O que está acontecendo com os líderes cristãos?

Hoje me deparei com outra acusação de crime cometido por um líder religioso no Brasil. Desta vez, um pastor está sendo acusado de tramar a morte de sua ex-nora... detalhe: ele era consagrado em sua denominação por ser Doutor em Filosofia, formado em Direito, e palestrar exatamente sobre como "ir para o céu de forma pacífica" (veja mais detalhes aqui).

Ultimamente tem sido muito comum este tipo de noticiário "policial" envolvendo líderes religiosos... por exemplo:

- Médium famoso é acusado de diversos abusos sexuais
- Guru religioso é acusado de abuso sexual e estupro
- Pastor é preso por prometer cura em troca de sexo
- Na Bahia, pastor é preso acusado de abuso sexual
- Igreja católica na PB terá de pagar R$ 12 milhões por exploração sexual
- Ex-freiras acusam padre de abuso sexual e lavagem cerebral
- Pastor e bispo são acusados de estelionato

ufa!

Esses são apenas alguns exemplos mais recentes...

É uma pena que notícias como essas tenham se tornado tão frequentes, porque isso produz na sociedade (e vejo a comprovação no trabalho e entre familiares) um sentimento de repulsa à liderança religiosa de um modo geral... ou seja, na cultura popular tem se fortalecido a ideia de que TODO PASTOR É LADRÃO... TODO PADRE É PEDÓFILO... TODO PAI-DE-SANTO É ENGANADOR.... o que é um erro, pois não se deve generalizar uma situação pontual. Afinal, existem pastores dedicados, padres abnegados e pais-de-santo zelosos de sua fé.

O que eu gostaria de refletir é no sentido de que um LÍDER também é um PECADOR, ou seja, ele também é uma "ovelha fedida". Por mais que uma pessoa aparente uma espiritualidade forte ou uma vida religiosa "exemplar", deve-se ter em mente que o pecado é inerente ao ser humano, isto é, nunca nos livraremos dessa natureza pecaminosa, enquanto estivermos vivendo neste mundo de pecados.

Um líder é alguém que tem responsabilidades que exigem dele um comportamento mais dedicado, pois um pecado cometido por um líder trará muito mais "escândalo" ao Evangelho do que o mesmo pecado cometido por um membro "simples". Nas palavras de JESUS:

"Ai do mundo, por causa das coisas que fazem tropeçar! É inevitável que tais coisas aconteçam, mas ai daquele por meio de quem elas acontecem!" - Mateus 18:7 (NVI).

Do ponto de vista da graça, tanto os líderes quanto os liderados necessitam continuamente de estarem ligados à Videira para receberem as bênçãos do Evangelho em suas vidas. Não é porque uma pessoa está em posição de liderança, que ele necessita MENOS de uma comunhão constante com o Senhor... pelo contrário! Quanto mais subirmos nos degraus da liderança cristã, mais carentes estaremos de uma comunhão permanente e verdadeira com a Fonte de todo o poder.

Já disse alguém que o meio mais eficaz de se confirmar o caráter de uma pessoa é dando a ela PODER ou DINHEIRO... e isso tem sido notado na vida de muitos líderes cristãos e não cristãos.

Lembro de um professor do Seminário que acrescentava outro motivo além desses 2 acima, para a queda de pastores: SEXO.

Ou seja, um líder estará constantemente sendo assediado pelo inimigo para que caia na tentação do pecado, e assim escandalize a Igreja e o Evangelho, especialmente nestes três pontos: PODER, DINHEIRO ou SEXO.

E parece que os noticiários que estamos assistindo têm confirmado isso... os líderes de hoje estão cada vez mais caindo nos mesmos pecados que outros caíram no passado... Davi, por exemplo. Caiu no pecado do adultério... e isso lhe trouxe terríveis consequências.

Concluindo...

Como liderados, precisamos entender que nossos líderes são humanos, pecadores, e cheios de defeitos. Devemos apoiá-los em suas obras, orando por eles, e certos de que a graça do Senhor também estará disponível para eles, caso caiam e se arrependam.

Como líderes, necessitamos de uma dose extra de HUMILDADE diária, evitando toda aparência do mal, e toda minúscula brecha que a tentação possa querer introduzir em nossa vida... e se cairmos, devemos também suplicar a misericórdia do Senhor (como fez Davi no Samo 51, por exemplo), e nos levantarmos para prosseguirmos na caminhada rumo ao Céu.... sabendo que, em alguns casos, haverá o peso da Justiça Humana também sobre nossas cabeças.

Em suma, nunca esqueçamos que...

"... onde o pecado abundou, superabundou a graça" - Romanos 5:20


veja também:

- Líderes abandonados
- Resgatando ex-ovelhas
- Como a ovelha vê o pastor
- A difícil tarefa de buscar a ovelha perdida




Comentários

A.K.R disse…
É lamentável o que tem acontecido com alguns líderes cristãos. Mas devemos focar nossos olhos no alvo certo: Jesus. E devemos orar pelos líderes, já que os dias são maus e estamos no tempo do fim. Muito bom o texto!