Quandos nos sentimos mais sábios que Deus

Infelizmente é muito comum vivenciarmos situações onde o Senhor nos "diz" algo, seja através de Sua Palavra ou de Seus mensageiros, mas nós insistimos em dizer "não".

O Senhor mesmo fala conosco, diretamente, mas nós achamos que Ele está errado, e procuramos "corrigir" aquilo que o Rei do Universo pronunciou para nossa orientação.

Vejamos um exemplo bíblico bem conhecido...

"Então, Jesus lhes disse: Esta noite, todos vós vos escandalizareis Comigo; porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho ficarão dispersas. (...) Disse-lhe Pedro: Ainda que venhas a ser um tropeço para todos, nunca o serás para mim. Replicou-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, tu Me negarás três vezes. Disse-lhe Pedro: Ainda que me seja necessário morrer Contigo, de nenhum modo Te negarei. E todos os discípulos disseram o mesmo" (Mateus 26:31-35).

Fico imaginando o murmúrio dos discípulos após esta declaração de Jesus:

- Puxa vida! O que será que a gente ainda precisa fazer para Ele acreditar em nossa obediência e fidelidade?! A gente deixou tudo para segui-Lo, e há mais de três anos que somos escarnecidos, humilhados e perseguidos.
- Pois é... e agora Ele vem com esta história de que vamos negá-Lo!
- Não se preocupem! Ele deve estar estressado... não deem atenção!

 
Não foram necessárias mais do que algumas poucas horas para que a "profecia" de Jesus se cumprisse à risca.

"Então, começou ele a praguejar e a jurar: Não conheço esse homem! E imediatamente cantou o galo. Então, Pedro se lembrou da palavra que Jesus lhe dissera: Antes que o galo cante, tu me negarás três vezes. E, saindo dali, chorou amargamente" (Mat. 26:74-75).

O "choro amargo" de Pedro retrata muito bem a experiência de muitos de nós que, depois de não darmos a atenção à Palavra de Deus, temos que nos defrontar com a dura realidade da desobediência. Pedro achou que estava firme o suficiente para questionar o próprio Jesus... mas logo depois caiu em si, e viu sua pequenez diante da natureza pecaminosa que nos impregna todo o ser.

A Bíblia diz para guardarmos o sábado, muitos preferem ignorar!
A Bíblia diz para para evitarmos certos alimentos, muitos preferem ignorar!
A Bíblia diz para devolver o dízimo e as ofertas, muitos ignoram!
A Bíblia diz para amarmo-nos uns aos outros... quão difícil é para alguns!
A Bíblia diz para não nos envolvermos em jugo desigual, porém, quantos ignoram!
A Bíblia diz para aceitar a graça unicamente pela fé, sem mérito pessoal algum... muitos insistem no legalismo!
A Bíblia diz que o ecumenismo é artimanha do inimigo... muitos preferem incentivá-lo.
A Bíblia diz que os mortos estão dormindo, aguardando a ressurreição... muitos preferem acreditar em inferno, seio de Abraão, fantasmas e alma imortal!
A Bíblia diz que a esposa deve ser submissa ao marido... mas e o feminismo, onde fica?!
A Bíblia diz que o marido deve amar sua esposa como Cristo ama a Igreja... muitos ignoram!
A Bíblia diz que não devemos atirar a primeira pedra... mas andamos com muitas delas em nossos bolsos, prontinhas para serem arremessadas impiedosamente!

A Bíblia diz que o sexo é para ser usufruído dentro do casamento heterossexual... mas o mundo atual vive a liberdade sem medidas!
E por ai vai...

Assim como Pedro e os demais, nós também mantemos esta característica puramente carnal de não querermos ouvir a Palavra de Deus, quando Ela vai de encontro (não "ao" encontro) de nossas convicções pessoais ou objetivos de vida.

É fácil seguir a Jesus, quando Ele fala aquilo que eu quero ouvir.
O difícil (segundo Nietzsche e Gandhi, impossível!) é baixarmos nossa cabeça e aceitarmos humildemente TUDO que o Senhor nos ensina e orienta em Sua Palavra.

Para os que não dão ouvidos à voz do Senhor, só resta uma alternativa: 

chorar amargamente depois de "quebrar a cara".

Graças a Deus... Aleluias ao Cordeiro... Glórias ao Santo Espírito.... porque a Divindade, estas três Pessoas Maravilhosas, não desistem de nós, mesmo quando rejeitamos ouvir os Seus conselhos e amor.

O mesmo orgulhoso, arrogante e intolerante Pedro, pouco depois, já estava de novo no topo, no pódio, recebendo de Jesus a grande comissão: apascentar o rebanho do Senhor.

Se você já rejeitou a Palavra de Deus, preferiu não dar ouvidos a ela, e enveredou por caminhos confiado em seu próprio entendimento... chore amargamente... arrependa-se... e levante a cabeça, pois nosso Deus é o DEUS DA SEGUNDA CHANCE.

"[Pedro], Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos" (Luc. 22:32).


Que lição para a Igreja de hoje, que excomunga seus líderes faltosos!


Oh, glória!


Comentários

A.K.Renovatto disse…
Praticamente todo mundo já se deparou com um momento de "chorar" pelo erro cometido. Assim como Pedro que negou a Jesus três vezes, muitos também erram, mas o amor de Deus e sua misericórdia é diferente de qualquer ser humano. Por isso, é tão fácil julgar outros que erraram ou pecaram e é difícil seguir o exemplo de Cristo em situações diversas. Jesus apesar de ser firme em ministrar seus sermões, demonstrou um exemplo que muitos poucos seguem, que é amar sem medida não importando quão grave tenha sido o pecado de alguém. Ele perdoa e dá a chance da pessoa se consertar e voltar a viver com Ele. Só vejo Jesus sendo "duro", implacável(inclusive chamando tais pessoas de hipócritas e raça de víboras) com os religiosos, com os mestres, que eram pessoas realmente esclarecidas, mas colocavam regras e sua própria sabedoria acima de tudo chegando a questionar Jesus sobre as ações que Ele praticava em certas circunstâncias. Com os outros, vejo Jesus demonstrando misericórdia e amor, dando sempre uma nova chance ao arrependido e deixando um exemplo de amor, perdão e misericórdia.
Praticamente todo mundo já se deparou com um momento de "chorar" pelo erro cometido. Assim como Pedro que negou a Jesus três vezes, muitos também erram, mas o amor de Deus e sua misericórdia é diferente de qualquer ser humano. Por isso, é tão fácil julgar outros que erraram ou pecaram e é difícil seguir o exemplo de Cristo em situações diversas. Jesus apesar de ser firme em ministrar seus sermões, demonstrou um exemplo que muitos poucos seguem, que é amar sem medida não importando quão grave tenha sido o pecado de alguém. Ele perdoa e dá a chance da pessoa se consertar e voltar a viver com Ele. Só vejo Jesus sendo "duro", implacável(inclusive chamando tais pessoas de hipócritas e raça de víboras) com os religiosos, com os mestres, que eram pessoas realmente esclarecidas, mas colocavam regras e sua própria sabedoria acima de tudo chegando a questionar Jesus sobre as ações que Ele praticava em certas circunstâncias. Com os outros, vejo Jesus demonstrando misericórdia e amor, dando sempre uma nova chance ao arrependido e deixando um exemplo de amor, perdão e misericórdia.