O que é a vaidade?

Existem alguns temas que são fonte de polêmicas e discussões acaloradas no meio cristão, inclusive entre os Adventistas, como é o caso da VAIDADE.

Pesquisando sobre o assunto, encontrei uma postagem curta mas bastante esclarecedora... e o melhor... escrita por uma mulher, o que afasta a crítica de que esse assunto é abordado apenas por "machistas" para acusar as mulheres da igreja.

Afinal, tanto existem mulheres vaidosas quanto homens vaidosos... e como!

A Polêmica da Vaidade
Por Emanuele Sales

Se tem uma coisa que ouço mais do que toque de celular é: “As mulheres da igreja estão muito vaidosas”. Os comentários do tipo geralmente vêm do público masculino. Muitas vezes, a opinião tem até um toque machista. Vale lembrar que os conselhos bíblicos, inclusive os relacionados à vaidade, foram escritos para ambos os sexos. A vaidade está sim impregnada no universo feminino, mas não isenta o masculino em momento algum!

Primeiramente, sabe o que falta? Falta entender o significado da tal palavra. Muita gente confunde o “se cuidar”, “ser bonito”, “se arrumar bem” com SER VAIDOSO. Essas são coisas distintas, que podem se relacionar ou não. Por que será que quando se fala em vaidade logo vem à mente mulheres, roupas, sapatos, maquiagens e joias? Será que esse é o cenário único onde ela habita? Seria esta sua definição? Nada melhor do que pedir uma ajudinha ao dicionário:


Percebem que a vaidade vai muito além de um guarda-roupa empanturrado e horas no salão de beleza? Veja só quantos homens vestem calça jeans e camiseta todo santo dia, dizendo incessantemente que não são vaidosos, mas não perdem tempo em comprar a versão atualizada do seu iPhone, nem que seja parcelada em 12x no cartão. Quantos só têm dois pares de sapato no armário, que são usados desde num encontro com os amigos até num funeral, mas brigam por cargo na igreja ou no trabalho só para sentir o gostinho da autoridade e do poder. Quantos têm o mesmo corte de cabelo desde criança, mas abrem o vidro do carro (que por sinal tem ar-condicionado) só para exibir que é o dono do automóvel. Quantos só têm no armário do banheiro pasta de dente e desodorante, mas que empinam o nariz no futebol com os amigos para mostrar suas habilidades com a bola.

Afinal, vaidade é pecado mesmo? Não tenha dúvidas, é sim. A Bíblia é clara quanto a isso. Mas achar que ela é coisa restrita à mulher é um grave erro. Outro erro é considerar como vaidade qualquer cuidado com a aparência ou desejo por coisas materiais.



Em algumas versões, o “correr atrás do vento” é substituído por “vaidade”. Ou seja, significam a mesma coisa. VAIDADE é correr atrás de algo que não se alcança. Ou seja, gastar as forças com tudo que VAI, como: corpo, posses, dinheiro. Tudo isso me lembra do conselho do meu Deus para que eu invista de verdade naquilo que é eterno, acumulando tesouros no céu. “Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração” (Mt 6:21).

No que você pensa na maior parte do tempo? Uma vez me falaram que este é o seu deus. Se você pensa em moda e beleza na maior parte do tempo, elas são o seu deus. Se você pensa mais que tudo em trabalho, ele é o seu deus. Se você pensa em você mesmo na maior parte do dia, você é o seu próprio deus. Tudo isso é vaidade. 

Mas se seus pensamentos são dominados primeiramente pelo amor e pela missão, fique feliz: seu deus é o Deus do Céu. E isso não é, nem de longe, como correr atrás do vento.

::::::::::::::::

veja também:
- A culpa é dela


Comentários