O que é Santificação?

Estes dias recebi um email com dúvidas a respeito do tema PERFECCIONISMO, que está bastante atrelado ao conceito de ser SANTO.

De um modo geral, os Adventistas falam muito em "santificação", "ser santo", "santificar-se".

Mas, qual o significado bíblico de Santificação?

Vejamos o que a Palavra de Deus fala sobre este tema; afinal, os Adventistas creem no princípio evangélico da
Sola Scriptura, defendido por Lutero, o qual determina que a Bíblia deve ser sua própria e exclusiva intérprete.

1. Alguém ou algo separado por Deus para uso ou serviço

a) Pessoas
Vós Me sereis de sacerdotes e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel” – Êxodo 19:6.

Disse o Senhor a Moisés: Consagra-Me todo primogênito; todo aquele que abre a madre de sua mãe entre os filhos de Israel” – Êxodo 13:1, 2.

b) Tempo - sábado
Lembra-te do dia de sábado, para santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou: por isso o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou” – Êxodo 20:8-11.

c) Dízimos – Bens e Rendas
Também todas as dízimas da terra, tanto do grão do campo, como do fruto das árvores, são do Senhor: santas são ao Senhor... No tocante as dízimas do gado e do rebanho, de tudo o que passa debaixo da vara do pastor, o dízimo será santo ao Senhor” – Levítico 27:30, 32.

d) Animais
Consagra-Me todo primogênito; todo que abre a madre de sua mãe entre os filhos de Israel, assim de homens como de animais” – Êxodo 13:2.

Santificação não é sinônimo de conduta. Ser "santo" não significa ser "inerentemente bom", ou que "não se peca mais".

Porque o marido incrédulo é santificado no convívio da esposa, e a esposa incrédula é santificada no convívio do marido crente. Doutra sorte os vossos filhos seriam impuros; porém, agora, são santos” – 1Coríntios 7:14.

O esposo (ou a esposa) incrédulo é santificado pelo relacionamento com o cônjuge crente. Neste sentido, a ideia básica de santo é a de “separado”.

Em Romanos 1:7 e Filipenses 1:1, Paulo chama os membros da igreja de “santos”. Eles eram santos porque foram chamados por Deus e estavam em Cristo.

2. Santificação como um fato consumado

Nessa vontade é que temos sido santificados, mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas... De quanto mais severo castigo julgais vos será considerado digno aquele que calcou aos pés o Filho de Deus e profanou o sangue da aliança com o qual foi santificado, e ultrajou o Espírito da graça?” – Hebreus 10:10, 29.

Não existe uma santificação parcial. Ela é completa (cf 1Cor. 1:2).

O desenvolvimento do cristão não é para a santificação, mas na santificação. A contração “na” dá ideia de completo, mas também de desenvolvimento.

...nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o Reino de Deus. Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados, no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus” – 1Cor. 6:10, 11.

Conforme já sabemos, santificação envolve comunhão e conduta. Assim, podemos afirmar que, em termos de relacionamento (comunhão), o crente está completo, mas em termos de conduta está incompleto.

3. Santificação como processo progressivo, em desenvolvimento

Santifica-os na verdade; a Tua palavra é a verdade” - João 17:17.

Crescer na santificação não é ter hoje dez hábitos maus e amanhã apenas nove hábitos maus. O crescimento não é visto em ter menos, em diminuir atos, mas em "santidade".

Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade o temor de Deus” – 2Cor. 7:1.

A tensão entre o real e o ideal na santificação

Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste” – Mateus 5:48.

Esse verso tem sido muito mal utilizado por aqueles que acreditam, equivocadamente, que o crente precisa ser "perfeito", no mais amplo sentido desta palavra.

O contexto do verso 48 são os versos 43 a 47. A exortação que Jesus nos faz quanto a sermos "santos" (ou "perfeitos") como Deus, está relacionada com o amor que devemos ter para com o próximo, inclusive os inimigos. Deus ama a todos os Seus filhos... todos! (cf
Rom. 4:5; 5:8).

Vejamos o que o Espírito de Profecia diz sobre esta situação:

“Como Deus é santo em Sua esfera, assim deve o homem caído, mediante fé em Cristo, ser santo na sua” – Atos dos Apóstolos, pág. 559.

Para resolver a tensão entre o real e o ideal, Ellen White apresenta a perfeição relativa na esfera pessoal. Como exemplo, podemos mencionar a semente. Ela é perfeita em cada fase do seu desenvolvimento:

Semente – broto – ramos – flores – fruto

Como cristãos, temos um ideal a alcançar, mas este só será atingido quando Cristo voltar. Contudo, não é preciso vivermos em estado de tensão e angústia no presente, pois somos perfeitos em cada passo do nosso viver com Cristo, pois é NELE que Deus procura nossa perfeição.

E como eu posso verificar se estou "crescendo" no processo de santificação?

"Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio..." (Gál. 5:22-23).

O perfeccionismo não existe nesta vida. Por isso, a salvação JAMAIS foi ou será pelas nossas "boas" obras. Somente através de Jesus, e nEle só, é que alcançamos a justificação (passado), a santificação (presente) e a glorificação (futuro).

Aleluia!

Fonte: Adaptado da apostila de Soterologia (SALT-IAENE)



::::::::::::::::::::::::

veja também:
- O perigo do perfeccionismo
- Você é maior que o seu pecado
- As várias crises teológicas da IASD


Comentários

Unknown disse…
Um belo tema, mas vejo que ele tem muito mais a ser explorado (pra ser sincero acho que bom senso acaba pesando mais em uns pontos fundamentais do que a própria lógica humana em entender Deus). Hoje percebo que soteriologia e cristologia em si acabam definindo tal visão e que esse debate nos anos seguintes ao questões sobre doutrina (1957) "alienou", "dividiu" ou simplesmente "regrediu" em vários pontos princípios adventistas até então pacificados, me parece claro que o que "deveria ser acaba pesando mais sobre o que é" e graças a isso ocorrem muitas distorções clássicas adventistas, um exemplo a teologia da última geração em uns aspectos, mas também a liberação da "graça" em prol do pecado, é um conflito complicado em si, pois, temos textos para justificar ambos os lados, algo que me chama a atenção em si é a ideia pós fechamento da graça, usarei a seguinte lógica de um exemplo qualquer: Se não existe um intercessor então o pecado deve ser agressivo a Deus e este deve ser eliminado, logo o contato direto e presença do Espírito Santo neste momento é a única forma da qual nós rejeitaríamos o pecado em si pois estamos cheio do Espirito Santo, logo aqui vemos que o justo pratica a justiça através de tal reavivamento e em contato direto com Jesus (uma "natureza pecaminosa" sem pecado, "o exceto sem pecado em si que a Bíblia apresenta e que EGW endossa em uns textos", não sei se entendeu o que quis dizer, mas isso abre o perspectiva dentro de uma cristologia que estoura na soteriologia (santificação entra aqui no caso). É campo fértil de estudo e como disse lá em cima, o bom senso e aceitar limitações conceituais faz bem, pois, é um embate clássico que me parece que a Igreja evita ao máximo, pois, os extremos podem levar a mais separação do que já tivemos (se bem que já arrumados outros assuntos como o comitê de conformidade para nós separar). Caso tenha interesse gostaria de ver um artigo ou um resumo da obra clássica Perfection: The impossible possibility (1975) de Herbert E.; Heppenstall, Edward; La Rondelle, Hans K.; Maxwell, C. Mer Douglass ou pelo menos o que cada um ofereceu dentro do pensamento de Cristologia e Soteriologia (prós e contras), pra ser sincero acho que cada um trouxe um ponto e quando a gente junta tudo, percebemos quão "pequenos" somos ao pensar e tentar compreender Deus.

Um abraço e continue no seu projeto, afinal, sempre venho visitar a página pra ver novidades.
A.K.Renovatto disse…
Excelente o texto! Quando se fala em santificação, muitos levam para o lado de ser perfeito e é aí que vem o problema. Por mais que nos esforcemos, jamais seremos perfeitos e sem pecados. Somos falhos. Ser santificado é viver uma vida de acordo com os princípios de Deus, ser separado por Deus, como bem exemplificou no texto.

"Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;
Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem." (Hebreus 12:14,15)
Perciliana disse…
A questão sobre a santificação e sobre a "impossibilidade de perfeição absoluta" nessa vida, perpassa pelo conceito que temos de pecado que é muito amplo na Bíblia.Pecado não é somente transgressão da lei. Pecado está inerente a nossa condição humana"Eis que fui nascido em iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe".Salmos 51:5,podendo inclusive se manifestar de forma involuntária,"porque o que faço não o aprovo; pois o que quero, isso não faço; mas o que odeio, isso faço".Romanos 7:15.Como está escrito:Não há um justo, nem um sequer.Não há ninguém que entenda;Não há ninguém que busque a Deus.Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis.Não há quem faça o bem, não há nem um só.Romanos 3:10-12
A natureza de Cristo,era sem qualquer propensão ao pecado,muito diferente de nós que já nascemos com esse "defeito de fábrica"(pecado).
"Cristo é um conosco, não é um de nós".
Justamente por isso ele é nosso substituto, não podemos resolver o problema do pecado, se algum dia fosse do conhecimento de Deus que conseguiríamos vencer por nós mesmos,não era necessário Cristo morrer. "A visão perfeita de si mesmo" hoje ou no futuro, torna o cristão rígido consigo mesmo e com os outros. Onde Deus passa a ser visto da mesma forma. Após o fechamento da porta da graça,teremos vencido o "poder do pecado", deixando de ser "escravos",nossa decisão já terá sido tomada ao lado de Deus,porém, "poderemos",existe a possibilidade de cometermos ainda, algum deslise ou tropeço,porque ainda somos corruptíveis. O pecado de lúcifer foi querer ser exatamente igual a Deus... "Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. Isaías 14:14.

A Bíblia diz que " O elo da perfeição é o amor". Colossenses 3:14.
O cumprimento da lei é o amor.Romanos 3:10.Não ausência de pecado.
Quem ama se compromete e deseja amar a Deus e ao próximo.
Onde há verdadeiro amor para com Deus, incondicionalmente a pessoa coloca a vida em harmonia com Sua vontade expressa nos dez mandamentos.Portanto, impecaminosidade definitiva,isto é possibilidade,a certeza,de "VIVER SEM PECAR",somente alcançaremos na Glorificação na Volta de Jesus.