É comum me enviarem e-mails ou comentários questionando a guarda do sábado do Senhor, e utilizando versos do NT que falam sobre a "abolição" da lei.
Este tipo de equívoco se dá devido à salada teológico-doutrinária que algumas denominações fazem na cabeça de seus membros, levando-os a distorcerem a Bíblia e compreendê-la de forma errada. Sabemos muito bem que é "mestre" nesta tarefa (cf. Mateus 4).
Um dos textos citados é Efés. 2:15:
Este tipo de equívoco se dá devido à salada teológico-doutrinária que algumas denominações fazem na cabeça de seus membros, levando-os a distorcerem a Bíblia e compreendê-la de forma errada. Sabemos muito bem que é "mestre" nesta tarefa (cf. Mateus 4).
Um dos textos citados é Efés. 2:15:
"aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz"
Um rapaz me enviou a questão, dizendo que a namorada estava analisando a pontuação do verso, e se perguntando que "ordenanças" eram estas que foram abolidas. Seria uma referência de Paulo à lei moral (os 10 Mandamentos) ou às leis cerimoniais?
Como esta dúvida deve ser comum a outras pessoas, resolvi colocar aqui um esboço da resposta que enviei para o e-mail do meu caro companheiro de blogagem...rsrs
Olá, XXX.
Sua namorada, que gosta de gramática, como vc disse, precisar atentar primeiro para a diferença entre o Português e o Grego bíblico. A língua na qual foi escrita o Novo Testamento não trazia pontuação nem separação entre as palavras, as quais foram colocadas posteriormente. Portanto, não podemos basear uma concepção apenas na pontuação do texto em Português, sem antes conferir como ele está na língua original. Este mesmo problema ocorre, por exemplo, em Lucas 23:43.
Quanto a Efés. 2:15, temos o seguinte:
Não se pode compreender corretamente um verso sem obervar o que o autor disse antes e depois. Veja o que Paulo disse no v. 11:
"Portanto, lembrai-vos de que, outrora, vós, gentios na carne, chamados incircuncisão por aqueles que se intitulam circuncisos, na carne, por mãos humanas".
É aqui que ele inicia o pensamento que é concluído no v. 16:
"e reconciliasse ambos em um só corpo com Deus, por intermédio da cruz, destruindo por ela a inimizade".
É fácil verificar qual era o tema do "discurso" de Paulo: a inclusão dos gentios como sendo parte do povo de Deus na Nova Aliança. Ou seja, a partir de Jesus, não seriam apenas os judeus que fariam parte do povo de Deus, mas TODOS aqueles que entregassem suas vidas ao Salvador, Jesus. Por algum tempo, alguns discípulos (inclusive Pedro) continuaram crendo que os gentios (os povos não-judeus) que se convertessem deveriam continuar obedecendo as "ordenanças" judaicas, ou seja, praticar os rituais do judaismo, em especial a circuncusão. Foi necessário que ocorresse um Concílio em Jerusalém para que estes pensamentos fossem combatidos (cf. Atos 15). Apesar de eles terem tomado o voto de não cobrarem dos gentios convertidos nada além do que realmente era importante, muitos ainda continuaram pensando que os rituais judaicos deveriam ser observadores por eles. A carta aos Gálatas é uma prova de que Paulo enfrentou duros debates sobre este tema (mesmo após o concílio de Jerusalém), e nesta carta ele chega a citar um momento de "discussão" que teve com Pedro sobre o assunto (cf. Gál. 2:11).
Portanto, o tema que Paulo estava ensinando em Efés. 2:11-16, como vemos no texto, era exatamente esta "liberdade" que os gentios convertidos receberam com relação aos antigos rituais judaicos que prenunciavam a chegada do Messias (em especial, as festas de sacrifício - Lev. 23 - e a circuncisão).
O texto mostra que os 10 mandamentos não eram o alvo da declaração de Paulo, pois ele mesmo cita em Efés. 6:2 um dos 10 mandamentos, mostrando que eles tinham total validade para os crentes da Nova Aliança.
Seria uma incoerência absurda de Paulo dizer no capítulo 2 que os 10 mandamenos foram "abolidos", e citar logo seguida o 5º mandamento como sendo importante no trato entre pais e filhos. Não acha?!
Concluindo, em Efés. 2:15 Paulo está dizendo que as ordenanças judaicas perderam o sentido para os gentios convertidos, pois estes baseiam sua fé em algo muito mais importante e eficaz: o sacrifício de Jesus na cruz. A passagem nada tem que ver com os 10 Mandamentos, que Paulo considerava como sendo válidos para todos os crentes em Jesus.
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A distinção entre a lei moral e a lei cerimonial é muito clara na Bíblia. Infelizmente, muitos pregadores evangélicos da atualidade insistem em não admitirem este fato, e usam passagens isoladas para defenderem a ideia absurda (e diabólica!) de que a Lei Moral de Deus passou.
Graças ao bom Deus, que concede iluminação do Espírito Santo a todo inquiridor sincero e humilde, que esteja disposto a ter seus olhos abertos e poder contemplar a beleza da obediência aos reclamos da Sua santa, imutável e eterna Lei Moral!!!
"Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos" (Tiago 2:10).
Comentários
Abração!
Um abraço.
Gostaria de acrescentar um pensamento acerca da lei moral estar ainda em vigor.
Aos olhos de Deus, eu posso me dirigir a qualquer pessoa que defenda que a lei moral não vigora mais e assassiná-la? Aos olhos de Deus posso usar de mentira para com essa pessoa no sentido de enganá-la? Aos olhos de Deus posso tomar a esposa dessa pessoa como minha mulher?
A resposta às três perguntas é NÂO! E porquê? Porque a lei moral ainda está em vigor! Se não estivesse, eu poderia fazer todas aquelas ações atrás descritas que elas não estariam erradas, não lhe parece?
Abraço.
Obrigado!
São,portanto,segundo a lei dos homens
passiveis de punição(prisão),já que fazem opologia do crime.
Digo a verdade em Cristo, ainda que muito estudam, se esforçam, continuam como os sacerdotes, que se diziam ser doutores da lei mas não lhes era aberto os olhos pra verem aquele, que tanto eles como os profetas quizeram ver.
Veja como tropessam, e não conseguem absorver dentro de si o verdadeiro sentido do que é Amar o próximo como a ti mesmo.
Toda biblia se resume, e depende deste mandamento para que seja cumprida. Nem o primeiro mandamento é possivel cumprir, se primeiro não amar seu próximo, pois para amar a Deus devemos primeiro amar nosso próximo, pois do contrario somos mentirosos, pois ja disse um dos apostolos que se não amo a quem eu vejo como poderia amar a quem não vejo.
Então não matar, não roubar, não adulterar, todos estes só serão cumprido se dentro de voçe existir o amor. Jamais um cristão realmente convertido dira o que muitos dizem, necessario se faz nascer de novo,terem uma nova vida, uma nova conciencia, para que se por ventura cometer algum pecado, este seja involuntário, para que seje perdoado, é como matar, sabemos que todos somos capaz de cometer este pecado, na hora da ira, e é desta forma que somos perdoados, porque se cometemos involuntariamente este sera perdoado, pois o Espirito nos convençe e produz em nos o arrependimento, e é assim de confissão em confissão, de arrependimento em arrependimento, pois sempre vamos cometer pecado, e assim herdar vida eterna.
Quantas estripulias os antinomistas não são capazes de produzir em suas teses furadas a fim se justificarem!
O arrazoado do Filipe procede,e tem nexo.Já o seu é o conhecido e vulgar nhem, nhem,nhem.
Se vc não sabe é bom saber:as leis estão presentes no mundo físico e espiritual,não podemos prescindi-las.Por que?
Porque são necessárias,sem elas não se consegue governar, administrar, existir(tanto físico com espiritual)organizar,subsistir,manter a ordem...etc.
Não confunda as coisas,pois AMAR é
cumprir a lei das duas tábuas,pois a primeira dize-nos de nosso amor para com DEUS,já na segunda,dize-nos de nosso amor para com os nossos semelhantes.Portanto, amar ao próximo não é apenas verborragias da boca para fora,e sim,fato,práticas,vivenciadas em nossas vidas diariamente,prática diária.E como ele disse.
Não confunda:Graça é o poder de DEUS para fazer por nós aquilo que nós não podemos fazer por nós mesmos,e não liberdade para pecar,ou a falta de compromisso para com DEUS.Ninguém tem licença para pecar,pois é a LEI que o qualifica como transgressor, pecador.Se não houvesse a LEI moral, não haveria pecador,e a graça seria desnecessária.
Sei que o inimigo já fez uma lavagem cerebral na maioria da humanidade,e nem mesmo que ressuscitasse alguém dos mortos,ainda assim, não creriam nele.
Quanto a lei do antigo pacto, e nossas leis governamentais, elas não foram criadas por causa dos justos e sim por causa dos injustos, se todos fossem justos ela simplesmente não existiria.
Eu entendo que quando o Messias disse, "Eis que um novo mandamento vos dou" o que era velho se passou, não teria porque Ele dizer" novo" se ja existia no velho.
Como disse antes a lei é para os injustos, hoje não podemos confessar que somos injustos perante Deus, no conceito humano sim, porque somos e sempre seremos pecadores, mas pra Deus Não, porque Ele morreu levando consigo minhas injustiças, passadas, presentes e futuras, diante deste entendimento a lei não vigora sobre mim, porque não mais sou contado como injusto.Deus não ve mais minhas imperfeições pra Ele eu sou e sempre serei perfeito, porque Ele se fez perfeito há meu favor.
Tendo este entendimento, não estou de maneira nenhuma me dando liberdade para pecar, do contrario eu nasci para me tornar um homem novo, buscando minha santidade todos os dias, pois é assim que Ele foi Santo
Qual então a diferença entre mim e voçe, voçe observa os dez mandamentos, e tenta ser dirigido por ele, e talvez os cumpra. Eu ja digo que não os tenho mais,como regra, e talvez o meu cumprimento seja mais exelente do que o teu, porque sou como os gentios que sem a lei cumpria os mandamentos, muito melhor que muitos Judeus.
Não quero de maneira nenhuma que me enterprete mau meus comentarios, pois do contrario, estariamos nos afastando do foco, que é conhecer os designos de Deus para nossa vida. Pois acredito que foi para isto mesmo que criaram este blog, poder livremente expessar nossos entendimentos.
Mesmo batizados, nascidos novamente. O pecado é inerente de nós, até que Jesus volte e nos revista de incorruptibilidade. O máximo que conseguimos é pecar menos, e não deixar o pecado em si. Você não entende que não somos merecedores dessa Graça ? E nada faz os seus pecados serem menos piores que os meus, porque não existe grau de ruindade de pecado.
Gostei muito de ler a discussão e os diferentes pensamentos, pois crescemos nisso. Tenho para mim duas coisas importantes: O cuidado de não afastar alguém de uma pura verdade por meio de meu trato com ela, e segundo, o de colocar de lado o meu opinar preferindo usar como base a verdade e o "Está escrito...".
Permita-me adicionar algo que creio que muitos leitores desse blog saibam, que quando Jesus disse "novo", Ele estava se referindo a algo presente no antigo testamento. Na verdade, Ele cita Dt 6:5 e Lv 19:18.
Porque Ele disse então ser novo? Porque na vida prática deles, aquilo era uma novidade. Jesus em outro momento disse algo que parece, para alguns, contradizer Paulo: Em Mateus 23:23: "os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e o fé". Queridos, a Lei não é contrária a nenhum atributo ou dom de Deus.
"De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem". Ec 12:13
Deus os abençoe :)
As passagens de São João 13:34; I João 2:7 e 8 e II João 5, têm sido mal interpretadas pelos protestantes e por outros opositores dos Dez Mandamentos, por afirmarem que Cristo dando um novo mandamento, automaticamente estava anulando a lei que foi dada no Monte Sinai. A língua grega não autoriza tal interpretação, desde que nestes versos o adjetivo kainós não significa novo no tempo, recente, mas novo na forma ou qualidade.
Gálatas 2:21 Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde.
Paulo esta mostrando as gálatas que não é mais a lei que justifica o homem, não é o que você faz ou deixa de fazer que te justifica diante de Deus, e sim o que Jesus Fez.
Se você tem em si um sentimento de que porque você guarda o sábado, ou não come isto ou aquilo, e estas suas atitudes te tornam mais justo diante de Deus, você esta baseando a sua justificação pelas suas obras, e isto é um completo engano.
Se você guarda o sábado por que gosta e entende que NÃO É ISTO QUE TE JUSTIFICA diante de Deus, ok sem problemas, mas tudo o que você faz de obras suas, seja lá o que for que você classifica como sendo algo que te torne mais justo diante de Deus, quando você e eu fazemos isto estamos tornando a graça de Deus vã em nossas vidas.
A Salvação não é pelas suas boas obras, ou porque você guarda a Lei, a salvação é um favor imerecido que você nunca mereceu, foi dado a você por crer que Jesus morreu no meu e no seu lugar, se você crer nisto você é salvo sem fazer absolutamente nada.
O pecado é uma obra humana, uma vez que você nasceu de novo não tem mais como perder a salvação, pois se você acredita que perde a salvação também esta tornando vã a graça de Deus, pois os que acreditam que se perde a salvação eles alegam que se você se arrepender e pedir perdão a Deus novamente ai ele te salva novamente, ai então você poderá dizer:
"A primeira vez eu fui salvo pela Graça, mas a segunda a terceira e quarta e a quinta... rs fui salvo por que me arrependi dos meus pecados e pedi perdão a Deus.”
Sendo assim isto já não seria mais graça, graça é favor imerecido, você não recebe por que se arrependeu, recebe por que crê que ele já te perdoou por todos os seus pecados que foram pagos por Jesus na cruz.
A sua base de justiça não é mais a Lei e sim a Graça, o favor imerecido, e quando temos revelação disto o pecado não tem mais poder em nossas vidas. Pois somos justificados em Cristo, Deus não olha para mim, ele olha para o meu Justificador que é Jesus, se você crer e confessar que Jesus morreu no seu lugar você recebe tudo isto de Graça, e o fruto disto será abandonar o pecado.
Em nenhum lugar da Bíblia se diz que a graça invalidou (ou substituiu a Lei dos 10 Mandamentos)... e o Apocalipse está ai para provar isso (Ap. 14:12; 12:17).
Um abraço
Gilson.
ENTÃO, QUE FIQUE BEM CLARO, O FIM DA LEI DOS DEZ MANDAMENTOS A LEI DE DEUS, É A OBEDIÊNCIA À ELA.E QUE TAMBÉM FIQUE CLARO QUE SEREMOS SALVOS POR JESUS CRISTO.
JÁ DIZ A PALAVRA DE DEUS:SE A LEI E O TESTEMUNHO, NÃO ANDAREM JUNTOS, NÃO VERÃO A ALVA.
http://prgilsonmedeiros.blogspot.com.br/2008/05/as-leis-da-bblia.html
Um abraço
Gilson.
Jesus veio a este mundo não só para nos salvar,mas para escancarar ao mundo todo o caráter de Deus que é santo,justo e bom, assim como Sua Lei é Santa,justa e boa.
A lei do SENHOR é perfeita, e revigora todo o ser. As palavras que vêm do SENHOR são dignas de confiança, e transformam os mais humildes em sábios.…
Romanos7:12De maneira que a Lei é santa, e o mandamento, santo, justo e bom.
Portanto, que concluiremos? A Lei é pecado? De forma alguma! De fato, eu não teria como saber o que é pecado, a não ser por intermédio da Lei. Porquanto, na realidade, eu não haveria conhecido a cobiça, se primeiro a Lei não tivesse dito: “Não cobiçarás”.Rom7:7)Encherga evangélicos!