A lei na forma de "ordenanças" em Efés. 2:15

É comum me enviarem e-mails ou comentários questionando a guarda do sábado do Senhor, e utilizando versos do NT que falam sobre a "abolição" da lei.

Este tipo de equívoco se dá devido à salada teológico-doutrinária que algumas denominações fazem na cabeça de seus membros, levando-os a distorcerem a Bíblia e compreendê-la de forma errada. Sabemos muito bem que é "mestre" nesta tarefa (cf. Mateus 4). 

Um dos textos citados é Efés. 2:15:

"aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz"

Um rapaz me enviou a questão, dizendo que a namorada estava analisando a pontuação do verso, e se perguntando que "ordenanças" eram estas que foram abolidas. Seria uma referência de Paulo à lei moral (os 10 Mandamentos) ou às leis cerimoniais?

Como esta dúvida deve ser comum a outras pessoas, resolvi colocar aqui um esboço da resposta que enviei para o e-mail do meu caro companheiro de blogagem...rsrs

Olá, XXX.

Sua namorada, que gosta de gramática, como vc disse, precisar atentar primeiro para a diferença entre o Português e o Grego bíblico. A língua na qual foi escrita o Novo Testamento não trazia pontuação nem separação entre as palavras, as quais foram colocadas posteriormente. Portanto, não podemos basear uma concepção apenas na pontuação do texto em Português, sem antes conferir como ele está na língua original. Este mesmo problema ocorre, por exemplo, em Lucas 23:43.

Quanto a Efés. 2:15, temos o seguinte:

Não se pode compreender corretamente um verso sem obervar o que o autor disse antes e depois. Veja o que Paulo disse no v. 11:
"Portanto, lembrai-vos de que, outrora, vós, gentios na carne, chamados incircuncisão por aqueles que se intitulam circuncisos, na carne, por mãos humanas".

É aqui que ele inicia o pensamento que é concluído no v. 16:
"e reconciliasse ambos em um só corpo com Deus, por intermédio da cruz, destruindo por ela a inimizade".

É fácil verificar qual era o tema do "discurso" de Paulo: a inclusão dos gentios como sendo parte do povo de Deus na Nova Aliança. Ou seja, a partir de Jesus, não seriam apenas os judeus que fariam parte do povo de Deus, mas TODOS aqueles que entregassem suas vidas ao Salvador, Jesus. Por algum tempo, alguns discípulos (inclusive Pedro) continuaram crendo que os gentios (os povos não-judeus) que se convertessem deveriam continuar obedecendo as "ordenanças" judaicas, ou seja, praticar os rituais do judaismo, em especial a circuncusão. Foi necessário que ocorresse um Concílio em Jerusalém para que estes pensamentos fossem combatidos (cf. Atos 15). Apesar de eles terem tomado o voto de não cobrarem dos gentios convertidos nada além do que realmente era importante, muitos ainda continuaram pensando que os rituais judaicos deveriam ser observadores por eles. A carta aos Gálatas é uma prova de que Paulo enfrentou duros debates sobre este tema (mesmo após o concílio de Jerusalém), e nesta carta ele chega a citar um momento de "discussão" que teve com Pedro sobre o assunto (cf. Gál. 2:11).

Portanto, o tema que Paulo estava ensinando em Efés. 2:11-16, como vemos no texto, era exatamente esta "liberdade" que os gentios convertidos receberam com relação aos antigos rituais judaicos que prenunciavam a chegada do Messias (em especial, as festas de sacrifício - Lev. 23 - e a circuncisão).

O texto mostra que os 10 mandamentos não eram o alvo da declaração de Paulo, pois ele mesmo cita em Efés. 6:2 um dos 10 mandamentos, mostrando que eles tinham total validade para os crentes da Nova Aliança.

Seria uma incoerência absurda de Paulo dizer no capítulo 2 que os 10 mandamenos foram "abolidos", e citar logo seguida o 5º mandamento como sendo importante no trato entre pais e filhos. Não acha?!

Concluindo, em Efés. 2:15 Paulo está dizendo que as ordenanças judaicas perderam o sentido para os gentios convertidos, pois estes baseiam sua fé em algo muito mais importante e eficaz: o sacrifício de Jesus na cruz. A passagem nada tem que ver com os 10 Mandamentos, que Paulo considerava como sendo válidos para todos os crentes em Jesus.

::::::

A distinção entre a lei moral e a lei cerimonial é muito clara na Bíblia. Infelizmente, muitos pregadores evangélicos da atualidade insistem em não admitirem este fato, e usam passagens isoladas para defenderem a ideia absurda (e diabólica!) de que a Lei Moral de Deus passou.

Graças ao bom Deus, que concede iluminação do Espírito Santo a todo inquiridor sincero e humilde, que esteja disposto a ter seus olhos abertos e poder contemplar a beleza da obediência aos reclamos da Sua santa, imutável e eterna Lei Moral!!!

"Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos" (Tiago 2:10).

Comentários

Felipe Franco disse…
Mt bom Gilson, esclareceu mt coisa pra mim!
Abração!
Gilson Medeiros disse…
Sempre às ordens, grande Felipe.

Um abraço.
Filipe Reis disse…
Olá Prof. Gilson,

Gostaria de acrescentar um pensamento acerca da lei moral estar ainda em vigor.

Aos olhos de Deus, eu posso me dirigir a qualquer pessoa que defenda que a lei moral não vigora mais e assassiná-la? Aos olhos de Deus posso usar de mentira para com essa pessoa no sentido de enganá-la? Aos olhos de Deus posso tomar a esposa dessa pessoa como minha mulher?

A resposta às três perguntas é NÂO! E porquê? Porque a lei moral ainda está em vigor! Se não estivesse, eu poderia fazer todas aquelas ações atrás descritas que elas não estariam erradas, não lhe parece?

Abraço.
Gilson Medeiros disse…
Caro Filipe, muito boa a sua colaboração.

Obrigado!
Muito bom Gilson! Deus seja louvado!
Chacon disse…
Fui dar uma pesquisada na Bíblia: II Reis 17:34, II Reis 17:37, Det 11:1, separam o que é mandamento de ordenanças. São parecidos, mas na Bíblia são tratados como coisas diferentes, então, se Paulo citou ordenanças, significa que NÃO SÃO OS DEZ MANDAMENTOS, pode ser tudo, menos os 10 Mandamentos. Se eu aprendi algo com a Igreja Adventista (entre muitas coisas maravilhosas) foi saber que doutrina ou conceito não se tira de um só versículo. Abraço
Anônimo disse…
Aqueles que são contra a Lei moral de DEUS,isto é,os dez mandamentos, fazem,então,apologia do crime,tais como:homicídios,furtos e roubos, dentre outros.
São,portanto,segundo a lei dos homens
passiveis de punição(prisão),já que fazem opologia do crime.
osvaldo disse…
ola, acho um absurdo alguns comentários como a do Felipe Reis, isto simplesmente não existe na conciencia de um Cristão, isto sõ mostra que realmente, muitos ainda não foram alcançado pela Graça que nos foi dada, pois como pode alguem dizer que se a lei moral foi extinta eu posso matar, posso adulterar, roubar.
Digo a verdade em Cristo, ainda que muito estudam, se esforçam, continuam como os sacerdotes, que se diziam ser doutores da lei mas não lhes era aberto os olhos pra verem aquele, que tanto eles como os profetas quizeram ver.
Veja como tropessam, e não conseguem absorver dentro de si o verdadeiro sentido do que é Amar o próximo como a ti mesmo.
Toda biblia se resume, e depende deste mandamento para que seja cumprida. Nem o primeiro mandamento é possivel cumprir, se primeiro não amar seu próximo, pois para amar a Deus devemos primeiro amar nosso próximo, pois do contrario somos mentirosos, pois ja disse um dos apostolos que se não amo a quem eu vejo como poderia amar a quem não vejo.
Então não matar, não roubar, não adulterar, todos estes só serão cumprido se dentro de voçe existir o amor. Jamais um cristão realmente convertido dira o que muitos dizem, necessario se faz nascer de novo,terem uma nova vida, uma nova conciencia, para que se por ventura cometer algum pecado, este seja involuntário, para que seje perdoado, é como matar, sabemos que todos somos capaz de cometer este pecado, na hora da ira, e é desta forma que somos perdoados, porque se cometemos involuntariamente este sera perdoado, pois o Espirito nos convençe e produz em nos o arrependimento, e é assim de confissão em confissão, de arrependimento em arrependimento, pois sempre vamos cometer pecado, e assim herdar vida eterna.
Anônimo disse…
Osvaldo,

Quantas estripulias os antinomistas não são capazes de produzir em suas teses furadas a fim se justificarem!
O arrazoado do Filipe procede,e tem nexo.Já o seu é o conhecido e vulgar nhem, nhem,nhem.
Se vc não sabe é bom saber:as leis estão presentes no mundo físico e espiritual,não podemos prescindi-las.Por que?
Porque são necessárias,sem elas não se consegue governar, administrar, existir(tanto físico com espiritual)organizar,subsistir,manter a ordem...etc.
Não confunda as coisas,pois AMAR é
cumprir a lei das duas tábuas,pois a primeira dize-nos de nosso amor para com DEUS,já na segunda,dize-nos de nosso amor para com os nossos semelhantes.Portanto, amar ao próximo não é apenas verborragias da boca para fora,e sim,fato,práticas,vivenciadas em nossas vidas diariamente,prática diária.E como ele disse.
Não confunda:Graça é o poder de DEUS para fazer por nós aquilo que nós não podemos fazer por nós mesmos,e não liberdade para pecar,ou a falta de compromisso para com DEUS.Ninguém tem licença para pecar,pois é a LEI que o qualifica como transgressor, pecador.Se não houvesse a LEI moral, não haveria pecador,e a graça seria desnecessária.
Sei que o inimigo já fez uma lavagem cerebral na maioria da humanidade,e nem mesmo que ressuscitasse alguém dos mortos,ainda assim, não creriam nele.
osvaldo disse…
Caro anonimo, respeito muito os que defendem a lei, e ate compreendo estas diferenças de entendimentos, mas isto não pode e nunca podera, ser motivo de contenda perniciosa, pois sempre entendi que quem da o entendimento é Deus.
Quanto a lei do antigo pacto, e nossas leis governamentais, elas não foram criadas por causa dos justos e sim por causa dos injustos, se todos fossem justos ela simplesmente não existiria.
Eu entendo que quando o Messias disse, "Eis que um novo mandamento vos dou" o que era velho se passou, não teria porque Ele dizer" novo" se ja existia no velho.
Como disse antes a lei é para os injustos, hoje não podemos confessar que somos injustos perante Deus, no conceito humano sim, porque somos e sempre seremos pecadores, mas pra Deus Não, porque Ele morreu levando consigo minhas injustiças, passadas, presentes e futuras, diante deste entendimento a lei não vigora sobre mim, porque não mais sou contado como injusto.Deus não ve mais minhas imperfeições pra Ele eu sou e sempre serei perfeito, porque Ele se fez perfeito há meu favor.
Tendo este entendimento, não estou de maneira nenhuma me dando liberdade para pecar, do contrario eu nasci para me tornar um homem novo, buscando minha santidade todos os dias, pois é assim que Ele foi Santo
Qual então a diferença entre mim e voçe, voçe observa os dez mandamentos, e tenta ser dirigido por ele, e talvez os cumpra. Eu ja digo que não os tenho mais,como regra, e talvez o meu cumprimento seja mais exelente do que o teu, porque sou como os gentios que sem a lei cumpria os mandamentos, muito melhor que muitos Judeus.
Não quero de maneira nenhuma que me enterprete mau meus comentarios, pois do contrario, estariamos nos afastando do foco, que é conhecer os designos de Deus para nossa vida. Pois acredito que foi para isto mesmo que criaram este blog, poder livremente expessar nossos entendimentos.
Anônimo disse…
Osvaldo seu ego é muito extenso, né fofo?
Mesmo batizados, nascidos novamente. O pecado é inerente de nós, até que Jesus volte e nos revista de incorruptibilidade. O máximo que conseguimos é pecar menos, e não deixar o pecado em si. Você não entende que não somos merecedores dessa Graça ? E nada faz os seus pecados serem menos piores que os meus, porque não existe grau de ruindade de pecado.
André disse…
Queridos,
Gostei muito de ler a discussão e os diferentes pensamentos, pois crescemos nisso. Tenho para mim duas coisas importantes: O cuidado de não afastar alguém de uma pura verdade por meio de meu trato com ela, e segundo, o de colocar de lado o meu opinar preferindo usar como base a verdade e o "Está escrito...".
Permita-me adicionar algo que creio que muitos leitores desse blog saibam, que quando Jesus disse "novo", Ele estava se referindo a algo presente no antigo testamento. Na verdade, Ele cita Dt 6:5 e Lv 19:18.
Porque Ele disse então ser novo? Porque na vida prática deles, aquilo era uma novidade. Jesus em outro momento disse algo que parece, para alguns, contradizer Paulo: Em Mateus 23:23: "os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e o fé". Queridos, a Lei não é contrária a nenhum atributo ou dom de Deus.
"De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem". Ec 12:13
Deus os abençoe :)
Unknown disse…
Os dicionários nos apresentam a seguinte distinção entre as duas palavras: Néos seria traduzida em português por novo, jovem, recente, jovial, novo no sentido de tempo, recém-formado, etc. Kainós é o novo na espécie, no caráter, no modelo, renovado, melhorado, de maior excelência, não novo no tempo, mas novo na forma ou qualidade, melhor que o velho, A distinção pode ser notada com mais propriedade com a resposta à seguinte pergunta. Qual seria a diferença entre adquirir um livro novo – néos e outro novo – kainós? A resposta seria: para o ato de adquirir um livro recém impresso, o grego usa néos, e para o fato de adquirir um livro conservado, kainós, O exemplo poderia ser ampliado para um carro néos e o carro kainós, um terno néos e outro kainós.

As passagens de São João 13:34; I João 2:7 e 8 e II João 5, têm sido mal interpretadas pelos protestantes e por outros opositores dos Dez Mandamentos, por afirmarem que Cristo dando um novo mandamento, automaticamente estava anulando a lei que foi dada no Monte Sinai. A língua grega não autoriza tal interpretação, desde que nestes versos o adjetivo kainós não significa novo no tempo, recente, mas novo na forma ou qualidade.
Unknown disse…
Meus amados,sou nova convertida em Cristo Jesus,antes de escolher doutrinas pedir entendimento ao senhor e comecei a ler a bíblia,sem restrições de homens e sim do senhor Jesus, e pelo o meu atendimento os nossos antepassados eram escravos da lei e libertos pela graças nós não ficamos sem mandamentos pois os mandamentos se resume em dois,amar a Deus sobre todas as coisa é amor ao próximo como a se mesmo. Se você crer e obedecer os seus mandamentos estarão no caminho da salvação. Não afimarei que serão salvo porque quem salva é o senhor. Em questão de quem dizem se a lei for abolida e podemos matar,roubar e adúlteras, meus irmãos Jesus nos deixou livres para escolhemos o nosso caminho, podemos escolher o pecado que leva a morte ou então a obediência que leva a justiça. Não estou falando para matar a fé de ninguém pois cada um escolhe o que é certo aos olhos de Deus e se eu por ser nova convertida estiver errada que o senhor Jesus Cristo me corrija com o tempo e entendimento que ainda tenho que adquirir.mas tudo que faço é pra honra e logria do senhor Jesus Cristo. Amém.
Unknown disse…
Bom foram boas discurções as que vi, mas meus amados que sejamos abençoados por Deus e que ele nos derrame o seu santo espirito nos batizando a cada dia e nos fazendo novos (neós ou kainós) em cristo jesus. Mas que possamos estudar as escrituras sagradas e seguilas como regra unica de fé, e que possamos saber que o velho e o novo testamento se abração e comungam entre si e que possamos entender que a lei de Deus possa até não nos salvar mas se amamos a Deus quardaremos seus mandamentos por amor, mas se alguem achar no intimo de seu coração que quardar a lei de DEUS é um fardo, então ore a DEUS e se entreque a ele, e o mais ele fará por cada um de nós. QUE DEUS ABENÇOE A TODOS
Unknown disse…
Para entendermos o motivo pelo qual a Lei dada a Moisés foi extinta do novo testamento, temos que entender o Amor de Deus por nós, se observar a bíblia a indignação de Jesus nunca foi com pecadores e sim somente com os que guardavam a lei e se baseavam na lei para se acharem justos diante de Deus.
Gálatas 2:21 Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde.

Paulo esta mostrando as gálatas que não é mais a lei que justifica o homem, não é o que você faz ou deixa de fazer que te justifica diante de Deus, e sim o que Jesus Fez.

Se você tem em si um sentimento de que porque você guarda o sábado, ou não come isto ou aquilo, e estas suas atitudes te tornam mais justo diante de Deus, você esta baseando a sua justificação pelas suas obras, e isto é um completo engano.

Se você guarda o sábado por que gosta e entende que NÃO É ISTO QUE TE JUSTIFICA diante de Deus, ok sem problemas, mas tudo o que você faz de obras suas, seja lá o que for que você classifica como sendo algo que te torne mais justo diante de Deus, quando você e eu fazemos isto estamos tornando a graça de Deus vã em nossas vidas.

A Salvação não é pelas suas boas obras, ou porque você guarda a Lei, a salvação é um favor imerecido que você nunca mereceu, foi dado a você por crer que Jesus morreu no meu e no seu lugar, se você crer nisto você é salvo sem fazer absolutamente nada.

O pecado é uma obra humana, uma vez que você nasceu de novo não tem mais como perder a salvação, pois se você acredita que perde a salvação também esta tornando vã a graça de Deus, pois os que acreditam que se perde a salvação eles alegam que se você se arrepender e pedir perdão a Deus novamente ai ele te salva novamente, ai então você poderá dizer:

"A primeira vez eu fui salvo pela Graça, mas a segunda a terceira e quarta e a quinta... rs fui salvo por que me arrependi dos meus pecados e pedi perdão a Deus.”

Sendo assim isto já não seria mais graça, graça é favor imerecido, você não recebe por que se arrependeu, recebe por que crê que ele já te perdoou por todos os seus pecados que foram pagos por Jesus na cruz.

A sua base de justiça não é mais a Lei e sim a Graça, o favor imerecido, e quando temos revelação disto o pecado não tem mais poder em nossas vidas. Pois somos justificados em Cristo, Deus não olha para mim, ele olha para o meu Justificador que é Jesus, se você crer e confessar que Jesus morreu no seu lugar você recebe tudo isto de Graça, e o fruto disto será abandonar o pecado.
Gilson Medeiros disse…
Prezados, não posso aceitar nenhuma doutrina que invalide a Lei dos 10 Mandamentos, escritas com o dedo de Deus.

Em nenhum lugar da Bíblia se diz que a graça invalidou (ou substituiu a Lei dos 10 Mandamentos)... e o Apocalipse está ai para provar isso (Ap. 14:12; 12:17).

Um abraço
Gilson.
Anônimo disse…
São tantas discussões pelo que é óbvio, o Senhor Jesus disse que não veio abolir os mandamentos. As pessoas perdem tanto tempo discutindo por algo que está claro na palavra de Deus, mas creio que isso ocorra devido um único mandamento - guardar o sábado - não sei onde as pessoas leram que esse dia deixou de ser o dia que o Senhor escolheu. Então justifica- se que hoje vivemos debaixo da graça, amém, também creio assim, mas a graça não nos dá o direito de desobedecer.
MINISTRO DO EVANGELHO LENILSON BOTÊLHO, O MINISTRADOR SOUSA DO FACE E PROJETO :IDE E EVANGELIZAI. disse…
ESTUDANDO A SANTA SACRA PALAVRA,A BÍBLIA SAGRADA;INSPIRADA POR DEUS.DE ACORDO COM A APOCALIPSE14:12 E 12:17 ,INSPIRADO PELO ESPIRITO SANTO,CHEGUEI NA CONCLUSÃO QUE PRECISAMOS TANTO DA LEI DE DEUS,COMO DE SUA GRAÇA ATRAVÉS DO TESTUMUNHO DE JESUS NOSSO SENHOR E SALVADOR.PORTANTO,O INIMIGO ESTÁ FURIOSO COM OS DESCENDENTES DE DEUS: OS QUE GURDAM OS MANDAMENTOS DE DEUS, QUE É ALEI NÃO CEROMÔNIAS MAS, A LEI DOS DEZ MANDAMENTOS, E O TESTEMUNHO DE JESUS, QUE É A FÉ E GRAÇA.
ENTÃO, QUE FIQUE BEM CLARO, O FIM DA LEI DOS DEZ MANDAMENTOS A LEI DE DEUS, É A OBEDIÊNCIA À ELA.E QUE TAMBÉM FIQUE CLARO QUE SEREMOS SALVOS POR JESUS CRISTO.
JÁ DIZ A PALAVRA DE DEUS:SE A LEI E O TESTEMUNHO, NÃO ANDAREM JUNTOS, NÃO VERÃO A ALVA.
Anônimo disse…
Amados irmãos, as pessoas que buscam em tentar anular a lei são aquelas que não querem ser subordinadas a autoridade do criador.se Jesus afirmou que e mais fácil passar o ceu e a terra passem nem um i ou um til passará até que tudo se cumpra. Outro jeito de entender sobre a Santa lei e que haverá um julgamento e a lei e a norma do julgamento Tiago 2:12 e para finalizar quando Deus instrui Moisés a respeito do santuário que era para fazer conforme o modelo que foi mostrado, a arca tinha que ser semelhante a verdadeira êxodo 25:40 apocalipse 11:19 .
Unknown disse…
Olá professor. Você poderia me mostra algum texto bíblico, frase ou parágrafo escrito por algum profeta, apostolo, evangelista que estabeleça claramente a diferenciação de leis?
Gilson Medeiros disse…
Respondendo à solicitação de "Teologia Simples", segue o link de um estudo completo sobre o tema:

http://prgilsonmedeiros.blogspot.com.br/2008/05/as-leis-da-bblia.html

Um abraço
Gilson.
Elza Santos disse…
Claro!O amor é a nota tônica do caráter de Deus.E isto está implícito e explícito nos Dez Mandamentos.Só não ver quem não quer.Jesus, qdo criança ainda,ensinou aos Doutores da Lei como cumpri-la:na prática!O fato de nós cristão não pratica-la como realmente deveria ser, não justifica a sua extinção,muito pelo contrário, nos lembra que a cada dia devemos ir a Cristo,nos tornarmos mais semelhantes a Ele e,como fruto desse relacionamento,sermos transformados de glória em glória até à Sua estatura,amando a Deus acima de todas as coisas,e aproximo como a nós mesmos.A Lei que regia o céu(e ainda hoje rege)é a dos 10Mandamentos.O mundo está o cais que está porque a Lei de Deus é quebrada dia após dia.Afinal os homens matam,roubam,são invejosos,desonram seus pais,aduteram e,o que é pior, colocam a criatura acima do Seu Criador.Alias já "mataram" Deus várias vezes, excluindo-O completamente de Sua função como Criador(afinal,dizem eles,"somos"frutos de uma explosão e "viemos do macaco).Temos esse caos no mundo hoje por causa da transgressão:foi a inveja que fez 1/3 dos anjos virarem demônios.Foi a desobediência que fez a morte vir sobre nós.
Jesus veio a este mundo não só para nos salvar,mas para escancarar ao mundo todo o caráter de Deus que é santo,justo e bom, assim como Sua Lei é Santa,justa e boa.
A lei do SENHOR é perfeita, e revigora todo o ser. As palavras que vêm do SENHOR são dignas de confiança, e transformam os mais humildes em sábios.…
Romanos7:12De maneira que a Lei é santa, e o mandamento, santo, justo e bom.
Portanto, que concluiremos? A Lei é pecado? De forma alguma! De fato, eu não teria como saber o que é pecado, a não ser por intermédio da Lei. Porquanto, na realidade, eu não haveria conhecido a cobiça, se primeiro a Lei não tivesse dito: “Não cobiçarás”.Rom7:7)Encherga evangélicos!
Janete disse…
Ótimos comentários. No meu simples entendimento, concordo que a Lei de Deus (10 Mandamentos) é eterna e imutável. O que O Senhor Jesus veio fazer, foi criar nele mesmo um novo homem (Efésios 2:15). Agora esse novo homem tem Uma nova perspectiva sobre os mandamentos de Deus... Por Isso Jesus disse Para Nicodemos sobre o nascer de novo.
Janete disse…
Ótimos comentários. No meu simples entendimento, concordo que a Lei de Deus (10 Mandamentos) é eterna e imutável. O que O Senhor Jesus veio fazer, foi criar nele mesmo um novo homem (Efésios 2:15). Agora esse novo homem tem uma nova perspectiva sobre os mandamentos de Deus... Por isso Jesus disse para Nicodemos sobre o nascer de novo.