A vida é um sopro...

 


A imagem que ilustra esta postagem é de uma noiva que foi ao túmulo do seu noivo, morto poucos dias antes do casamento tão aguardado.... a vida é um sopro.

A Bíblia é bem clara:

"Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece" - Tiago 4:14

Ontem faleceu um colega de trabalho... Jovem (apenas 41 anos), vítima de câncer.

Lembro que há pouco mais de 3 anos, eu recebia a notícia do falecimento do meu pai... Poucas semanas depois, fui informado que um amigo também falecera em decorrência da COVID-19.

Confesso que, no caso do meu pai, eu já estava meio que "preparado" para o desfecho, pois ele passou vários dias internado antes de sucumbir à doença que assolou o mundo em 2020.

Mas, na morte do Dr Gustavo Adolfo, fui pego de surpresa.

Ele foi meu primeiro "chefe" no serviço público... 
Foi quem assinou meu Termo de Posse, e depois fui designado para trabalhar junto à assessoria do seu gabinete. 

Ele, um engenheiro experiente e de grande reputação no órgão, viu em mim alguém que poderia ajudá-lo nas responsabilidades inerentes à repartição pública na qual estávamos "lotados". 

Dr Gustavo era o Superintendente Regional, e eu fui trabalhar com seu substituto, no Setor de Construção Rodoviária, onde tive o privilégio de auxiliar outro grande engenheiro do nosso departamento, o Dr Normando.

Depois de alguns meses, Dr Gustavo foi promovido para uma Diretoria em Brasília, e Normando passou a ser o Superintendente Regional no nosso Estado.

Com o passar do tempo, os laços profissionais e de amizade foram se intensificando, e eu pude ver como existe gente de bem neste mundo, apesar de, às vezes, professarem uma fé diferente da nossa. 

Era comum, por exemplo, a gente sair para almoçar todo mundo junto, especialmente quando Dr Gustavo vinha de Brasília para cumprir alguma agenda local... O ponto de encontro preferido dele era um restaurante em João Pessoa especializado em "cozido" (não sei como chamam em outros estados)... e sempre que possível, a gente se encontrava às segundas-feiras lá, para matar a saudade e conversar sobre as novidades do serviço público.

Mesmo eu estando entre pessoas que eram, hierarquicamente falando, bem superiores a mim, sempre me tratavam com amizade e simpatia... e isso me mostrou a realidade daquele verso bíblico que diz que "há amigos mais chegados do que irmãos".

Foram 3 anos de convivência em excelente espírito, tanto profissional quanto pessoal. Depois, solicitei transferência para meu estado natal, pois precisava ajudar meus irmãos a cuidarem da minha mãe (que estava cadeirante), e do meu pai idoso... mas o contato permaneceu, e eles sempre postam mensagens no nosso grupo do Whatsapp, com fotos dos almoços coletivos e expressando o quanto eu estou fazendo falta. Até hoje!

Coisa rara de se ver, até entre os "irmãos".

Em 2020 o Dr Gustavo descansou de sua luta contra esta doença terrível. Já estava aposentado com engenheiro, mas continuava na ativa, desempenhando um cargo de Diretoria no DNOCS.

Assim como na morte do meu pai, fiquei com a impressão de que deveria ter dito o quanto ele foi importante para mim, em um momento crucial da minha vida.... mas não disse. Nunca disse.

A gente vai deixando o tempo passar, e não diz às pessoas o quanto eles significam para nós... normalmente, só o fazemos diante de um caixão.... ai já é tarde demais!

A vida é um sopro.

Fale para as pessoas o quanto elas são importantes para você... sei que isso não é fácil algumas vezes, mas devemos nos esforçar e dizer.

A vida é um sopro.

Passa muito rápido! 
É um sopro!

Maranata!


veja também:



Comentários

Anônimo disse…
Que Deus conforte o coração dos familiares e amigos!

"Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade."
Hebreus 4:16

Gilson Medeiros disse…
Obrigado.