Quando um famoso morre...

Os noticiários desses últimos dias divulgaram à exaustão a morte do apresentador Gugu Liberato, considerado um dos nomes mais importantes da Televisão brasileira das últimas décadas. Um acidente doméstico causou a sua morte, aos 60 anos de idade.

Desde então inúmeras pessoas têm dado seu testemunho de como conheceram o Gugu, e a importância que ele teve em suas vidas, tanto famosos quanto anônimos (fãs, amigos, familiares, funcionários, etc.).

Este ano foram muitos os casos de morte repentina de pessoas ligadas ao meio artístico ou jornalístico, por exemplo: Ricardo Boechat, Paulo Henrique Amorim, Marcelo Resende, Jorge Fernando, Wagner Montes, Gabriel Diniz, Beth Carvalho, Lúcio Mauro... e mais recentemente o próprio Gugu, e o rabino Henry Sobel (presença marcante na TV dos anos 90).

Nestes momentos, eu sempre observo duas coisas:

1. Muitos depoimentos emocionados e que tentam retratar o quanto a pessoa era importante para àquele que está dando o depoimento... mas... quantos desses testemunhos o "morto" ouviu em vida????? Para mim, homenagem póstuma não faz sentido, pois deveríamos dizer para as pessoas o quanto elas são importantes para nós AGORA, enquanto elas podem nos ouvir. Quantas palavras de gratidão e amor que Gugu recebeu "depois de morto"! E me pergunto: como ele teria ficado feliz em ouvi-las em vida?!

Não espere para dizer o quanto alguém é bacana, legal, e importante para você, diante do caixão dela.... diga hoje... agora.

2. Na maioria esmagadora das declarações que os amigos e familiares dão, o "morto" sempre está "em um lugar melhor", ou "nos braços de Deus". Nestes últimos dias, circularam muitas "charges" e "memes" nas redes sociais, com a imagem de Gugu chegando ao Céu e sendo recebido pelas celebridades que citei acima, ou por outros que também já se foram. Uma que vi bastante foi a de Gugu, com asinhas angelicais, sendo recepcionado pelos Mamonas. É muito comum vermos as pessoas fazendo suas declarações como se o morto estivesse ouvindo e vendo tudo, já perceberam?! Nas redes sociais, por exemplos, as declarações são feitas como se a pessoa estivesse ainda lendo seu Facebook, Instagram, Twitter... é muito interessante! Eu acho.

De um modo geral, as pessoas se sentem reconfortadas em saberem que seu parente ou amigo está no Céu, nos braços de Deus, protegido, amparado, amado. Isso traz a sensação de que a morte é apenas uma passagem para um "plano maior, melhor".

Esse sentimento é o resultado da forte raiz que a doutrina da IMORTALIDADE NATURAL DA ALMA tem na vida dos cristãos em todo o mundo. É muito mais fácil acreditar que o ente querido já está "na glória" ou "no Céu", do que aceitar a declaração bíblica de que o morto está "apenas" dormindo, conforme Jesus disse em João 11 (especialmente os versos 11 a 14)... O interessante é que apenas os "protestantes" costumam colocar em dúvida se a pessoa já foi para o Céu, pois muitos gostam de pensar que o morto, por não ter "aceitado Jesus", já está nos tormentos eternos do inferno de fogo.... misericórdia! Quanto ignorância!

É curioso como neste assunto (estado dos mortos) também se cumpre a máxima de que NUNCA a maioria esteve com a razão, em matéria de doutrina e assunto bíblico polêmico.

Por mais cristalina que seja a explanação da Bíblia sobre determinado tema (por exemplo: estado dos mortos, guarda do sábado, alimentação, homossexualismo, relacionamento conjugal, cuidado dos filhos, sinais da volta de Jesus, etc.), a gente sempre tenderá a acreditar no errado, no contraposto, na falácia... isso é resultado da natureza pecaminosa que há em nós. Questionamos tudo que a Bíblia ensina, duvidamos, rejeitamos, desprezamos, explicamos com nossas palavras... mas facilmente cremos naquilo que a novela ensina, que o pastor fala do púlpito, que um "irmão" disse durante uma pregação, que a música declara em sua bela letra, que o professor-doutor apresenta em sala de aula... etc.

Gugu morreu, e deixou um legado de muita amizade e amor naqueles que o conheciam pessoalmente... mas, ele ainda não está no Céu... nem no Inferno de fogo eterno.

Assim como os que já morreram, ele descansa de suas obras e aguarda o Grande Dia da Ressurreição, quando os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro (cf. 1Tessal. 4:13-17).

Ele estará neste grupo?
Não sei!

Só o Senhor sabe quem estará no grupo dos salvos.

"Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras" - 1 Tessalonicenses 4:16-18.

veja também:
- Tragédias da vida
- O que levamos desse mundo?
- Novo desastre choca o Brasil
- O que leva uma pessoa a idolatrar outra?
- O estado dos mortos
- O ensino sobre o inferno
- O que os Adventistas creem sobre a morte?


Comentários