiça”, quer nos ensinar que Deus nos dá o perdão para todo tipo de pecado!

Siga a vida adiante com sua nova família, no atual contexto de sua vida. Viva dignamente, de cabeça erguida, pois, “as coisas antigas já passaram” (2 Coríntios 5:17) porque Jesus dá esse direito a qualquer pessoa que tem fé nEle (1 João 2:1).

E, volte para os braços do Pai. Ele nunca o abandonou e, por isso, fez com que escrevesse para que tivesse a certeza do amor dEle por você e soubesse que Ele o espera com saudades de Pai e com o amor de mãe: “Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti.” Isaías 49:15.

Sinta-se perdoado pelo sacrifício que Jesus fez por você e venha a Ele do jeito que está, pois o Senhor mesmo disse: “Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.” João 6:37.

Não deixe a sua consciência o machucar. Confronte-a com 1 João 3:19, 20 e creia mais na Bíblia – que garante o seu perdão – do que em seus próprios sentimentos.

“E nisto conheceremos que somos da verdade, bem como, perante ele, tranquilizaremos o nosso coração; pois, se o nosso coração nos acusar, certamente, Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas.”

Escreva-me sempre que quiser.
Um grande abraço e que a Paz de Cristo seja com você,

::::::::::::::::


veja também:
- Como reconquistar seu marido
- Como reconquistar sua esposa


Comentários

A.K.Renovatto disse…
Excelente o texto, Medeiros. Mas apesar do divórcio não ser um pecado imperdoável, eu ainda prefiro crer que o diálogo, reparar os erros e o perdão é o melhor. Não é fácil manter um casamento saudável, mas ainda acredito ser o melhor caminho. Mas para aqueles que já se divorciaram, talvez seja importante, eles sanarem essa dúvida, se poderão ou não ser perdoados. Deus o abençoe, Medeiros.
Na minha opinião, não seria a dúvida se estaria sendo perdoado por Deus, e sim, se a igreja não esteja se colocando acima de Deus no momento em que torna inadequado para ser admitido como membro da igreja alguém que se divorciou e casou de novo. Pois foi exatamente isso que ouvi do pastor distrital.
Anônimo disse…
Eu defendo o divórcio.
Viver sozinho é uma coisa maravilhosa.
Quando eu estou sozinho não estou devendo nada a ninguém.
Amo viver sozinho.

#Vivaodivorcio