Por que creio no ministério de Ellen White?

Tenho observado um crescente desinteresse dos Adventistas pelo estudo dos livros do Espírito de Profecia, escritos por Ellen Gould White, apesar de a Igreja, especialmente aqui na Divisão Sul-Americana, promover nos últimos anos algumas facilidades para a aquisição de livros, barateando-os ao máximo. 

Existem algumas Uniões, como a Nordeste, por exemplo, que também promovem anualmente campanhas de incentivo à leitura do Espírito de Profecia, com livros a menos de R$ 5,00.

Mas, mesmo assim, parece que os Adventistas da atualidade perderam um pouco o respeito e o interesse pelos estudos dos livros do Espírito de Profecia... o que é uma pena!

Ao longo destes anos como crente na mensagem Adventista, tenho percebido que a firmeza na fé e a solidez da vida espiritual estão intimamente ligados com o estudo das mensagens proféticas que Deus revelou ao Seu povo remanescente destes últimos dias.

Devemos sempre evitar os DOIS EXTREMOS:

1 - Considerar os escritos de Ellen White como funcionando num nível "canônico" idêntico ao das Escrituras, ou mesmo acima delas.
2 - Ou considerá-los como literatura cristã comum.


Que relação os livros de Ellen White têm para com as Escrituras?*

AFIRMAÇÕES:
1. Cremos que as Escrituras são a Palavra de Deus divinamente revelada e que são inspiradas pelo Espírito Santo.
2. Cremos que o cânon das Escrituras é composto apenas dos 66 livros do Velho e Novo Testamentos.
3. Cremos que as Escrituras são o fundamento da fé e a autoridade final em todos os assuntos de doutrina e prática.
4. Cremos que as Escrituras são a Palavra de Deus em linguagem humana.
5. Cremos que as Escrituras ensinam que o Dom de Profecia será manifesto na Igreja Cristã depois dos tempos do Novo Testamento.
6. Cremos que o ministério e escritos de Ellen G. White formam uma manifestação do Dom de Profecia.
7. Cremos que EGW foi inspirada pelo Espírito Santo e que seus escritos, o produto dessa inspiração, são aplicáveis e autoritativos, especialmente para os Adventistas do Sétimo Dia.
8. Cremos que os propósitos dos escritos de EGW incluem a direção na compreensão dos ensinos das Escrituras e a aplicação destes ensinos, com urgência profética, à vida moral e espiritual.
9. Cremos que a aceitação do Dom Profético de EGW é importante para o crescimento espiritual e unidade da IASD.
10. Cremos que o uso que EGW faz de fontes e assistentes literários encontra paralelo em alguns dos escritos da Bíblia.


NEGAÇÕES:
1. Não cremos que a qualidade ou grau de inspiração dos escritos de EGW seja diferente da Bíblia.
2. Não cremos que os escritos de EGW sejam uma adição ao cânon das Escrituras Sagradas.
3. Não cremos que os escritos de EGW funcionem como o fundamento e autoridade suprema da fé cristã, como as Escrituras.
4. Não cremos que os escritos de EGW possam ser usados como base de doutrina.
5. Não cremos que o estudo dos escritos de EGW possa ser usado para substituir o estudo das Escrituras.
6. Não cremos que as Escrituras possam ser compreendidas somente através dos escritos de EGW.
7. Não cremos que os escritos de EGW exauram o significado das Escrituras.
8. Não cremos que os escritos de EGW sejam essenciais para a proclamação das verdades das Escrituras à sociedade em geral.
9. Não cremos que os escritos inspirados de EGW sejam meramente produto de devoção cristã.
10. Não cremos que o uso que EGW fez de fontes e assistentes literários negue a inspiração de seus escritos.


* Conforme VOTO pela Associação Geral, em abril de 1980, com as alterações de 2/1983 (fonte: Centro White)

Para aqueles que desejam conhecer mais a fundo o que os Adventistas creem e ensinam sobre o ministério de Ellen White, eu recomendo a leitura da excelente obra do Dr. Herbert E. Douglass, Mensageira do Senhor, publicado pela CPB. Somente quem já leu este livro na sua íntegra tem autoridade moral para questionar os escritos de Ellen White.

No site do Centro White do Brasil também podemos encontrar vasto material sobre o assunto.

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::


“Crede no Senhor, vosso Deus, e estareis seguros; Crede nos Seus profetas e PROSPERAREIS...” (2Crôn. 20:20).

veja também:


Comentários

Thiago Falcão disse…
Também fico triste de ver a igreja desinteressada nos liros de Ellen G. White.

Eu que tenho pouco mais de 1 ano de batisado fico assustado com essa falta de interesse.
Anônimo disse…
OLHA , DIZER QUE ELEN NÃO ESCREVEU NADA QUE VALHA A PENA LER É EXAGERO, AGORA COLOCAR A INSPIRAÇÃO DE SEUS ESCRITOS EM PÉ DE IGUALDADE COM AS ESCRITURAS JÁ É DEMAIS. NINGUÉM MAIS , DEPOIS DO APOCALIPSE, ESCREVEU INSPIRADO PELO ESPÍRITO A CERCA DE COISAS ESPIRITUAIS.O QUE HÁ NA VERDADE SÃO LIVROS E MAIS LIVROS ESCRITOS POR AUTORES CRISTÃOS SÉRIOS,COMPROMETIDOS COM A PALAVRA DE DEUS, QUE SÃO INSTRUIDOS POR DEUS NA ELABORAÇÃO DE CONTEÚDOS E COMENTÁRIOS QUE COLABOREM PARA A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO.POR EXEMPLO, NEM TODOS OS SEUS COMENTÁRIOS, GILSON, EU ABSORVO, MAS EXISTEM AQUELES QUE SÃO CARREGADOS DE COERÊNCIA BÍBLICA.


NONATO MONTEIRO.
Maria Gonçalves disse…
Ao ler a carta de S.Paulo aos Hebreus diz lá que Deus falou aos antigos por meio de profetas mas nos últimos dias falou através do Filho. Se o Filho teve a última palavra através dos seus apóstolos porque é que Ellen White foi considerada pela igreja adventista como profetisa fora do tempo?Estamos nos últimos dias como dizia Ellen White e não há lugar para mais profetas.
Gilson Medeiros disse…
Prezada Maria Gonçalves, me parece que você desconhece o texto bíblico de Joel 2, repetido no discurso de Pedro em Atos 2.

Um abraço.
Gilson.
Maria Gonçalves disse…
Estive a ler Joel 2 e diz lá que Deus derramará o seu Espírito sobre toda a carne, isto é, todos serão tocados pelo Espírito Santo. Não haverá seleção de apenas uma única pessoa.Mas naqueles dias haverá prodígios no céu e na terra, sangue e fogo e colunas de fumo. Não consta que nos anos em que Ellen profetizou tenham ocorrido estes eventos. Portanto, trata-se de uma deficiente interpretação da vossa parte.
Gilson Medeiros disse…
Prezada Maria Gonçalves, respeito sua opinião, apesar de considerá-la totalmente equivocada.

Como meu objetivo não é debater teologia, porque isso não leva a nada, vou continuar crendo no ministério de Ellen White, pois não encontrei um único motivo para não crer.

Um abraço.
Gilson.
Gilson Medeiros disse…
Ah, Maria Gonçalves, esqueci um detalhe...

Os Adventistas não crêem que Ellen White foi a "única pessoa" a receber o dom de profecia, pois o texto que mencionei em Joel (que, aliás, você "pescou" só o que lhe interessava, não é mesmo?!) diz que "filhos e filhas" profetizariam nos últimos dias.

Portanto, cara Maria Gonçalves, se o Senhor achar necessário Ele levantará outas "Ellens" para serem Suas mensageiras.

Um abraço.
Gilson.
Selma Santos disse…
Parabéns pela matéria, realmente só quem leu o livro Mensageira do Senhor (e eu li, graças a Deus), é que pode dizer quem foi Ellen White. Recomendo esta leitura, antes de qualquer objeção ao ministério e literaturas da irmã White. É por isso que nos finalmentes, seremos condenados por sermos o povo que mais luz tivemos, e não a seguimos. Que Deus nos ajude a sermos humildes e compreender nosso dever e missão na tarefa de prepararmos para o Seu reino! Amém!
Selma Nogueira