Como deve ser um Cidadão do Céu?


Acho que é quase unânime o pensamento de que o livro dos Salmos é uma fonte de belas poesias, canções, reflexões... especialmente para aqueles que creem que suas palavras foram inspiradas... eu creio!

Também é muito provável que a maioria de nós têm nos Salmos aquele pedacinho especial das Escrituras... aquele que recitamos de cor com facilidade. Aliás, a própria expressão "saber de cor" vem do francês “savoir par coeur”, ou seja "saber através do coração".

O Salmo 23 deve ser quase uma unanimidade, mas eu também gosto do Salmo 1, do 119 (nunca consegui decorá-lo...rsrsrs) e do 15... ah o 15! 

Este Salmo é uma profunda reflexão sobre a verdadeira RELIGIÃO QUE AGRADA A DEUS.

Alguns até poderiam dizer que se trata de um Salmo "legalista", baseado unicamente em obras... mas... tá na Bíblia! rsrsrsrs

Vou usar a tradução da NVI (Nova Versão Internacional), apesar de que a minha preferida é a ARA (Almeida Revista e Atualizada).

Salmos 15 
1 Senhor, quem habitará no Teu santuário? Quem poderá morar no Teu santo monte?
2 Aquele que é íntegro em sua conduta e pratica o que é justo, que de coração fala a verdade
3 e não usa a língua para difamar, que nenhum mal faz ao seu semelhante e não lança calúnia contra o seu próximo,
4 que rejeita quem merece desprezo, mas honra os que temem ao Senhor, que mantém a sua palavra, mesmo quando sai prejudicado,
5 que não empresta o seu dinheiro visando lucro nem aceita suborno contra o inocente. Quem assim procede nunca será abalado!

Às perguntas do salmista ("quem habitará no Teu santuário?" e "quem habitará no Teu santo monte?") é apresentada uma série de características de um verdadeiro CIDADÃO DO CÉU. 

Sempre que leio esta descrição, me faço um questionamento:
- Onde, Senhor, estou errando mais, para que a Tua ajuda possa me direcionar?

"Aquele que é íntegro em sua conduta, e pratica o que é justo"
- como tenho me comportado no trabalho, na família, no trânsito (que é onde nosso caráter verdadeiramente se revela)?
- tenho agido de forma justa para com meus companheiros? E com meus funcionários/empregados, tenho sido justo e íntegro no pagamento do seu salário?
- na escola, sou um aluno que inspira respeito e confiança, ou sou mais um que passa "se arrastando" (na cola)?
- a pornografia tem conseguido espaço em minha vida?
- na política, tenho escolhido pessoas íntegras e honestas, ou me deixo levar pela paixão apenas?
- sou justo com meus irmãos da igreja, em todos os aspectos?

"Aquele que de coração fala a verdade"
- as pessoas me veem como alguém de confiança?
- minha família sabe que pode confiar em mim, ou vivo em mentiras?

"Aquele que não usa a língua para difamar"
- sou uma pessoa que sabe guardar segredos, ou estou entre os primeiros a "devorarem a carne" daqueles que cometem algum erro?
- nas reuniões de comissão, sou o que sempre tem algo de ruim para falar das pessoas, ou meu comportamento é mais de orar e aconselhar o meu irmão faltoso?
- amo as fofocas da Internet sobre as celebridades?
- meus colegas de trabalho sempre me procuram para contar as novidades da semana, especialmente com relação a outras pessoas?

"Aquele que nenhum mal faz ao seu semelhante"
- isso vale também para aquelas vezes em que estaciono irregularmente? ou quando não dou preferência para o outro veículo? ou quando faço uma conversão sem usar a seta?
Misericórdia, Senhor!!!

"Aquele que não lança calúnia contra o seu próximo"
- já inventei mentiras contra alguém, para manchar a sua honra?
- sei que a pessoa não cometeu determinado erro, mas minto para prejudicá-la e me aproveitar da situação?

"Aquele que rejeita quem merece desprezo"
- nas eleições eu escolho um candidato por sua história íntegra de vida, ou fecho os olhos para o "maucaratismo" dele, apenas por ser do meu partido do coração?
- idolatro algum artista de TV (ou cantor "gospel") só por sua habilidade, mas sem levar em conta também a sua vida pervertida e afastada de Deus?
- sou fanático por determinado jogador do meu esporte favorito, mesmo sabendo que ele vive nas drogas, farras e promiscuidade?

"Aquele que honra aos que temem ao Senhor"
- valorizo as pessoas pelo que elas são, espiritualmente falando?
- mesmo que a pessoa não tenha posses, dons, beleza física... mas se ela é uma pessoa consagrada, que busca manter-se fiel a Deus... então me sinto bem em estar ao seu lado?

"Aquele que mantém a sua palavra, mesmo quando sai prejudicado"
- depois que dou minha palavra, não volto atrás, mesmo se depois eu descobrir que poderia ter feito diferente?
- se assumo uma responsabilidade (no trabalho, na família, na igreja) vou até o fim para desempenhar minha tarefa, mesmo que eu seja sobrecarregado pelo fardo que outros me colocarem?

"Aquele que não empresta o seu dinheiro visando lucro"
- adoro participar dessas pirâmides financeiras que extorquem dinheiro dos meus irmãos, mesmo sabendo que eles não vão recuperar o que investirem?
- se alguém precisar de mim financeiramente, só ajudo se eu for ganhar algo em troca?

"Aquele que não aceita suborno contra o inocente"
- sei que meu colega não praticou o que dizem que ele fez, mas se for para me promover ou ganhar um aumento, prefiro ficar calado e deixar o pobrezinho se dar mal?
- vendo meu voto para um político corrupto, e até trabalho para ele na eleição, porque me prometeram um empreguinho sem que eu precise trabalhar ou fazer concurso?

pois é...

parece algo inatingível...

mas... o melhor é o final do Salmo:
"Quem assim procede, nunca será abalado".

Não é bem uma resposta à pergunta do verso 1... ou seja, não há uma preocupação em, APENAS, dizer quem será um cidadão do Céu.

O Salmo encerra dizendo que as pessoas que agem da forma descrita no Salmo 15, não só herdarão o Reino de Deus e serão moradores do Santo Monte e do Santuário, mas, também, viverão de forma INABALÁVEL aqui nesta terra.

Uau!






Comentários

Anônimo disse…
Um dúvida: a pessoa que pratica esses ensinamentos, um judeu ou um muçulmano, por exemplo, herdará o céu? Onde entraria aí a salvação pela graça?

Willy.
Gilson Medeiros disse…
Olá, Willy.

Segundo creem os Adventistas, a salvação é unicamente por meio da fé em Cristo, o que, a princípio, "excluiria" as religiões que não professam Jesus como Salvador do homem.

Entretanto, os Adventistas também creem que a palavra final em matéria de salvação vem de Deus, e somente Ele sabe se alguém será ou não salvo, ao final.

Um abraço
Gilson.